Aprimoramento Continuado

O MEDIARE é a primeira organização carioca voltada à prática e ao ensino da Mediação de Conflitos. Fundado em 1997, capacitou ao longo do tempo um Painel Multidisciplinar de Especialistas dedicados ao diálogo de caráter consensual e em especial, à Mediação.

O aprimoramento permanente – educação continuada – é premissa de participação no Painel de Mediadores MEDIARE. É fomentado, permanentemente, por encontros mensais de estudo (grupos de estudos gerais e específicos) coordenados pelos próprios mediadores dos Setores Temáticos: Cível, Comunidades, Empresarial, Empresas familiares, Família e Sucessões,  Escolar, Socioambiental, Políticas Públicas, Práticas Colaborativas, TI e Propriedade Intelectual.

A participação nos Grupos de Estudos Genéricos é franqueada aos alunos e aos profissionais de mediação associados ao Instituto MEDIARE. Sua pauta alterna temas específicos dedicados à Mediação de Conflitos e temas outros do campo da Sociologia, Antropologia, Filosofia, Política, Comunicação, dentre outros assuntos que possam ser articulados com o processo de diálogo e a tomada de decisão visando o consenso.

Os Grupos de Estudo dos Setores Temáticos dedicam-se aos seus assuntos específicos, tendo por propósito o aprimoramento dos mediadores nas respectivas áreas.

Os supervisores do programa de Capacitação de Mediadores do MEDIARE (Prática Real Supervisionada) reúnem-se quinzenalmente, tanto para compartilhar situações vividas na prática de ensino quanto para compartilhar leituras, com vistas ao aprendizado e aprimoramento.

Aos profissionais que finalizam sua capacitação como mediadores, é feito o convite para integrarem o Banco de Horas do Instituto MEDIARE. Banco de Horas é uma metáfora que traduz a oferta voluntária de carga horária para o atendimento de casos de cunho social. Essa oferta viabiliza o atendimento à sociedade e a convênios que demandem a prática da Mediação com baixos custos financeiros.

Parceiros: