Setor Família e Sucessões

A Mediação é instrumento especialmente adequado e eficaz para o manejo de conflitos provenientes de relações continuadas no tempo, especialmente as familiares. Contribui significativamente para a redução de custos emocionais, sociais e financeiros, por articular questões objetivas e subjetivas durante o processo de diálogo e por pautar a construção de soluções no benefício mútuo.

Quando não legitimados e cuidados em tempo e a contento, sentimentos e emoções geram ruídos na comunicação, comprometendo a fluidez do diálogo e interferindo, fortemente, na negociação das questões objetivas.

Em contextos como dissoluções de casamento ou união estável – definições inerentes ao exercício da responsabilidade parental (“guarda”), à rotina de convivência parento-filial (“visitação”), às contribuições paterna e materna para a manutenção financeira de filhos menores (“alimentos”) – partilhas de bens provenientes de sociedade conjugal / convivencial ou de herança, assim como em questões pertinentes a empresas familiares, a Mediação encontra terreno fértil para semear seus benefícios sociais – trabalha, em paralelo, as questões objetivas que se pretenda equacionar e a preservação da relação entre os envolvidos no conflito.

Divórcios, falecimentos e novas uniões representam mudanças na dinâmica familiar, ensejando a necessidade de novos arranjos. Nesses momentos, a atuação habilidosa do mediador, terceiro imparcial escolhido pelas partes, especializado em técnicas de comunicação e negociação, poderá ser de grande valia.

O sigilo, inerente ao processo de Mediação, viabiliza a manutenção de um contexto seguro em que as informações podem transitar com maior liberdade e os aspectos subjetivos podem ser trabalhados mais amplamente.

Benefícios como o estímulo ao protagonismo e à coautoria na construção de acordos “ganha-ganha”, a preservação da relação social subjacente e o aprendizado de um modelo negocial que oportuniza a geração de soluções criativas e inclusivas fazem da Mediação de Conflitos o instrumento de eleição para dirimir as divergências que têm as relações familiares como cenário.

Prática da Mediação e da Facilitação de Diálogos

Prestação de serviços de prevenção e resolução de conflitos, para os distintos temas inerentes à família.

Workshops, palestras e cursos temáticos

Disponibilização de atividades docentes relacionadas à área familiar, com possibilidades diversas de carga horária e conteúdo programático.

Consultoria para o desenho de Processos de Diálogos

Realização de entrevistas avaliativas e proposta de desenvolvimento de processos de diálogos e/ou manejo de conflitos.

Curso de especialização em Mediação Familiar

Realização de cursos com o objetivo de proporcionar conhecimento especializado e ampliar as competências de mediadores da área.

Coordenadores do Setor

renatafonk

Renata Cantalice Fonkert

Graduação em Psicologia. Mediadora Sênior do TJRJ e Comissão de Mediação da OAB/RJ. Especialização em Mediação de Conflitos Familiares e em Terapia de Casal. Formação MEDIARE e Fundación Interfas em Mediação de Conflitos. Capacitação em Práticas Colaborativas no Direito de Família.

Ver Detalhes
Samanthap

Samantha Pelajo

Mediadora. Advogada Colaborativa. Mestre em Mediação e Negociação. Mestranda em Sociologia e Direito. Conselheira, Presidente da Comissão e da Câmara de Mediação da OABRJ. Professora e Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Mediação da PUC-Rio. Certificada pelo ICFML. Mediadora Sênior do TJRJ.

Ver Detalhes

 

Mediadores

beatrizm

Beatriz Monnerat Fraga

Graduação em Direito. Pós-graduação em Processo Civil. Extensão em Mediação Familiar. Formação MEDIARE e TJRJ em Mediação de Conflitos. Capacitada em Práticas Colaborativas no Direito de Família. Membro das Comissões de Mediação e Práticas Colaborativas da OAB/RJ. Mediadora e Advogada na área de Família e Sucessões.

Ver Detalhes
evaj

Eva Gertrudes Jonathan

Graduada em Psicologia. Mestre em Psicologia Social. Mediadora Sênior do TJRJ e OAB/RJ. Atuação com famílias, vizinhança e comunidades. Formação MEDIARE e ENAM em Mediação de Conflitos. Extensão em Práticas Colaborativas no Direito de Família. Experiência em Docência Universitária.

Ver Detalhes
fernandacoutomartins

Fernanda C. do Couto Martins

Graduação em Direito. Pós-graduanda em Processo Civil. Formação MEDIARE e TJRJ em Mediação de Conflitos. Capacitada em Práticas Colaborativas no Direito de Família. Mediadora e Membro da Comissão de Mediação de Conflitos da OAB/RJ e Membro da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB/RJ. Mediadora contratada pela Defensoria Pública/RJ.

Ver Detalhes
paulanavarro

Paula de Mello Navarro

Graduação em Direito e Psicologia. Mestrado em Psicologia Clínica. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Certificação ICMFL. Capacitação em Práticas Colaborativas no Direito de Família. Coordenadora e Mediadora da Comissão de Mediação de Conflitos da OAB/RJ. Professora supervisora do IDD da PUC-Rio.

Ver Detalhes
renatafonk

Renata Cantalice Fonkert

Graduação em Psicologia. Mediadora Sênior do TJRJ e Comissão de Mediação da OAB/RJ. Especialização em Mediação de Conflitos Familiares e em Terapia de Casal. Formação MEDIARE e Fundación Interfas em Mediação de Conflitos. Capacitação em Práticas Colaborativas no Direito de Família.

Ver Detalhes
Samanthap

Samantha Pelajo

Mediadora. Advogada Colaborativa. Mestre em Mediação e Negociação. Mestranda em Sociologia e Direito. Conselheira, Presidente da Comissão e da Câmara de Mediação da OABRJ. Professora e Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Mediação da PUC-Rio. Certificada pelo ICFML. Mediadora Sênior do TJRJ.

Ver Detalhes
sergioharari

Sérgio Harari

Graduação em Engenheira. Pós- graduação pela PUC. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Membro das Câmaras de Mediação do MEDIARE, OAB/RJ e do TJRJ. Gerenciou projetos de TI no Banco Mundial, Glaxo, Petrobras e BNDES. Professor no curso de mediadores do Vidigal, IPUB/UFRJ, OAB e BCF.

Ver Detalhes
suzannab

Suzanna Brito M. de Oliveira

Graduação em Direito. Formação TJRJ em Mediação de Conflitos. Certificada pelo ICFML. Facilitadora de Práticas Restaurativas. Membro da Comissão de Mediação da OAB/RJ. Mediadora contratada da Defensoria Pública/RJ. Treinamento avançado em Mediação Transformativa.

Ver Detalhes
taniaalmeida

Tania Almeida

Mestre em Mediação de Conflitos. Pós-graduada em Neuropsiquiatria, Sociologia e Gestão Empresarial. Consultora do Setor de Mediação de Conflitos para América Latina do Banco Mundial. Integrante da Comissão de Mediação da OAB-RJ. Mediadora Sênior do NUPEMEC – TJRJ.

Ver Detalhes
tomazs

Tomaz Solberg

Engenheiro de Produção pela PUC-RJ. MBA pela Universidade de Yale. Mais de 20 anos de experiência executiva em empresas como IBM, SENAI e NET. Formação MEDIARE, EMERJ e Harvard (Executive Education) em Mediação. Mediador do Tribunal de Justiça e do TED da OAB-RJ.

Ver Detalhes
vaniaizzo

Vânia Izzo de Abreu

Graduação em Psicologia. Mediadora Sênior do TJRJ. Terapeuta de Família. Pós-graduação em Violência Doméstica. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Integra a Câmara de Mediação da OAB\RJ. Experiência na gestão de projetos em organizações da Sociedade Civil.

Ver Detalhes

 

Facilitadores de diálogos

adriananovis

Adriana Novis

Graduação em psicologia e fonoaudiologia. Formação em psicanálise e psicomotricidade. Especialização em psicoterapia infanto-juvenil. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Experiência em clínica psicanalítica e na administração pública e privada.

Ver Detalhes
fernandacrodriguesneto

Fernanda C. Rodrigues Neto

Graduação em Direito. Pós-graduação em Direito Privado e Gestão de Negócios. Formação MEDIARE e TJRJ em Mediação de Conflitos. Capacitação em Práticas Colaborativas no Direito de Família. Mediadora e Membro da Comissão de Mediação da OAB. Curso Intensivo em Direito de Família- Universidade de Coimbra. Curso em Direito Imobiliário – EMERJ.

Ver Detalhes
heloisafregelli

Heloísa Fragelli

Graduação em Pedagogia. Especialista em Treinamento e Desenvolvimento de RH. Pós-graduada em Responsabilidade Social e Terceiro Seto. Coach Executiva. Master Programação Neurolinguística. Capacitação em Práticas Colaborativas. Experiência profissional com Desenvolvimento Organizacional.

Ver Detalhes
isabeltostes

Isabel Hermanny Tostes

Graduada em Comunicação Social/Jornalismo. Pós-graduada em Marketing. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos.

Ver Detalhes
katiacampos

Katia Campos

Mediadora. Advogada Colaborativa. Pós-Graduada em Direito do Consumidor. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Mediadora Judicial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Ver Detalhes
lenea

Lenea Beltrame E. P. Gonçalves

Graduação em Direito. Pós-graduação em Direito Processual Civil e Direito de Família e Sucessões. Advogada no âmbito do Dir. de Família e Sucessões. Membro da Comissão Especial de Práticas Colaborativas da OAB/RJ. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Capacitação em Práticas Colaborativas no Direito de Família.

Ver Detalhes
marcelafigueiredo

Marcela Figueiredo

Graduação em Direito. Mestrado em Direito e Sociologia. Coordenadora do Centro de Estudos e Práticas em Mediação de Conflitos e Arbitragem e professora do Ibmec Rio. Secretária da Comissão de Mediação de Conflitos da OAB/RJ. Mediadora do Tribunal de Ética Disciplinar da OAB/RJ.

Ver Detalhes
patriciagodinho

Patrícia Godinho

Advogada. Pós Graduada em Direito. Certificada em Aspectos Jurídicos da Distribuição de Energia Elétrica pela EMERJ e pela AMCHAM Brasil, em Fusões e Aquisições – Questões Societárias Numa Economia Globalizada e pela Brain Company em Contratos e Obrigações no Novo Código Civil e Contratos Bancários.

Ver Detalhes
suzanafalcao

Suzana Falcão

Graduação em Psicologia. Pós-graduada em Psicoterapia Psicanalítica e Saúde Pública. Mestrado em Recursos Humanos. Capacitação em Práticas Colaborativas no Direito de Família. Experiência em psicologia clínica e empresas da administração pública e privada.

Ver Detalhes
Viviane

Viviane de Medina Vilela

Graduação em Psicologia com Especialização na Abordagem Existencial. Pós-Graduação em Geriatria e Gerontologia. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Prática na Coordenação de Grupos. Experiência Clínica no atendimento a crianças, adolescentes, adultos e casais.

Ver Detalhes

Parceiros: