Apresentação

A Câmara de Mediação MEDIARE dedica-se a administrar métodos consensuais de resolução de controvérsias, em especial a Mediação de Conflitos, para pessoas físicas e jurídicas, oferecendo um Painel Multidisciplinar de mediadores, especializados em distintos temas – Empresarial, Empresas Familiares, Família e Sucessões, Cível, Propriedade Intelectual, Tecnologia da Informação, Saúde, Comunidades, Escolar, Políticas Públicas, Socioambiental, Arte, Cultura e Entretenimento, (incluir em todos os momentos), Práticas Colaborativas e Docência.

A atuação da Câmara MEDIARE está norteada por seu Regulamento de Normas Éticas e Procedimentais de Mediação e pelo Código de Ética do CONIMA – Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem.

Os profissionais que integram o Painel Multidisciplinar de Mediadores foram capacitados pela Instituição e podem ser eleitos diretamente pelos envolvidos ou indicados pela Câmara, segundo sua especialidade e senioridade, após análise da complexidade do caso na etapa de pré-mediação (sessão de apresentação). Em regra, os mediadores atuam em pares, de preferência interdisciplinares, e podem compor dupla com mediadores externos ao Painel.

Cada caso é avaliado segundo sua especificidade e nível de complexidade – número de pessoas implicadas, tempo de controvérsia, nível de escalada do conflito, tentativas anteriores de resolução, existência de judicialização/arbitralização (se houver), necessidade de parecer técnico e valores financeiros envolvidos – e encaminhado para o respectivo Setor Temático.

Também poderá haver, por parte dos mediandos, escolha prévia e pessoal de mediadores internos ou externos ao painel organizacional.

Parceiros: