Apresentação

A Câmara de Mediação MEDIARE dedica-se a administrar métodos consensuais de resolução de controvérsias, em especial a Mediação de Conflitos, para pessoas físicas e jurídicas, oferecendo um Painel Multidisciplinar de mediadores, especializados em distintos temas – Empresarial, Empresas Familiares, Família e Sucessões, Cível, Propriedade Intelectual, Tecnologia da Informação, Saúde, Comunidades, Escolar, Políticas Públicas, Socioambiental, Arte, Cultura e Entretenimento, Práticas Colaborativas e Docência.

A atuação da Câmara MEDIARE está norteada por seu Regulamento de Normas Éticas e Procedimentais de Mediação e pelo Código de Ética do CONIMA – Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem.

Os profissionais que integram o Painel Multidisciplinar de Mediadores foram capacitados pela Instituição e podem ser eleitos diretamente pelos envolvidos ou indicados pela Câmara, segundo sua especialidade e senioridade, após análise da complexidade do caso na etapa de pré-mediação (sessão de apresentação). Em regra, os mediadores atuam em pares, de preferência interdisciplinares, e podem compor dupla com mediadores externos ao Painel.

Cada caso é avaliado segundo sua especificidade e nível de complexidade – número de pessoas implicadas, tempo de controvérsia, nível de escalada do conflito, tentativas anteriores de resolução, existência de judicialização/arbitralização (se houver), necessidade de parecer técnico e valores financeiros envolvidos – e encaminhado para o respectivo Setor Temático.

Também poderá haver, por parte dos mediandos, escolha prévia e pessoal de mediadores internos ou externos ao painel organizacional.

Adriana Novis

Adriana Novis

Escolar; Famílias e Sucessões; Práticas Colaborativas
Graduação em psicologia e fonoaudiologia. Formação em psicanálise e psicomotricidade. Especialização em psicoterapia infanto-juvenil. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Experiência em clínica psicanalítica e na administração pública e privada.
Alexandre Assed

Alexandre Assed

Docência; Políticas Públicas ; Socioambiental
Advogado nas áreas ambiental, administrativa e cível. Pós-Graduação em Direito Ambiental pela USP. Sócio do escritório Mariz & Assed Advogados. Professor de Direito Ambiental, Professor, Orientador e Coordenador do NPJ e Membro do Grupo Interdisciplinar de Mediação de Conflitos da PUC-Rio.
Beatriz Monnerat Fraga

Beatriz Monnerat Fraga

Docência; Famílias e Sucessões
Graduação em Direito. Pós-gradução em Processo Civil. Especialização em Mediação Familiar. Formação MEDIARE e TJRJ em Mediação de Conflitos. Capacitada em Práticas Colaborativas no Direito de Família. Membro das Comissões de Mediação e Práticas Colaborativas da OAB/RJ. Mediadora e Advogada na área de Família e Sucessões.
Claudia Frankel Grosman

Claudia Frankel Grosman

Propriedade Intelectual
Mediadora e Consultora em gestão de conflitos empresariais. Co-coordenadora do grupo de estudos do Comitê de Arbitragem, GEMEP/CBAR. Conselheira do CSD-PI, Diretora da Câmara de Mediaçã CMed-ABPI da ABPI e Integrante do Comitê de Gestão de Métodos Extrajudiciais e Solução de Conflito do Sinduscon-SP.
Elizabeth Haimenis

Elizabeth Haimenis

Docência; Práticas Colaborativas
Graduação em Direito. Pós Graduação em Docência no Ensino Superior. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Capacitada em Práticas Colaborativas nas áreas de Família, Cível e Empresarial – IBPC; Capacitada como Instrutora de Práticas Colaborativas nas áreas Cível e Empresarial.
Eva Gertrudes Jonathan

Eva Gertrudes Jonathan

Comunidades; Docência; Famílias e Sucessões; Práticas Colaborativas
Psicóloga. Mestre em Psicologia Social. Mediadora Sênior do TJRJ e OAB/RJ. Atuação com famílias, vizinhança e comunidades. Formação MEDIARE e ENAM em Mediação. Extensão em Práticas Colaborativas no Direito de Família. Experiência em Docência Universitária.
Felicia Zuardi Spinola Garcia

Felicia Zuardi Spinola Garcia

Empresarial; Empresas Familiares; Práticas Colaborativas
Graduação em Direito. LLM em Direito Corporativo. Curso Preparatório para a Magistratura – EMERJ. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Experiência no Contencioso Cível e Chefia de Gabinete da Secretaria da Fazenda.
Felipe Altberg

Felipe Altberg

Empresarial; Empresas Familiares
Engenheiro Civil (UFF-RJ) , Advogado (PUC-RJ) . Conselheiro nas empresas Georadar Serviços e Participações ( Sismicas de Petroléoo -MG) e TG Participações-TG Agro Industrial (Usina de Alcool – MA ). Socio da Morro Velho Participações (Estruturação de Negocios – RJ )
Fernanda Cristina Martins Portela

Fernanda Cristina Martins Portela

Docência; Escolar; Famílias e Sucessões; Práticas Colaborativas
Graduação em Direito. Pós-graduanda em Processo Civil. Formação MEDIARE e TJRJ em Mediação de Conflitos. Capacitada em Práticas Colaborativas no Direito de Família. Mediadora e Membro da Comissão de Mediação de Conflitos da OAB/RJ e Membro da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB/RJ. Mediadora contratada pela Defensoria Pública/RJ.
Fernanda Levy

Fernanda Levy

Propriedade Intelectual
Mediadora civil e comercial certificada por ADR Group (Londres) e pelo International Mediation Institute- IMI. Advogada. Formação em Mediação pela “Maestría en Mediación y Negociación” do “Institut Universitaire Kurt Bösch” (Buenos Aires – Suíça). Mestre e Doutora em Direito das Relações Sociais.
Gilberto Martins de Almeida

Gilberto Martins de Almeida

Arte, Cultura e Entretenimento; Empresarial; Empresas Familiares; Propriedade Intelectual; Tecnologia da Inofrmação
Advogado (PUC/RJ), e Mestre em Direito (USP). Mediador, árbitro e especialista integrante dos quadros de diversas Câmaras, no Brasil e no exterior. Professor na PUC/RJ. Consultor das Nações Unidas. Cursos de resolução de disputas desde 1990, no Brasil e no exterior, e com formação em mediação pelo MEDIARE
Glacy Fatorelli

Glacy Fatorelli

Arte, Cultura e Entretenimento; Docência; Empresas Familiares
Psicóloga Sistêmica. Pós-Graduação em Terapia de Família e Casal. Membro da Associação de Terapia de Família do Rio de Janeiro. Formação MEDIARE e TJRJ em Mediação de conflitos.
Glória Mósquera

Glória Mósquera

Docência
Psicóloga. Terapeuta de Família. Mediadora Sênior, Instrutora e Supervisora de Mediação do TJRJ. Coordenadora e Mediadora da Comissão de Mediação da OAB/RJ. Extensão em Práticas Colaborativas. Professora da pós-graduação Cândido Mendes em Terapia de Família e em Mediação de Conflitos.
Isabel Hermanny Tostes

Isabel Hermanny Tostes

Famílias e Sucessões
Graduada em Comunicação Social/Jornalismo. Pós-graduada em Marketing. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos.
Liana Gorberg Valdetaro

Liana Gorberg Valdetaro

Cível; Empresarial; Empresas Familiares
Graduação em Direito. Pós-Graduação em Business Law. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Mediadora certificada pelo ICFML. Formação em Mediação e Negociação no PON da Harvard Law School. Membro da Comissão de Mediação da OAB/RJ.
Manoel J. Pereira dos Santos

Manoel J. Pereira dos Santos

Propriedade Intelectual; Tecnologia da Informação
Mestre e Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo. Especializado em propriedade intelectual, transferência de tecnologia e direito de informática e das telecomunicações. Painelista da Câmara de Mediação e Arbitragem da OMPI.
Marcelo Mazzola

Marcelo Mazzola

Propriedade Intelectual
Advogado. Pós-Graduado em Processo Civil pela FGV. Mestrando em Direito Processual pela UERJ. Vice-Presidente de Propriedade Intelectual do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA). Membro da Comissão de PI e Pirataria da OAB/RJ.Mediador da CMED-ABPI e do CBMA.
Maria do Céu L. Battaglia

Maria do Céu L. Battaglia

Docência
Graduação em Psicologia. Mestrado em Terapia de Família. Mediadora Sênior-TJRJ. Título de Especialista-CRP. Pós Graduação em Psicoterapia e Facilitação de Grupos na Abordagem Centrada na Pessoa e Terapia de Família Sistêmica. Formação MEDIARE e TJRJ em Mediação de Conflitos. Docente e Supervisora em cursos de pós-graduação.
Mônica de Salles Lima

Mônica de Salles Lima

Cível; Empresarial
Graduação em Direito. Pós-graduação em Direito Civil e especialização em Direito Civil-Constitucional. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos e em Negociação no Program on Negotiation at Harvard Law School Executive Education. Mediadora certificada pelo ICFML. Membro da Comissão de Mediação da OAB/RJ.
Monica Lobo

Monica Lobo

Escolar; Famílias e Sucessões; Práticas Colaborativas
Pedagoga e Psicóloga pela PUC-Rio. Especialização pelo Centro de Estudos de Psicopedagogia de Buenos Aires e em Terapia de Família pela Núcleo-Pesquisas RJ. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Curso de extensão em Práticas Colaborativas no Direito de Família. Experiência clínica como Psicopedagoga e Terapeuta de família e casal.
Nathalia Mazzonetto

Nathalia Mazzonetto

Propriedade Intelectual
Advogada e Mediadora com experiência em Propriedade Intelectual. Doutora em Processo Civil. Especializada em Propriedade Intelectual pela Università Commerciale Luigi Bocconi. Especializada em Arbitragem e Processo Civil pela Università degli Studi di Milano.
Olívia Fürst

Olívia Fürst

Práticas Colaborativas
Advogada Colaborativa e Mediadora de Conflitos. Graduada pela PUC-Rio. Vencedora do Premio Innovare. Diretora do IBPC. Presidente da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB/RJ. Docente e palestrante em diferentes instituições. Experiência na área de família, sucessões e securitária.
Philipe Ricardo Lantos

Philipe Ricardo Lantos

Cível; Docência; Empresas Familiares
Graduação em Direito. Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial. Pós Graduação em Administração de Empresas. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Mediador do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB. Experiência com docência universitária e gestão empresarial.
Renata Cantalice Fonkert

Renata Cantalice Fonkert

Docência; Empresas Familiares; Famílias e Sucessões; Práticas Colaborativas
Graduação em Psicologia. Mediadora Sênior do TJRJ e Comissão de Mediação da OAB/RJ. Especialização em Mediação de Conflitos Familiares e em Terapia de Casal. Formação MEDIARE e Fundación Interfas em Mediação de Conflitos. Capacitação em Práticas Colaborativas no Direito de Família.
Renata Moritz

Renata Moritz

Cível; Empresarial; Empresas Familiares
Graduação em Direito. Pós graduação em Business Law. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Mediadora certificada pelo ICFML. Formação em Mediação e Negociação no Program On Negotiation at Harvard Law School Executive Education. Professora conferencista em Pós-Graduação.
Sérgio Harari

Sérgio Harari

Escolar; Famílias e Sucessões; Práticas Colaborativa
Graduação em Engenheira. Pós- graduação pela PUC. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Membro das Câmaras de Mediação do MEDIARE, OAB/RJ e do TJRJ. Gerenciou projetos de TI no Banco Mundial, Glaxo, Petrobras e BNDES. Professor no curso de mediadores do Vidigal, IPUB/UFRJ, OAB e BCF.
Tania Almeida

Tania Almeida

Arte, Cultura e Entretenimento; Cível; Docência; Empresarial; Empresas Familiares; Saúde;
CEO e responsável acadêmica do MEDIARE. Diretora da Câmara de Resolução de Controvérsias do MEDIARE. Mestre e em Mediação de Conflitos. Pós-graduada em Sociologia e Gestão Empresarial. Consultora do Setor de Mediação de Conflitos do Banco Mundial – América Latina. Accredited Mediator do CEDR – Centre for Effective Dispute Resolution. Integrante do Painel de Mediadores do IMI – International Mediation Institute e do CPR  – Insternational Institute for Conflict Prevetion e Resolution. Diretora de Mediação do CONIMA. Mediadora Judicial Sênior do TJRJ. Integrante do painel de mediadores de inúmeras câmaras brasileiras. Autora de Caixa de Ferramentas em Mediação e co-organizadora de Mediação de conflitos para iniciantes, praticantes e docentes
Tomaz Solberg

Tomaz Solberg

Empresas Familiares; Famílias e Sucessões
Engenheiro de Produção pela PUC-RJ. MBA pela Universidade de Yale. Mais de 20 anos de experiência executiva em empresas como IBM, SENAI e NET. Formação MEDIARE, EMERJ e Harvard (Executive Education) em Mediação. Mediador do Tribunal de Justiça e do TED da OAB-RJ.
Vânia Izzo de Abreu

Vânia Izzo de Abreu

Comunidades; Docência; Escolar; Famílias e Sucessões; Práticas Colaborativas
Graduação em Psicologia. Mediadora Sênior do TJRJ. Terapeuta de Família. Pós-graduação em Violência Doméstica. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Integra a Câmara de Mediação da OABRJ. Experiência na gestão de projetos em organizações da Sociedade Civil.
Viviane de Medina Vilela

Viviane de Medina Vilela

Docência; Famílias e Sucessões; Práticas Colaborativas
Graduação em Psicologia com Especialização na Abordagem Existencial. Pós-Graduação em Geriatria e Gerontologia. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Prática na Coordenação de Grupos. Experiência Clínica no atendimento a crianças, adolescentes, adultos e casais.
Wanderley José Jacob

Wanderley José Jacob

Comunidades; Docência; Empresarial
Graduação em Economia pela Unicamp. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Experiência profissional de 37 anos na administração de Recursos Humanos em Multinacional da área de Energia.
Adriana Confort Arnaud Lacs

Adriana Confort Arnaud Lacs

Empresas Familiares; Socioambiental
Graduada em Química pela UFRJ. Formação em Mediação de Conflitos pelo MEDIARE. Atuou por mais de 20 anos em empresa familiar do setor químico, cosmético e de embalagens, onde dirigiu a área industrial tendo experimentado os desafios de atuar como membro da terceira geração de seu fundador. Foi Conselheira do Conselho de Meio Ambiente da FIRJAN
Adriana L R Urzedo Rocha

Adriana L R Urzedo Rocha

Arte, Cultura e Entretenimento; Empresarial; Empresas Familiares; Famílias e Sucessões
Graduada em Administração de Empresas. Especialização e Capacitação em Marketing . Experiência Corporativa na área industrial. Formação Mediare em Mediação de Conflitos.
Ana Claudia Paranaguá

Ana Claudia Paranaguá

Mediadora Extrajudicial. Facilitadora de Diálogos. Advogada nas áreas de direito público, direito cível e consumidor. Consultora em Direito Público, já tendo exercido os cargos de Procuradora Municipal da Fundação de Cultura de Quissamã (2007 – 2012) e Assistente Jurídica do Procurador-Chefe da Procuradoria do Município do Rio de Janeiro (1998 – 2006). Trainer em Programação Neurolinguística, com certificação internacional pelo WNLPC.
Ana Paula Bodin G. Agra

Ana Paula Bodin G. Agra

Famílias e Sucessões; Práticas Colaborativas
Advogada, psicóloga e mediadora de conflitos. Mestre em Direito pela PUC-Rio. Pós graduanda em Direito das Famílias e das Sucessões na PUC Rio. Graduada em Direito pela FGV DIREITO RIO e em Psicologia pela UFRJ. Capacitada em mediação de conflitos pelo CNJ em 2012, pelo ICFML em 2015 e pelo MEDIARE em 2017.
Andréa Wakigawa L. de Castro

Andréa Wakigawa L. de Castro

Práticas Colaborativas
Especialização em Terapia Familiar Sistêmica, Psicopedagogia Clinica. Graduação em Pedagogia. Terapeuta Sistêmica de Família, Casal, Criança e Adolescente. Experiência em Divórcio e Recasamento. Supervisora do Curso de Formação em Terapia Familiar Sistêmica
Barbara Musumeci Mourão

Barbara Musumeci Mourão

Comunidades
Mestre em Antropologia Social pelo PPGAS – UFRJ, doutora em Sociologia pelo IUPERJ, com pós doutorado em Ciências Sociais pela École de Hautes etudes en Sciences Sociales, é autora  de diversos livros sobre violência e gênero.  É autora também de livros  sobre mediação de conflitos, tais como Mediação de Conflitos nas UPPs: noticias de uma experiência (CESeC, 2016) e Entre quatro paredes: mediação de conflitos no Sistema de Justiça do Rio de Janeiro (CESeC/Instituto MEDIARE, 2017). Pesquisadora da Fundação Ford junto ao Vera Institute of Justice, em Nova Iorque. Atua como mediadora judicial no IV JECRIM – Leblon.  
Celia Caiuby

Celia Caiuby

Práticas Colaborativas
Advogada. Pós-graduada em Direito pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro  e em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes. Membro da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB/RJ e da Comissão Organizadora da obra “Introdução às Práticas Colaborativas no Direito” da qual também é coautora. Fluente em Inglês.
Cláudia R. B. Faveret Cavalcanti

Cláudia R. B. Faveret Cavalcanti

Advogada Trabalhista – Atuou na área trabalhista prestando consultoria a grandes empresas. Pós Graduada em Processo do Trabalho e Direito do Trabalho. Fluente em Inglês.
Cristina Danielle Pinto Lobato

Cristina Danielle Pinto Lobato

Arte, Cultura e Entretenimento; Empresarial; Escolar
Mediadora Certificada pelo ICFML. Advogada graduada pela UERJ. Mestranda em Bens Culturais e Projetos Sociais na FGV. Especialização em Mediação e Métodos Adequados de Solução de Conflitos pelo IUPERJ e em Direito Civil, Empresarial e Processo Civil pela UVA.
Flavia Silva dos Santos

Flavia Silva dos Santos

Arte, Cultura e Entretenimento; Empresarial; Empresas Familiares; Práticas Colaborativas; Saúde
Psicóloga pela PUC-Rio com MBA em Gestão Empreendedora e Gestão de Negócios pela FGV/ RJ e Fundação Dom Cabral. Experiência  de mais de 20 anos em consultoria e gestão de Recursos Humanos.
Gabriela Codorniz

Gabriela Codorniz

Arte, Cultura e Entretenimento; Empresarial; Empresas Familiares
Advogada no Rio de Janeiro e em São Paulo. Mestre em Direito Comercial pela USP. Pós-Graduada em Direito Civil pela UERJ. Graduada em Direito pela PUC-Rio. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Professora da Pós-Graduação da FGV-Rio.
Heloise Nunan Hochwart

Heloise Nunan Hochwart

Graduada em Direito, pós graduada em Direito, em Processo Penal e em Processo Civil – PUC/RJ. Sócia do escritório de advocacia Hélio Pereira e Heloise Hochwart Advogados Associados. Formação Mediare em Mediação de Conflitos e em Capacitação em Práticas Colaborativas
Isabela Achkar Farah

Isabela Achkar Farah

Famílias e Sucessões; Práticas Colaborativas
Graduação em Direito e em Letras. Mestre em Administração de Empresas. MBA Management em Gestão Empresarial. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Procuradora Institucional (PI) da PUC-Rio junto ao Ministério da Educação – MEC.
Izabel Carmen de A. Ramos

Izabel Carmen de A. Ramos

Empresas Familiares; Famílias e Sucessões; Práticas Colaborativas
Advogada formada em Direito Puc/Rio (2003), atua na área cível e família. Em capacitação em Mediação de Conflitos e Práticas Colaborativas pelo MEDIARE. Curso Técnico em Design de Joias, comércio e marketing no Istituto Europeo di Design (IED Milão – 2005) atuou como empresária em joalheria e comércio.
Leila Amboni

Leila Amboni

Cível; Docência; Escolar; Práticas Colaborativas
Mediadora de Conflitos em formação pelo MEDIARE. Advogada, graduada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, Pós-graduada em Direito da Regulação e do Estado pela Fundação Getúlio Vargas, integrante dos Grupos de Trabalho e Estudo Cível e Docência do MEDIARE e Coordenadora do Núcleo de Mediação Familiar da Rede Postinho de Saúde.
Letícia Strozenberg

Letícia Strozenberg

Praticas Colaborativas
Advogada colaborativa com capacitação em mediação pelo NUPEMEC do TJ RJ.
Maria Claudia Lins Bezerra de Melo

Maria Claudia Lins Bezerra de Melo

Comunidades; Empresas Familiares
Iniciou sua carreira como advogada cível e trabalhista. Pós-graduada em direito e processo do trabalho pela Universidade Cândido Mendes. Curso de extensão em mediação e arbitragem pela Fundação Getúlio Vargas. Curso de capacitação em mediação pelo Mediare,, inicia suas práticas em mediação pelo Mediare neste semestre, é gestora patrimonial, conselheira do Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro no centro de responsabilidade socioambiental e professora de etiqueta social e profissional.
Maria Constança Madureira Homem de Carvalho

Maria Constança Madureira Homem de Carvalho

Docência; Empresarial
Advogada e Mediadora. Mestre em Direito. Professora de Direito e de Turismo na Universidade Candido Mendes (RJ). Conselheira no Conselho Empresarial de Turismo. Conselheira nas Comissões de Turismo e de Direito Ambiental (OAB/RJ). Membro do Instituto dos Advogados do Brasil (RJ).
Maria Cristina Prata

Maria Cristina Prata

Famílias e Sucessões; Práticas Colaborativas
Graduação em Psicologia e Direito. Terapeuta de Família e Casal.  Especialização em Psicoterapia de Família e Casal pela PUC-Rio. Mediadora Sênior do NUPEMEC/ TJRJ. Mediadora e Membro da Comissão de Mediação da OAB/RJ. Instrutora de Mediação Judicial certificada pelo CNJ. Capacitação em Práticas Colaborativas no Direito de Família.
Mercedes Schumacher

Mercedes Schumacher

Empresas Familiares; Famílias e Sucessões; Práticas Colaborativas
Graduada em Direito pela Unisinos/RS, com especialização em regulação econômica pela UFRJ e em políticas públicas pelo IUPERJ. Advogada colaborativa e mediadora em formação, atuando nas áreas de família e sucessões. Ampla experiência na coordenação de programa de atendimento interdisciplinar a mulheres, e na gestão de conflitos na administração pública.
Renata Pessoa

Renata Pessoa

Cível; Escolar; Famílias e Sucessões; Práticas Colaborativas
Graduação em Direito. Pós-Graduação em Direito Processual Civil e Imobiliário. Mediadora em Formação pelo MEDIARE. Treinamento em Comunicação Não Violenta- CNV. Mediadora da Câmara de Mediação OAB-RJ. Mediadora Comunitária- NUPEMEC-TJRJ.
Sandra de Oliveira Silva

Sandra de Oliveira Silva

Práticas colaborativas
Psicóloga, Psicanalista. Especialização em Terapia Familiar pela UERJ. Pós- graduada em Terapia Familiar Sistêmica. Tem atuado como facilitadora em Oficinas de Planejamento e Elaboração de Trabalhos de acolhimento às demandas sociais.   Formação em Mediação Judicial – TJRJ – NUPEMEC – CEJUSC – C. Frio/RJ. Membro da Comissão de Estudos do Código de Processo Civil da O.A.B./C. Frio – RJ.
Shirley Gômara

Shirley Gômara

Empresarial; Empresas Familiares; Saúde
Médica formada na UFRJ com especialização em Pneumologia e pós graduação em Medicina do Trabalho na UERJ Ampla experiência como Superintendente de Atendimento nacional e internacional em Empresa  Multinacional e em Seguradoras de Saúde. Atualmente em processo de capacitação no Instituto Mediare como mediadora de  conflitos.
Simone Carasqueira

Simone Carasqueira

Empresarial; Socioambiental
Advogada, especialista em Direito Empresarial, mestre em Direito Econômico e palestrante. Após vários anos em função executiva, se tornou coach, consultora de desenvolvimento humano, de grupos e organizações e mediadora. Atualmente se dedica, dentre outras atividades, ao desenvolvimento de líderes e facilitação de diálogos
Tania Turcsany Jaimovich

Tania Turcsany Jaimovich

Práticas Colaborativas
Psicóloga – psicoterapia adultos, crianças e adolescentes. Psicoterapeuta de Casal e Família. Mediação. Avaliações Psicológicas – trabalhos como Perita Judicial e Assistente Técnica.
Cristiana Miller

Cristiana Miller

Psicóloga especializada no atendimento de crianças e adolescentes. Capacitação em Práticas Colaborativas. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos.
Cristiane Dias Carneiro

Cristiane Dias Carneiro

Cível; Docência; Empresarial; Empresas Familiares
Advogada no Rio de Janeiro. Mestrado em Direito e Economia. Especialização em Direito Empresarial e em Direito do Estado e da Regulação. Mediadora certificada pelo ICFML. Autora de artigos sobre Arbitragem e Mediação. Palestrante e Professora dos cursos de MBA e Pós-Graduação da FGV e da PUC-RJ.
Diana Rosemberg

Diana Rosemberg

Arte, Cultura e Entretenimento
Advogada com Master of Laws em “Litigation” pela Fundação Getúlio Vargas. Formação e Estágio em Mediação pelo New York Peace Institute. Pesquisadora Visitante do CPR – International Institute for Conflict Prevention and Resolution. Formação em Mediação, Negociação e Liderança pela Harvard Law School.
Fernanda C. Rodrigues Neto

Fernanda C. Rodrigues Neto

Cível; Famílias e Sucessões
Graduação em Direito. Pós-graduação em Direito Privado e Gestão de Negócios. Formação MEDIARE e TJRJ em Mediação de Conflitos. Capacitação em Práticas Colaborativas no Direito de Família. Mediadora e Membro da Comissão de Mediação da OAB. Curso Intensivo em Direito de Família- Universidade de Coimbra. Curso em Direito Imobiliário – EMERJ.
Heloísa Fragelli

Heloísa Fragelli

Empresarial e Empresas Familiares
Graduação em Pedagogia. Especialista em Treinamento e Desenvolvimento de RH. Pós-graduada em Responsabilidade Social e Terceiro Seto. Coach Executiva. Master Programação Neurolinguística. Capacitação em Práticas Colaborativas. Experiência profissional com Desenvolvimento Organizacional.
Julianne da S. B. Lopes

Julianne da S. B. Lopes

Graduação em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Facilitadora de Justiça Restaurativa pela Equipe MEDIATIVA – SP.
Katia Campos

Katia Campos

Famílias e Sucessões
Mediadora. Advogada Colaborativa. Pós-Graduada em Direito do Consumidor. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Mediadora Judicial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Laís Iannibelli

Laís Iannibelli

Advogada pelo IBMEC . Graduação em Psicologia pelo IBMR. Pós-Graduação em Direito de Família pela Universidade de Coimbra. Formação MEDIARE e TJRJ em Mediação. Membro da Câmara de Mediação da OAB/RJ. Capacitação em Práticas Restaurativas, em Práticas Colaborativas no Direito de Família, e em Proteção, Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Lenea Beltrame E. P. Gonçalves

Lenea Beltrame E. P. Gonçalves

Famílias e Sucessões; Práticas Colaborativas
Graduação em Direito. Pós-graduação em Direito Processual Civil e Direito de Família e Sucessões. Advogada no âmbito do Dir. de Família e Sucessões. Membro da Comissão Especial de Práticas Colaborativas da OAB/RJ. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Capacitação em Práticas Colaborativas no Direito de Família.
Manoel Vargas Franco Neto

Manoel Vargas Franco Neto

Direito societário, de Mercado de Capitais, Contratual e Empresarial.
Membro e sócio de LOBO & IBEAS por 40 anos. Professor de direito societário do departamento de Direito da PUC-Rio há mais de 15 anos. Professor convidado de programas de especialização em direito empresarial da PUC-Rio e da UERJ (CEPED). Membro da Comissão de Arbitragem e Mediação da ICC Brasil; membro da lista de árbitros da Câmara FGV de Mediação e Arbitragem e da CBMA- Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem; membro do Instituto MEDIARE. Concentração e experiência nas várias áreas do direito societário, de mercado de capitais e empresarial, contratos empresariais de grande porte, como project finance, mergers & acquisitions, EPC e BOT contracts, contratos de fornecimento, construção e serviços especiais, privatizações, joint ventures e acordos de acionistas, emissões locais e internacionais de valores mobiliários, inclusive securitização de recebíveis e garantias reais.
Margarida Maria D. Conde

Margarida Maria D. Conde

Cível; Políticas Públicas; Socioambiental;
Pós-graduada em Direito Imobiliário pela UNESA/RJ. Arquiteta e Urbanista pela UFRJ e Pesquisadora em Propriedade Industrial pelo INPI/RJ. Autora de artigos sobre direito à Moradia e de trabalhos técnicos em informação tecnológica. Formação em Mediação pelo MEDIARE e Advocacia Colaborativa pelo IBPC.
Maria Anna Simões

Maria Anna Simões

Escolar
Curso de Mediação Transformativa e Restaurativa (Modelo Circular Narrativo). Certificação Internacional de Facilitadora do YPO, ONG com foco no auto-conhecimento e desenvolvimento do indivíduo. Formação em Coaching na Soc.Latino Americana (SLA Coaching). Experiência corporativa e no comércio varejista.
Maria Izabel Montenegro

Maria Izabel Montenegro

Empresarial; Empresas Familiares; Práticas Colaborativas
Graduação em Administração de Empresas. MBA em Finanças Corporativas. Planejadora Financeira CFP®. Especialista em Gerenciamento, Planejamento e Controle Financeiro. Capacitação em Práticas Colaborativas no Direito de Família. Experiência em Finanças Empresariais e Pessoais.
Mia Reis

Mia Reis

Empresarial; Empresas Familiares
Advogada. Especialista em Direito Processual Civil . Professora de Direito Processual Civil nos cursos de graduação e pós-graduação da PUC-Rio. Membro da Comissão de Mediação de Conflitos da OAB/RJ.
Mônica Moreira Carneiro

Mônica Moreira Carneiro

Empresarial; Empresas Familiares; Famílias e Sucessões
Graduada em Direito e Economia. Experiência relevante em direito empresarial, negociação e governança. Formação MEDIARE e TJRJ. Certificação ICFML. Treinamento avançado em Mediação Transformativa. Membro da Comissão de Mediação OAB-RJ. Mediadora: TJRJ e Câmara de Mediação OAB-RJ.
Patrícia Godinho

Patrícia Godinho

Famílias e Sucessões
Advogada. Pós Graduada em Direito. Certificada em Aspectos Jurídicos da Distribuição de Energia Elétrica pela EMERJ e pela AMCHAM Brasil, em Fusões e Aquisições – Questões Societárias Numa Economia Globalizada e pela Brain Company em Contratos e Obrigações no Novo Código Civil e Contratos Bancários.
Rafael Almeida

Rafael Almeida

Políticas Públicas
Graduação em Direito e em Economia. Doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento. Mestrado em Direito e em Regulação e Concorrência. Formação MEDIARE em Mediação de Conflitos. Coordenação da pós-graduação na FGV DIREITO RIO.
Samantha Pelajo

Samantha Pelajo

Empresas Familiares; Famílias e Sucessões; Práticas Colaborativas
Mediadora. Advogada Colaborativa. Mestre em Mediação e Negociação. Mestranda em Sociologia e Direito. Conselheira, Presidente da Comissão e da Câmara de Mediação da OABRJ. Professora e Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Mediação da PUC-Rio. Certificada pelo ICFML. Mediadora Sênior do TJRJ.
Suzana Falcão

Suzana Falcão

Empresarial; Empresas Familiares; Famílias e Sucessões; Saúde
Graduação em Psicologia. Pós-graduada em Psicoterapia Psicanalítica e Saúde Pública. Mestrado em Recursos Humanos. Capacitação em Práticas Colaborativas no Direito de Família. Experiência em psicologia clínica e empresas da administração pública e privada.
Ana Paula Cabral Barbosa Andrade

Ana Paula Cabral Barbosa Andrade

Agronegócio
Advogada, sócia do escritório Barbosa e Andrade Advogados S/S, especialista em direito tributário, processo civil, negociação, mediação conciliação e arbitragem, pós-graduanda em direito do agronegócio, membro da lista de arbitralistas e mediadores da CAM/ACIRV (Rio Verde-GO), Cames Goiânia-GO e da Câmara Mediare (Rio de Janeiro).
Carlo Ernst

Carlo Ernst

64 anos, ítalo-alemão, economista com raízes humanistas, fui executivo e conselheiro em grandes empresas a controle familiar, abertas e fechadas, assim como sócio em Family Offices, no Brasil, na Itália e na Alemanha, tendo tido vivencia diária com problemáticas interculturais e familiares.
Claudia Frankel Grosman

Claudia Frankel Grosman

Propriedade Intelectual
Mediadora e Consultora em gestão de conflitos empresariais. Co-coordenadora do grupo de estudos do Comitê de Arbitragem, GEMEP/CBAR. Conselheira do CSD-PI, Diretora da Câmara de Mediaçã CMed-ABPI da ABPI e Integrante do Comitê de Gestão de Métodos Extrajudiciais e Solução de Conflito do Sinduscon-SP.
Fernanda Levy

Fernanda Levy

Propriedade Intelectual
Mediadora civil e comercial certificada por ADR Group (Londres) e pelo International Mediation Institute- IMI. Advogada. Formação em Mediação pela “Maestría en Mediación y Negociación” do “Institut Universitaire Kurt Bösch” (Buenos Aires – Suíça). Mestre e Doutora em Direito das Relações Sociais.
Francisco Maia Neto

Francisco Maia Neto

Imobiliário, Construção e Infra estrutura
Engenheiro e Advogado. Autor de diversos livros sobre avaliação, perícia, mediação, arbitragem, construção e mercado imobiliário, ministrando palestras e cursos sobre estes temas. Atua como árbitro em câmaras arbitrais em MG, SP, RJ e DF, além de ter integrado a Comissão de Juristas para a reforma da Lei de Arbitragem e criação da Lei de Mediação no Senado Federal e a Comissão de Especialistas para discutir o Marco Legal da Mediação e Conciliação no Brasil, no Ministério da Justiça.
Gilberto Martins de Almeida

Gilberto Martins de Almeida

Arte, Cultura e Entretenimento; Empresarial; Empresas Familiares; Propriedade Intelectual; Tecnologia da Inofrmação
Advogado (PUC/RJ), e Mestre em Direito (USP). Mediador, árbitro e especialista integrante dos quadros de diversas Câmaras, no Brasil e no exterior. Professor na PUC/RJ. Consultor das Nações Unidas. Cursos de resolução de disputas desde 1990, no Brasil e no exterior, e com formação em mediação pelo MEDIARE
Manoel Vargas Franco Neto

Manoel Vargas Franco Neto

Direito societário, de Mercado de Capitais, Contratual e Empresarial.
Membro e sócio de LOBO & IBEAS por 40 anos. Professor de direito societário do departamento de Direito da PUC-Rio há mais de 15 anos. Professor convidado de programas de especialização em direito empresarial da PUC-Rio e da UERJ (CEPED). Membro da Comissão de Arbitragem e Mediação da ICC Brasil; membro da lista de árbitros da Câmara FGV de Mediação e Arbitragem e da CBMA- Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem; membro do Instituto MEDIARE. Concentração e experiência nas várias áreas do direito societário, de mercado de capitais e empresarial, contratos empresariais de grande porte, como project finance, mergers & acquisitions, EPC e BOT contracts, contratos de fornecimento, construção e serviços especiais, privatizações, joint ventures e acordos de acionistas, emissões locais e internacionais de valores mobiliários, inclusive securitização de recebíveis e garantias reais.
Paulo Parente

Paulo Parente

Propriedade Intelectual
Graduação em Direito. Curso teórico MEDIARE em Mediação de Conflitos. Membro e conselheiro da OAB/RJ, integra respectivamente as Comissões de Direito Autoral, Direitos Imateriais e Entretenimento; Mediação e Práticas colaborativas da OAB/RJ. Conselheiro e mediador da CMed-ABPI. Presidente do grupo nacional da LIDC. Delegado do Grupo Nacional da ASIPI. Mediador da INTA.
Renato Herz

Renato Herz

Especialização em Mediação pela Mediaras. Formação para atuar como membro de Dispute Boards pela DRB Foundation. Atuação em Conciliação e Mediação Judicial e Extrajudicial. Mediador certificado pelo ICMFL. Atuação como arbitro, perito e assistente técnico em processos arbitrais. Mais de 40 anos de experiência nas áreas comercial, gerenciamento  de contratos, inclusive turn-key, engenharia e montagem eletromecânica em empreendimentos de infraestrutura.  Grande experiência em negociação de contratos domésticos e internacionais. Habilidade no comando das áreas comercial, engenharia e gerência de contrato.  Fluência em inglês. Conhecimento de espanhol e alemão.
Sônia Andreotti Carneiro Frúgoli

Sônia Andreotti Carneiro Frúgoli

Advogada; Administradora de Empresas;  Mediadora–Conciliadora  no CEJUSC CENTRAL – CEJUSC SANTANA  – PACE – CEJUSC-SAESP – CEJUSC-SEGUNDA INSTÂNCIA  – Supervisora no PACE e CEJUSC-SAESP –  Pós Graduação em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos-EPM-Escola Paulista de Magistratura – Curso de Capacitação em  Mediação –EPM-;  Curso de Aperfeiçoamento em Mediação – CNJ;  Curso Formação de Supervisores em Mediação e Conciliação-CNJ;   Curso Teórico e Prático de Mediação e Arbitragem no IMAB-Instituto Mediação e Arbitragem do Brasil – Pós Graduação-Especialização em Direito Empresarial na Escola Paulista de Direito-EPD;  Especialização em Direito Internacional Público e Privado  na Handong Global University ;  Direito na FIEO- Faculdade do Instituto de Ensino de Osasco;  Administração de Empresas  na Faculdade Campos Salles – Curso de Negociação – FGV-SP ;  Membro do Conselho da Comissão de Prerrogativas da OAB/SP; Membro do STJD da Confederação Brasileira de Futebol; Membro do  Grupo de Estudos  de Mediação no  CBAr – Comite Brasileiro de Arbitragem; Vice-Presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/SP-Subseção Pinheiros; Presidente da Comissão Especial sobre Educação e Prevenção de Drogas da OAB/SP.
Victor Madeira Filho

Victor Madeira Filho

Sócio fundador de MVA Advogados, é reconhecido pela indústria da construção como um dos advogados brasileiros mais notáveis na área do Direito da Construção. Ele tem sido reiteradamente considerado pela “Análise Advocacia 500”, “Who’s Who Legal” e “Expert Guides” como um dos principais advogados brasileiros nas áreas de Construção e Project Finance. Ele é um advogado com mais de 17 anos de experiência no setor da construção e infraestrutura, sendo altamente especializado na elaboração e negociação de contratos de construção, gestão jurídica de contratos, treinamentos, licitações públicas e PPPs, financiamentos de grandes obras e em arbitragens e litígios complexos envolvendo o tema.

Parceiros: