O Percurso

Compilação de Atividades ao longo do Tempo

Capacitação de Mediadores no Setor Privado

O MEDIARE vem capacitando mediadores desde 1998. A instituição coordena um curso no Rio de Janeiro, com turmas de perfil multidisciplinar – advogados, engenheiros, médicos, juízes, psicólogos, economistas, administradores, assistentes sociais, dentre outros – que possibilitaram a construção de um painel multitemático de especialistas em Mediação de Conflitos. Cursos de Mediação, de Facilitação de Diálogos e de Construção de Consenso têm sido coordenados, também, in company e em outros Estados da Federação.

Capacitação de Mediadores no Setor Público

O MEDIARE atuou como docente nos programas de capacitação em Mediação do Ministério Público do Rio de Janeiro (IV edições) e da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (2011 e 2015). Tem, igualmente, participado de projetos estaduais e municipais em outros Estados da Federação, voltados à capacitação de mediadores e ao aprimoramento de supervisores desta prática.

Capacitação de Conciliadores no Setor Público

No ano de 1999, o MEDIARE coordenou o Curso de Capacitação para Conciliadores Voluntários da Defensoria Pública Geral do Rio de Janeiro. Desde então, vem proferindo palestras para conciliadores judiciais visando à ampliação de suas habilidades no tema.

Cursos e Workshops: Ampliação de Habilidades para a Prática Conciliatória e para a Facilitação de Diálogos

Ao longo de sua existência, o MEDIARE tem oferecido cursos para operadores do Direito (Ampliação de Habilidades para a Prática Conciliatória), e para atores comunitários (Facilitação de Diálogos), em cooperação com instituições públicas, ONGs ou em caráter voluntário.

Convênios de Cooperação

Faz parte da trajetória do MEDIARE estabelecer convênios de cooperação com entidades afins em outros Estados do Brasil, visando compor uma rede nacional dedicada à Mediação. No Rio de Janeiro, convênios com o Tribunal de Justiça  e com a Defensoria Pública possibilitam a oferta gratuita da Mediação de Conflitos e a prática supervisionada de mediadores em etapa de capacitação. Convênio com a Vara da Infância e Adolescência e do Idoso, durante sete anos (1999 e 2005) viabilizou, também, a atuação social nesses temas.

Participação na Equipe de Especialistas da Secretaria de Reforma do Judiciário – Ministério da Justiça – para redação do marco legal da Mediação no Brasil

Em 2013, sua Sócia Fundadora integrou a comissão que ofereceu um dos textos base para a lei de Mediação (Lei 13.140).

Participação na Fundação e no Painel Diretor do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem – CONIMA

O MEDIARE é uma das instituições fundadoras do CONIMA, cujo painel diretor, em diferentes mandatos, foi integrado por sua diretora presidente (Tania Almeida), que compôs as comissões redatoras do Código de Ética e do Regulamento Modelo da Mediação, bem como aquela dedicada à elaboração de currículo básico para Capacitação em Mediação.

Participação no FONAME – Fórum Nacional de Mediação

O MEDIARE integra o painel de instituições que compõem o FONAME, tendo participado da equipe redatora do Código de Ética para Mediadores.

Publicações no tema

O Painel de Mediadores tem escrito e publicado artigos voltados à Mediação e à Facilitação de Diálogos. Editada em 2016, a obra Mediação de Conflitos – para iniciantes, praticantes e docentes – compila artigos de especialistas brasileiros no tema. No ano de 2014 sua diretora, Tania Almeida, publicou Caixa de Ferramentas em Mediação – Aportes práticos e teóricos.

Participação em Congressos e Seminários

Nosso corpo de especialistas participa regularmente de congressos e seminários nacionais e internacionais. Sua diretora presidente integrou o Comitê Diretor do World Mediation Forum no biênio 1999/2000.

Participação na pesquisa nacional sobre um Sistema Multiportas de Resolução de Conflitos para o Brasil, coordenada pela Universidade de Saint Thomas – Minneapolis, EUA

Esse projeto construiu consenso sobre o tema, e incluiu a visão de distintos seguimentos da sociedade civil: juízes, advogados, docentes de graduação e pós-graduação, empresários, estudantes de direito, comunidades e ONGs. Tania Almeida coordenou a facilitação do diálogo nacional entre os integrantes da pesquisa e co-coordenou sua publicação no Brasil pelo CEJUS da Fundação Getúlio Vargas (Tribunal Multiportas – Investindo no capital social para maximizar o sistema de solução de conflitos no Brasil).

Participação no Projeto do Banco Interamericano de Desenvolvimento para o Fomento e a Prática da Mediação e da Arbitragem no Brasil

Além de instituição convidada, o MEDIARE teve sua diretora-presidente atuando como membro da Comissão de Coordenação e Controle do Projeto.

Participação como co-coordenadores didático-pedagógicos e como docentes no curso de Mediação de Conflitos em Segurança Cidadã subsidiado pelo PNUD – Programa das Nações Unidas – e pela SENASP – Secretaria Nacional de Segurança Pública

Projeto-piloto ocorrido no Rio de Janeiro (2007) para 470 participantes: juízes, promotores, defensores, policiais de distintas corporações, gestores comunitários, técnicos do judiciário, conciliadores voluntários.

Coordenação do Projeto Pacificar

No ano de 2009, o MEDIARE coordenou a equipe docente que atuou no Projeto Pacificar – incentivo do Ministério da Justiça para a prática da Mediação nas faculdades de Direito – da Escola de Direito Rio, da Fundação Getúlio Vargas e da ONG Viva Comunidade, ocorrido no Complexo da Maré, no Rio da Janeiro. Sua diretora-presidente atuou como supervisora geral do projeto.

Participação em licitações internacionais

O MEDIARE participou de licitação para Capacitação de Mediadores na República de Cabo Verde, no ano de 2006, e foi classificado em primeiro lugar quanto à competência técnica da proposta.

Grupos de Estudo – Educação Continuada

Conforme entendimento internacional, mensalmente são oferecidas ao painel de mediadores da instituição e aos mediadores em geral, reuniões de atualização visando aprimoramento permanente e fidelização a uma prática de qualidade. Os mediadores do Painel MEDIARE participam, também, de grupo de estudo mensal dedicado à sua área de atuação.

Prática da Mediação e outros Métodos não adversariais de solução de controvérsias

Atuação prática vem sendo realizada pelo painel multidisciplinar de especialistas que compõem o quadro da entidade, tanto por meio de convênios como por intermédio da prática privada e social, desde 1997.

Banco de Horas

O MEDIARE tem convidado os profissionais oriundos de seus cursos de capacitação a integrarem um Painel de Mediadores que oferece horas gratuitas de atuação – o Banco de Horas – para o atendimento social e a projetos de cooperação interinstitucional.

Mediação Penal – Práticas Restaurativas

Participação em convênio com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e atuação através de equipe multidisciplinar de mediadores no IX Juizado Especial Criminal da Capital – RJ.

Mediação Escolar

O MEDIARE tem desenvolvido atividades para escolas municipais e particulares. Em 2000/2001 co-coordenou um programa em escolas municipais do RJ, subsidiado pelo Ministério da Justiça. Desde então, vem atuando em programas customizados de Habilidades para o Diálogo e de Mediação de Conflitos com professores, coordenadores e alunos de distintas instituições.

Mediação Comunitária

Ao longo de sua existência o MEDIARE ofereceu para ONGs que trabalham com programas comunitários e para lideranças comunitárias, seminários sobre aportes técnicos da Mediação de Conflitos, visando incrementar a qualidade das suas práticas como facilitadores de diálogos.  Para trabalhar com população iletrada, desenvolveu material audiovisual dedicado ao tema, e um manual que visa à multiplicação desse conhecimento, garantindo sua sustentabilidade. Desde 2013 vem atuando na Comunidade do Vidigal, no Rio de Janeiro, em cooperação com a Associação de Moradores, promovendo cursos de capacitação em Mediação e Programa de Ampliação de Habilidades para o Diálogo

Mediação e Ouvidoria

O MEDIARE tem participado de seminários dedicados a identificar na Mediação de Conflitos aportes procedimentais e técnicos para a prática qualificada da ouvidoria. Esses trabalhos têm incluído ouvidores do setor público e privado.

Mediação Socioambiental

O MEDIARE teve atuação docente junto a pós-graduandos da área ambiental (COPPE-UFRJ) e a técnicos ambientais da Petrobrás que participaram de processos de construção de consenso em questões que envolviam políticas públicas. Sua diretora-presidente atuou em pesquisa subsidiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, integrando publicação no tema – Divulgación de métodos para la resolución pacífica de conflitos; Revista Mediadores en Red (novembro de 2004) − com vistas a divulgar tal prática para a América Latina. Fazem parte do escopo de atuação do MEDIARE a coordenação de grupo de estudo temático e o treinamento de técnicos de empresas privadas que atuam na interface com a comunidade quando questões ambientais integram seus projetos.

Mediação Empresarial

Mantemos grupo de estudos no tema para atender à proposta de atualização permanente dos nossos mediadores. Realizamos Capacitações in company, em instituições públicas e privadas e atuamos no campo corporativo facilitando diálogos internos e mediando questões entre empresas ou grupos de empresas, assim como questões contratuais que implicam órgãos públicos e a rede de stakeholders. As Empresas Familiares são foco de estudo e pesquisa constante, por parte da equipe de mediadores e especialistas dedicada ao tema.

Mediação voltada à Propriedade Intelectual e à Tecnologia da Informação

São os mais recentes temas objetos de estudo e prática em setores especialmente a eles dedicados, compostos por mediadores e especialistas na área.

Práticas Colaborativas

O MEDIARE coordena grupo de estudos no tema e organizou a primeira Capacitação Internacional em Práticas Colaborativas no Direito de Família, ocorrida em abril de 2014, no Rio de Janeiro. A prática da advocacia colaborativa pressupõe a não litigância e a abordagem interdisciplinar das questões conflituosas ou demandantes de consenso e ganha adeptos em todo o mundo, na contramão da judicialização das questões do cotidiano e em direção à pacificação social. No âmbito do Direito de Família as Práticas Colaborativas foram consagradas com o Prêmio Innovare, segmento advocacia, em 2013. O MEDIARE integrou Equipe que coordenou, em setembro/outubro de 2014, a I Capacitação em Práticas Colaborativas na área cível.

Banco Mundial

A Diretora presidente do MEDIARE, Tania Almeida,  compõe o painel de mediadores treinados pelo Banco Mundial para atuarem no sistema interno de resolução de conflitos na América Latina – Programa Piloto Latinoamericano. Está encarregada dos órgãos do Banco que atuam em território brasileiro, participando de mediações e treinamento.