Setor Mercado Financeiro

Financas

A sofisticação e popularização crescentes dos produtos do mercado financeiro têm multiplicado os casos de conflitos entre os participantes nos negócios respectivos. A cooperação, rapidez e custo-benefício da Mediação e da Facilitação de Diálogo podem ser especialmente propícios para o atendimento de casos que envolvam relacionamentos contínuos e o desejo de mantê-los, bem como casos que demandem celeridade e mais informalidade na condução. O Setor Mercado Financeiro reúne especialistas experientes na matéria, e com formação teórica e prática multidisciplinar para a Mediação, Facilitação de Diálogo, e Negociação Assistida.

Em vários países, cada vez mais se recorre à Mediação e à Facilitação de Diálogo como procedimentos aptos a ajudar na construção de entendimento entre partes em conflito, e sobre as origens, motivações e formas de solução das controvérsias.

Esses procedimentos não se confundem com a instituição de ouvidorias e outros mecanismos que se propõem a canalizar para a própria instituição financeira as insatisfações dos clientes, em tentativa de resolução direta.

A Mediação e a Facilitação de Diálogo contam com coordenação técnica baseada na busca de consenso, no sigilo, e na imparcialidade advinda da independência dos profissionais que as conduzem. Tais condições tendem a reforçar a confiança das partes no procedimento, favorecendo as possibilidades de eficácia.

Contratos de financiamento, operações no mercado de ações, Project Finance, contratos de arrendamento mercantil e outros negócios equiparados a atividades financeiras são exemplos de situações com potencial de conflitos passíveis de encaminhamento para Mediação ou para Facilitação de Diálogo.

Tais procedimentos não excluem a possibilidade de as partes recorrerem, sequencialmente (ou simultaneamente) à arbitragem ou a causas judiciais, dado que os escopos selecionados podem ser distintos, e a característica não-adversarial dos procedimentos de Mediação e de Facilitação de Diálogo difere daquela dos ritos contenciosos.

A cooperação, rapidez e custo-benefício da Mediação e da Facilitação de Diálogo podem ser especialmente propícios para o atendimento de casos que envolvam relacionamentos contínuos e o desejo de mantê-los, bem como casos que demandem celeridade e mais informalidade na condução.

O Setor Mercado Financeiro reúne especialistas experientes na matéria, e com formação teórica e prática multidisciplinar para a Mediação, Facilitação de Diálogo, e Negociação Assistida.

ATIVIDADES

Prática de Mediação, Facilitação de Diálogos e Negociação Assistida

São distintas as opções disponíveis de procedimento para adequação a cada perfil de conflito, segundo a escolha acordada entre os interessados.

 A Mediação é procedimento regulado por lei específica, composto por etapas e formalidades típicas.

A Facilitação de Diálogo utiliza técnicas de Mediação, em procedimento mais flexível e informal.

A Negociação Assistida se vale de atuação por profissional treinado em técnicas de Mediação e de Facilitação de Diálogo, favoráveis a resultados negociais com benefício mútuo. 

Workshops and seminars

Cursos modulados sob medida para as necessidades dos interessados, incluindo parte teórica e simulação de prática, podendo ser realizados na modalidade in-company ou em local selecionado.

 

Parceiros: