Setor Práticas Colaborativas

As Práticas Colaborativas (PC) consistem em um método não adversarial de resolução de controvérsias, pautado na recusa à litigância e assentado no diálogo voltado ao consenso e ao benefício mútuo, assim como na busca de acordos sustentáveis e exequíveis. Aplicável aos conflitos de natureza familiar, cível e empresarial, têm como cenário a colaboração, a boa-fé e a manutenção da autonomia das partes.

Leia Mais

Grupos de Estudos em Práticas Colaborativas 

Encontros bimestrais. O grupo dedica-se ao estudo e debate de bibliografia relativa às Práticas Colaborativas no Direito de Família. Voltado para profissionais da área jurídica, de saúde mental e de finanças, é aberto ao público.

Grupo de Trabalho em Práticas Colaborativas

Grupo que tem por finalidade atuar interdisciplinarmente em casos reais, promovendo análise e troca de experiências. Requisitos: (i) ter capacitação em Práticas Colaborativas; (ii) frequentar o Grupo de Estudos; e (iii) manter assiduidade nos dois grupos.

Coordenador do Setor

Andréa Wakigawa L. de Castro

Andréa Wakigawa L. de Castro

Especialização em Terapia Familiar Sistêmica, Psicopedagogia Clinica. Graduação em Pedagogia. Terapeuta Sistêmica de Família, Casal, Criança e Adolescente. Experiência em Divórcio e Recasamento. Supervisora do Curso de Formação em Terapia Familiar Sistêmica

Andréa Wakigawa L. de Castro

Mediadores

Adriana Novis

Adriana Novis

Graduação em psicologia e fonoaudiologia. Formação em psicanálise e psicomotricidade. Especialização em psicoterapia infanto-juvenil. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Experiência em clínica psicanalítica e na administração pública e privada.

Adriana Novis

Elizabeth Haimenis

Elizabeth Haimenis

Graduação em Direito. Pós Graduação em Docência no Ensino Superior. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Capacitada em Práticas Colaborativas nas áreas de Família, Cível e Empresarial – IBPC; Capacitada como Instrutora de Práticas Colaborativas nas áreas Cível e Empresarial.

Elizabeth Haimenis

Eva Gertrudes Jonathan

Eva Gertrudes Jonathan

Psicóloga. Mestre em Psicologia Social. Mediadora Sênior do TJRJ e OAB/RJ. Atuação com famílias, vizinhança e comunidades. Formação MEDIARE e ENAM em Mediação. Extensão em Práticas Colaborativas no Direito de Família. Experiência em Docência Universitária.

Eva Gertrudes Jonathan

Felicia Zuardi Spinola Garcia

Felicia Zuardi Spinola Garcia

Graduação em Direito. LLM em Direito Corporativo. Curso Preparatório para a Magistratura – EMERJ. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Experiência no Contencioso Cível e Chefia de Gabinete da Secretaria da Fazenda.

Felicia Zuardi Spinola Garcia

Fernanda Cristina Martins Portela

Fernanda Cristina Martins Portela

Graduação em Direito. Pós-graduanda em Processo Civil. Formação MEDIARE e TJRJ em Mediação de Conflitos. Capacitada em Práticas Colaborativas no Direito de Família. Mediadora e Membro da Comissão de Mediação de Conflitos da OAB/RJ e Membro da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB/RJ. Mediadora contratada pela Defensoria Pública/RJ.

Fernanda Cristina Martins Portela

Leila Amboni

Leila Amboni

Mediadora de Conflitos em formação pelo MEDIARE. Advogada, graduada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ, Pós-graduada em Direito da Regulação e do Estado pela Fundação Getúlio Vargas, integrante dos Grupos de Trabalho e Estudo Cível e Docência do MEDIARE e Coordenadora do Núcleo de Mediação Familiar da Rede Postinho de Saúde.

Leila Amboni

Olívia Fürst

Olívia Fürst

Advogada Colaborativa e Mediadora de Conflitos. Graduada pela PUC-Rio. Vencedora do Premio Innovare. Diretora do IBPC. Presidente da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB/RJ. Docente e palestrante em diferentes instituições. Experiência na área de família, sucessões e securitária.

Olívia Fürst

Renata Cantalice Fonkert

Renata Cantalice Fonkert

Graduação em Psicologia. Mediadora Sênior do TJRJ e Comissão de Mediação da OAB/RJ. Especialização em Mediação de Conflitos Familiares e em Terapia de Casal. Formação MEDIARE e Fundación Interfas em Mediação de Conflitos. Capacitação em Práticas Colaborativas no Direito de Família.

Renata Cantalice Fonkert

Renata Pessoa

Renata Pessoa

Graduação em Direito. Pós-Graduação em Direito Processual Civil e Imobiliário. Mediadora em Formação pelo MEDIARE. Treinamento em Comunicação Não Violenta- CNV. Mediadora da Câmara de Mediação OAB-RJ. Mediadora Comunitária- NUPEMEC-TJRJ.

Renata Pessoa

Samantha Pelajo

Samantha Pelajo

Mediadora. Advogada Colaborativa. Mestre em Mediação e Negociação. Mestranda em Sociologia e Direito. Conselheira, Presidente da Comissão e da Câmara de Mediação da OABRJ. Professora e Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Mediação da PUC-Rio. Certificada pelo ICFML. Mediadora Sênior do TJRJ.

Samantha Pelajo

Tania Almeida

Tania Almeida

CEO e responsável acadêmica do MEDIARE. Diretora da Câmara de Resolução de Controvérsias do MEDIARE. Mestre e em Mediação de Conflitos. Pós-graduada em Sociologia e Gestão Empresarial. Consultora do Setor de Mediação de Conflitos do Banco Mundial – América Latina. Accredited Mediator do CEDR – Centre for Effective Dispute Resolution. Integrante do Painel de Mediadores do IMI – International Mediation Institute e do CPR  – Insternational Institute for Conflict Prevetion e Resolution. Diretora de Mediação do CONIMA. Mediadora Judicial Sênior do TJRJ. Integrante do painel de mediadores de inúmeras câmaras brasileiras. Autora de Caixa de Ferramentas em Mediação e co-organizadora de Mediação de conflitos para iniciantes, praticantes e docentes

Ver Detalhes

Tania Almeida

Vânia Izzo de Abreu

Vânia Izzo de Abreu

Graduação em Psicologia. Mediadora Sênior do TJRJ. Terapeuta de Família. Pós-graduação em Violência Doméstica. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Integra a Câmara de Mediação da OABRJ. Experiência na gestão de projetos em organizações da Sociedade Civil.

Vânia Izzo de Abreu

Viviane de Medina Vilela

Viviane de Medina Vilela

Graduação em Psicologia com Especialização na Abordagem Existencial. Pós-Graduação em Geriatria e Gerontologia. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Prática na Coordenação de Grupos. Experiência Clínica no atendimento a crianças, adolescentes, adultos e casais.

Viviane de Medina Vilela

Facilitadores de Diálogo

Ana Paula Bodin G. Agra

Ana Paula Bodin G. Agra

Advogada, psicóloga e mediadora de conflitos. Mestre em Direito pela PUC-Rio. Pós graduanda em Direito das Famílias e das Sucessões na PUC Rio. Graduada em Direito pela FGV DIREITO RIO e em Psicologia pela UFRJ. Capacitada em mediação de conflitos pelo CNJ em 2012, pelo ICFML em 2015 e pelo MEDIARE em 2017.

Ana Paula Bodin G. Agra

Catia Yassuna Tokoro

Catia Yassuna Tokoro

Possui 24 anos de experiência nos mercados de TI e telecomunicações, foi VP da Unidade de Negócios B2B da Oi e trabalhou na IBM. Atua como Advisor em uma EdTech e investidora anjo em outras startups. É formada em Engenharia pela PUC-RJ, com MBA pelo IBMEC-RJ, formação de Conselheira de Administração pelo IBGC, educação executiva na Harvard Business School e na Singularity University, formação em mediação pelo Instituto Mediare. Cátia também é Co-Líder do Núcleo RJ do Grupo Mulheres do Brasil (trabalho voluntário) e participante do programa de mentoria para mulheres em Conselhos do IBGC.

Catia Yassuna Tokoro

Celia Caiuby

Celia Caiuby

Advogada. Pós-graduada em Direito pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro  e em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes. Membro da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB/RJ e da Comissão Organizadora da obra “Introdução às Práticas Colaborativas no Direito” da qual também é coautora. Fluente em Inglês.

Celia Caiuby

Flavia Silva dos Santos

Flavia Silva dos Santos

Psicóloga pela PUC-Rio com MBA em Gestão Empreendedora e Gestão de Negócios pela FGV/ RJ e Fundação Dom Cabral. Experiência  de mais de 20 anos em consultoria e gestão de Recursos Humanos.

Flavia Silva dos Santos

Isabela Achkar Farah

Isabela Achkar Farah

Graduação em Direito e em Letras. Mestre em Administração de Empresas. MBA Management em Gestão Empresarial. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Procuradora Institucional (PI) da PUC-Rio junto ao Ministério da Educação – MEC.

Isabela Achkar Farah

Izabel Carmen de A. Ramos

Izabel Carmen de A. Ramos

Advogada formada em Direito Puc/Rio (2003), atua na área cível e família. Em capacitação em Mediação de Conflitos e Práticas Colaborativas pelo MEDIARE. Curso Técnico em Design de Joias, comércio e marketing no Istituto Europeo di Design (IED Milão – 2005) atuou como empresária em joalheria e comércio.

Izabel Carmen de A. Ramos

Lenea Beltrame E. P. Gonçalves

Lenea Beltrame E. P. Gonçalves

Graduação em Direito. Pós-graduação em Direito Processual Civil e Direito de Família e Sucessões. Advogada no âmbito do Dir. de Família e Sucessões. Membro da Comissão Especial de Práticas Colaborativas da OAB/RJ. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Capacitação em Práticas Colaborativas no Direito de Família.

Lenea Beltrame E. P. Gonçalves

Maria Cristina Prata

Maria Cristina Prata

Graduação em Psicologia e Direito. Terapeuta de Família e Casal.  Especialização em Psicoterapia de Família e Casal pela PUC-Rio. Mediadora Sênior do NUPEMEC/ TJRJ. Mediadora e Membro da Comissão de Mediação da OAB/RJ. Instrutora de Mediação Judicial certificada pelo CNJ. Capacitação em Práticas Colaborativas no Direito de Família.

Maria Cristina Prata

Maria Izabel Montenegro

Maria Izabel Montenegro

Graduação em Administração de Empresas. MBA em Finanças Corporativas. Planejadora Financeira CFP®. Especialista em Gerenciamento, Planejamento e Controle Financeiro. Capacitação em Práticas Colaborativas no Direito de Família. Experiência em Finanças Empresariais e Pessoais.

Maria Izabel Montenegro

Mercedes Schumacher

Mercedes Schumacher

Graduada em Direito pela Unisinos/RS, com especialização em regulação econômica pela UFRJ e em políticas públicas pelo IUPERJ. Advogada colaborativa e mediadora em formação, atuando nas áreas de família e sucessões. Ampla experiência na coordenação de programa de atendimento interdisciplinar a mulheres, e na gestão de conflitos na administração pública.

Mercedes Schumacher

Monica Lobo

Monica Lobo

Pedagoga e Psicóloga pela PUC-Rio. Especialização pelo Centro de Estudos de Psicopedagogia de Buenos Aires e em Terapia de Família pela Núcleo-Pesquisas RJ. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Curso de extensão em Práticas Colaborativas no Direito de Família. Experiência clínica como Psicopedagoga e Terapeuta de família e casal.

Monica Lobo

Sandra de Oliveira Silva

Sandra de Oliveira Silva

Psicóloga, Psicanalista. Especialização em Terapia Familiar pela UERJ. Pós- graduada em Terapia Familiar Sistêmica. Tem atuado como facilitadora em Oficinas de Planejamento e Elaboração de Trabalhos de acolhimento às demandas sociais.   Formação em Mediação Judicial – TJRJ – NUPEMEC – CEJUSC – C. Frio/RJ. Membro da Comissão de Estudos do Código de Processo Civil da O.A.B./C. Frio – RJ.

Sandra de Oliveira Silva

Tania Turcsany Jaimovich

Tania Turcsany Jaimovich

Psicóloga - psicoterapia adultos, crianças e adolescentes. Psicoterapeuta de Casal e Família. Mediação. Avaliações Psicológicas - trabalhos como Perita Judicial e Assistente Técnica.

Tania Turcsany Jaimovich

Parceiros: