Setor Empresarial

O ambiente empresarial vem diversificando seus temas e recentemente incluiu a gestão de conflitos – baseada no manejo da coexistência de diferenças e na sustentabilidade do diálogo. Estes dois norteadores de boa convivência permeiam os processos internos de interlocução empresarial e aqueles voltados para as suas interfaces com outras pessoas físicas ou jurídicas – os stakeholders.

As empresas estão cada vez mais focadas na análise sistêmica de seu funcionamento, conscientes de que compõem uma rede de parcerias que opera em permanente interdependência, através dos clientes internos e externos. Sabem que a qualidade de sua produtividade e/ou prestação de serviços depende da manutenção eficaz dessas parcerias. Estão cientes da necessidade de ações colaborativas que implicam a satisfação mútua como melhor recurso para a administração de um número incontável de contratos formais e informais, passíveis de gerar discordâncias, impasses ou conflitos.

Esses contratos integram uma dinâmica empresarial cada vez mais voltada à administração de ativos intangíveis – capital humano, relacionamentos e imagem – colocando sob os holofotes as pessoas, a relação entre elas, suas habilidades para ações colaborativas e para a formação de equipes assim como para a agregação de valores aos serviços ou produtos, além da preservação da imagem empresarial. As fusões empresariais, crescentes no mundo contemporâneo, se beneficiam enormemente desses cuidados.

Além da prática da Mediação entre empresas e entre as organizações e seus stakeholders, sistemas internos de suporte à sustentabilidade do diálogo podem ser implantados através de treinamentos in company, customizados para cada organização (conflict managment system). Eles oferecem a possibilidade de resolução de discordâncias, impasses ou conflitos em tempo real, evitando o estoque das dissonâncias que interferem nas relações interpessoais e, consequentemente, na produção e na imagem empresarial.

O objetivo geral desses programas é propiciar uma mudança paradigmática na cultura empresarial no que tange à administração de controvérsias, impasses ou conflitos, convidando os integrantes da rede de envolvidos a resolverem suas diferenças pelo diálogo, utilizando como último recurso a litigância.

Prática da Mediação

Processo de negociação assistida no qual um terceiro imparcial – com competência técnica e escolhido pelas partes – auxilia na construção de acordos. O possível restabelecimento ou aprimoramento da relação negocial entre os envolvidos faz da Mediação o mecanismo de escolha para os desacordos ocorridos em relações cuja preservação futura é importante.

Facilitação de Diálogos e apoio a Negociações

Na vigência ou na possibilidade de desacordos em diálogos que envolvam múltiplas partes, a Facilitação de Diálogos atua na identificação de interesses comuns, complementares e divergentes, visando a desconstrução de impasses e possibilitando diálogo produtivo ou a construção de soluções “ganha ganha”. O apoio à negociação pode intermediar segmentos de uma negociação em curso ou otimizar reuniões que incluam negociação de diferenças.

Workshops e Seminários temáticos in company – capacitação de lideranças e diálogos com stakeholders (clientes internos e externos)

Com distintas possibilidades de carga horária e composição programática, são disponibilizadas atividades docentes customizadas para demandas corporativas específicas.

Consultoria para o desenho de Processos de Diálogos e para a construção de Sistemas de Manejo de Conflitos

A Mediação e a Facilitação de Diálogos atuando na integração dos recursos empresariais internos de gestão de controvérsias.

Mapeamento e Diagnóstico de situações de conflito

Consultas pontuais podem focar em conflitos potenciais ou já instalados, visando o desenvolvimento de Programas de Aprimoramento da Comunicação e da Negociação que incluem recursos para prevenção e solução de conflitos, e para gestão de pessoas..

Coordenadores do Setor

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Mônica Moreira Carneiro

Graduada em Direito e Economia. Experiência relevante em direito empresarial, negociação e governança. Formação MEDIARE e TJRJ. Certificação ICFML. Treinamento avançado em Mediação Transformativa. Membro da Comissão de Mediação OAB-RJ. Mediadora: TJRJ e Câmara de Mediação OAB-RJ.

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paulaiskin

Paula Mark Iskin

Graduada em Direito.Certificada pelo ICFML.Certificação em Direito Empresarial Trabalhista-FGV. Capacitação em Práticas Colaborativas – IBPC. Capacitação em Franchising pela ABF/SP. Coordenadora da Câmara de Mediação da OAB-RJ. Mediadora do TED da OAB-RJ, do TJRJ e da Câmara da FGV.

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tomazs

Tomaz Solberg

Engenheiro de Produção pela PUC-RJ. MBA pela Universidade de Yale. Mais de 20 anos de experiência executiva em empresas como IBM, SENAI e NET. Formação MEDIARE, EMERJ e Harvard (Executive Education) em Mediação. Mediador do Tribunal de Justiça e do TED da OAB-RJ.

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Mediadores

constancamadureira

Constança Madureira

Advogada e Mediadora. Mestre em Direito. Professora de Direito e de Turismo na Universidade Candido Mendes (RJ). Conselheira no Conselho Empresarial de Turismo. Conselheira nas Comissões de Turismo e de Direito Ambiental (OAB/RJ). Membro do Instituto dos Advogados do Brasil (RJ).

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dianarosemberg

Diana Rosemberg

Advogada com Master of Laws em “Litigation” pela Fundação Getúlio Vargas. Formação e Estágio em Mediação pelo New York Peace Institute. Pesquisadora Visitante do CPR – International Institute for Conflict Prevention and Resolution. Formação em Mediação, Negociação e Liderança pela Harvard Law School.

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gilbertomartins

Gilberto Martins de Almeida

Graduação em Direito pela PUC Rio. Mestrado em Direito pela USP. Especialização em Direito da Tecnologia da Informação. Advogado, Consultor, Palestrante, Professor e autor de publicações acadêmicas. Consultor da ONU e árbitro pela OMPI.

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heloisafregelli

Heloísa Fragelli

Graduação em Pedagogia. Especialista em Treinamento e Desenvolvimento de RH. Pós-graduada em Responsabilidade Social e Terceiro Seto. Coach Executiva. Master Programação Neurolinguística. Capacitação em Práticas Colaborativas. Experiência profissional com Desenvolvimento Organizacional.

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iana

Iana Wolfring Simões

Curso de Mediação Transformativa e Restaurativa (Modelo Circular Narrativo).  Formação em Coaching na Soc.Latino Americana (SLA Coaching). Experiência corporativa e no comércio varejista. Certificação Internacional de Facilitadora do YPO, ONG com foco no auto-conhecimento e desenvolvimento do indivíduo.

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magda

Magda Hruza

Graduada em Comunicação Social e em Direito,com especialização em Direito Empresarial. Mestranda em Sistemas de Resolução de Conflitos pela Universidad de Nacional de Lomas de Zamora. Pós-Graduada em Relações Sindicais e Negociação Coletiva. Sócia do escritório Hruza e Souza Advogados Associados.

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monicasalles

Mônica de Salles Lima

Advogada. Pós Graduação em Direito Civil e Especialização em Direito Civil-Constitucional. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Formação em Mediação e Negociação – Harvard Law School Executive Education (PON). Mediadora certificada pelo ICFML. Membro da Comissão de Mediação da OAB/RJ.

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renatamoritz

Renata Moritz

Graduação em Direito. Pós graduação em Business Law. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Mediadora certificada pelo ICFML. Formação em Mediação e Negociação – Harvard Law School Executive Education. Professora conferencista em Pós-Graduação.

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suzanafalcao

Suzana Falcão

Graduação em Psicologia. Pós-graduada em Psicoterapia Psicanalítica e Saúde Pública. Mestrado em Recursos Humanos. Capacitação em Práticas Colaborativas no Direito de Família. Experiência em psicologia clínica e empresas da administração pública e privada.

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taniaalmeida

Tania Almeida

Mestre em Mediação de Conflitos. Pós-graduada em Neuropsiquiatria, Sociologia e Gestão Empresarial. Consultora do Setor de Mediação de Conflitos para América Latina do Banco Mundial. Integrante da Comissão de Mediação da OAB-RJ. Mediadora Sênior do NUPEMEC – TJRJ.

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Wanderley José Jacob 

Graduação em Economia pela Unicamp. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Experiência profissional de 37 anos na administração de Recursos Humanos em Multinacional da área de Energia.

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Facilitadores

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Cristiane Dias Carneiro

Advogada. Mestrado em Direito e Economia. Especialização em Direito Empresarial e em Direito do Estado e da Regulação. Mediadora certificada pelo ICFML. Autora de artigos sobre Arbitragem e Mediação. Palestrante e Professora dos cursos de MBA e Pós-Graduação da FGV e da PUC-RJ.

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