Setor Políticas Públicas

O Brasil tem experimentado inovações institucionais participativas que estimulam a interlocução entre Estado e Sociedade Civil no planejamento da ação governamental e no processo de formatação de políticas públicas.

Neste contexto, a participação social tem possibilitado – por meio de um processo dialógico deliberativo, público e de construção de consensos – que atores sociais desempenhem atividades de protagonistas em determinados processos decisórios na articulação com o Poder Público e suas instituições.

A partir dessa nova dinâmica, surge um novo formato de governança pública, mais participativa, onde o Estado descentraliza sua administração junto à sociedade civil, conferindo aos atores envolvidos a oportunidade para atuar colaborativamente nas etapas de seu ciclo de planejamento e, notadamente, de formatação das políticas públicas.

Diversas oportunidades de atuação abrem-se para mediadores e facilitadores de diálogos, seja no desenho de arranjos institucionais, processos decisórios coletivos ou de sistemas de disputas, seja no processo de construção de consensos para formatação de políticas públicas e de elaboração de planos diretores das cidades. Além disso, esses profissionais podem atuar também na organização e condução de audiências públicas no âmbito do planejamento participativo governamental.

Prática da Mediação Multipartes, Facilitação de Diálogos e Construção de Consensos

Atuação no desenvolvimento de projetos e planos de ação para a articulação coordenada destas práticas na prevenção, administração e resolução de conflitos.

Processos dialógicos envolvendo múltiplas partes e Consultoria para estruturação de processos decisórios coletivos

Concepção, gestão, acompanhamento e avaliação de processos decisórios que envolvam múltiplos atores e coordenação de ações e atividades necessárias ao desenvolvimento de diálogos coletivos, públicos ou privados.

Consultoria para o desenvolvimento de metodologias específicas para elaboração de Planos Diretores das Cidades (PDC)

Oferecimento de expertise necessária para auxiliar a gestão pública municipal na formatação, execução, monitoramento e avaliação de metodologias para o PDC.

Workshops, Palestras e Cursos temáticos

Oportunidades de aprendizado e de troca de experiências quanto a temas relacionados às políticas públicas, por meio de proposta pedagógica participativa e de análise e estudo de casos.

Curso de aprimoramento para participação em Governança Colaborativa

Com vistas ao desenvolvimento de competências e habilidades específicas para lidar com a dinâmica de processos colaborativos que permeia este formato de governança.

Coordenadores do Setor

rafael almeida cortado

Rafael Almeida

Graduação em Direito e em Economia. Doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento. Mestrado em Direito e em Regulação e Concorrência. Coordenação da pós-graduação na FGV DIREITO RIO.

Ver Detalhes
taniaalmeida

Tania Almeida

Mestre em Mediação de Conflitos. Pós-graduada em Neuropsiquiatria, Sociologia e Gestão Empresarial. Consultora do Setor de Mediação de Conflitos para América Latina do Banco Mundial. Integrante da Comissão de Mediação da OAB-RJ. Mediadora Sênior do NUPEMEC – TJRJ.

Ver Detalhes

Mediadores

adriananovis

Adriana Novis

Graduação em psicologia e fonoaudiologia. Formação em psicanálise e psicomotricidade. Especialização em psicoterapia infanto-juvenil. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Experiência em clínica psicanalítica e na administração pública e privada.

Ver Detalhes
anaclameira

Ana Carolina S. Lameira

Graduação em Direito. Master Practitioner em Programação Neurolinguística Certificada pelo INAp. Coach certificada pelo INAp e pela We Create. Formação teórica MEDIARE em Mediação de Conflitos. Membro da Comissão de Mediação de Conflitos da OAB/RJ.

Ver Detalhes
constancamadureira

Constança Madureira

Advogada e Mediadora. Mestre em Direito. Professora de Direito e de Turismo na Universidade Candido Mendes (RJ). Conselheira no Conselho Empresarial de Turismo. Conselheira nas Comissões de Turismo e de Direito Ambiental (OAB/RJ). Membro do Instituto dos Advogados do Brasil (RJ).

Ver Detalhes
dianarosemberg

Diana Rosemberg

Advogada com Master of Laws em “Litigation” pela Fundação Getúlio Vargas. Formação e Estágio em Mediação pelo New York Peace Institute. Pesquisadora Visitante do CPR – International Institute for Conflict Prevention and Resolution. Formação em Mediação, Negociação e Liderança pela Harvard Law School.

Ver Detalhes
heloisafregelli

Heloísa Fragelli

Graduação em Pedagogia. Especialista em Treinamento e Desenvolvimento de RH. Pós-graduada em Responsabilidade Social e Terceiro Seto. Coach Executiva. Master Programação Neurolinguística. Capacitação em Práticas Colaborativas. Experiência profissional com Desenvolvimento Organizacional.

Ver Detalhes
suzanafalcao

Suzana Falcão

Graduação em Psicologia. Pós-graduada em Psicoterapia Psicanalítica e Saúde Pública. Mestrado em Recursos Humanos. Capacitação em Práticas Colaborativas no Direito de Família. Experiência em psicologia clínica e empresas da administração pública e privada.

Ver Detalhes
vaniaizzo

Vânia Izzo de Abreu

Graduação em Psicologia. Mediadora Sênior do TJRJ. Terapeuta de Família. Pós-graduação em Violência Doméstica. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Integra a Câmara de Mediação da OAB\RJ. Experiência na gestão de projetos em organizações da Sociedade Civil.

Ver Detalhes

Facilitadores

carlosh

Carlos Henrique Carneiro

Graduação em Economia pela UFRJ. Especialização em Análise Econômica(CENDEC/IPEA), tendo atuado em órgãos governamentais federais, empresas públicas e privadas e instituições do terceiro setor. Consultor de empresas e Coordenador de Relações Institucionais. Gestor de projetos.

Ver Detalhes
margaridad

Margarida Maria D. Conde

Pós-graduada em Direito Imobiliário. Arquiteta e Urbanista. Pesquisadora em Propriedade Industrial. Autora de artigos jurídicos sobre direito à Moradia e de trabalhos técnicos em informação tecnológica. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Capacitação em Advocacia Colaborativa pelo IBPC-RJ.

Ver Detalhes

marianaveras

Mariana Veras Lopes Pontes

Graduação em Direito pela UERJ e em Administração. Formação teórica MEDIARE em Mediação de Conflitos. Experiência em Consultoria de Gestão e em Ouvidoria. Desenvolvimento do serviço de mediação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial em parceria com a OMPI (ONU).

Ver Detalhes

Parceiros: