Outras Atividades

A prática da docência, inaugurada em 1998, viabilizou atuarmos com excelência nessa área, mantendo viva a ideia de educação continuada para os mediadores do nosso painel e customizando programas in company para diferentes áreas da convivência, contemplando temas correlatos a processos de diálogo.

 

Grupos de Estudo

Os grupos de estudo são cenários de troca sob a coordenação de um ou mais profissionais, e propiciam a leitura e a discussão de textos teóricos e/ou análise de casos. 

Objetivam atender à demanda de estudo continuado, aprofundando-se em questões ampliadoras do conhecimento e geradoras de destrezas na prática da prevenção e resolução de conflitos.

O Instituto MEDIARE oferece um Grupo de Estudos (GE) mensal para todos os seus associados. Além do GE mensal a associação ao Instituto MEDIARE também possibilita a participação nos Grupos de Estudos Temáticos (GT) – Empresarial, Empresas Familiares, Família e Sucessões, Cível, Propriedade Intelectual, Tecnologia da Informação, Saúde, Comunidades, Escolar, Políticas Públicas, Socioambiental, Arte, Cultura e Entretenimento, Práticas Colaborativas e Docência – que viabilizam leitura e discussão de temas afins a cada área.

 

Cursos de atualização e aprimoramento

Em conformidade com o Código de Ética para Mediadores, a capacitação em Mediação requer não somente aprendizado adequado e específico como também, permanente. Como instituição formadora, o MEDIARE coordena palestras de atualização ao longo do ano para atender à proposta de capacitação contínua.

 

Workshops

Estes espaços temáticos de vivência teórico-prática possibilitam ampliação de conhecimento e aprimoramento do exercício da Mediação. 

Deste modo, estruturados para enfocar tanto temas gerais inerentes à convivência humana quanto temas particulares vinculados à Mediação ou a outras práticas de prevenção e de resolução de controvérsias, os workshops são mais um espaço acadêmico destinado à ampliação da qualidade do saber e da atuação.

 

Cursos de Especialização

O Curso de Capacitação para mediadores oferece visão panorâmica dos princípios básicos teóricos e técnicos da arte de mediar. Possibilita que, ao seu término, os mediadores certificados possam desempenhar esta função com competência e segurança.

Os Cursos de Especialização visam ampliar a excelência da performance prática, possibilitando conhecimento específico nos particulares aspectos dos temas mediados. Cada área de atuação em Mediação – Cível, Comunidades, Empresarial, Empresas Familiares, Escolar, Família e Sucessões, Políticas Públicas, Tecnologia da Informação Socioambiental, dentre outras – requer aprendizado e treinamento próprios.

 

Supervisão

Diversas situações de impasse fazem parte de  todos os cenários profissionais. O fato de a Mediação ocorrer em etapas e, usualmente, ocupar mais de uma reunião até seu término faz da supervisão recurso útil,  individualmente ou em grupo, presencialmente ou por relato.

O olhar experiente de um supervisor possibilita que situações mediadas sirvam de exemplo e aprendizado para futuros atendimentos. Além da supervisão regular dos alunos em processo de capacitação, o MEDIARE disponibiliza espaços de supervisão sob demanda.

 

Treinamento

Considerando que o exercício da mediação e da facilitação de diálogos requerem habilidades específicas em diversos assuntos – comunicação, negociação, visão sistêmica, mapeamento de interesses, manejo de conflitos e de diferenças, diálogos produtivos com múltiplas partes, ampliação de competências para a liderança – programas de treinamento em diferentes temas são desenvolvidos, também in company, de forma personalizada.

Parceiros: