Cursos Expressos

 

Cursos Expressos

O MEDIARE está oferecendo, além de seu curso regular semestral de capacitação em Mediação de Conflitos, cursos expressos de 08, 16, 24 e 32 horas, sempre às sextas e sábados, voltados ao aprimoramento de mediadores capacitados ou em processo de capacitação, ou ainda a gestores e profissionais que atuem com equipes ou facilitem diálogo entre pessoas.

A Educação Continuada é uma proposta contemporânea adotada por todas as práticas profissionais e técnicas, voltada à atualização de conhecimentos gerais e específicos correlatados ao exercício cotidiano de um saber.

A velocidade de produção de informação e o volume de conhecimentos consequente a essa produção inflam o nosso cotidiano, provocando inquietude em todos nós, advinda da impossibilidade de se manter atualizado na medida do desejável ou até mesmo do necessário. A proposta de Educação Continuada em Mediação traz para esse campo temas de interesse para o aprimoramento da atuação prática e docente, contribuindo para a manutenção e o aprimoramento da qualidade do exercício da Mediação e da Facilitação de Diálogos. Bem-vindos ao Programa de Educação Continuada de 2018!

 

Cursos Expressos 2018

TEMA DO CURSO

PROFESSORES RESPONSÁVEIS E CV

DATAS E HORÁRIOS

SÍNTESE DO CONTEÚDO A SER DESENVOLVIDO

PÚBLICO PARTICIPANTE

Prática Simulada em Mediação – desafios, impasses e dilemas
Inscreva-se

Tania Almeida – Diretora-Presidente do MEDIARE. Mestre em Mediação de Conflitos. Pós Graduada em Sociologia e Gestão Empresarial. Autora de Caixa de Ferramentas em Mediação.

21/04. 05/05, 02/06, 07/07, 04/08, 08/09, 13/10, 10/11 e 08/12

De 09h às 16h

Por meio de simulações serão trabalhados 2 casos a cada encontro, contemplando: estudo teórico do tema e do procedimento, identificação de ferramentas úteis para os impasses e dilemas que desafiam essa prática.

Mediadores capacitados ou em etapa de prática supervisionada de casos reais. Mediadores que desejem fazer a prática supervisionada de casos reais no MEDIARE.

Aportes do direito das famílias e do direito das sucessões para mediadores
Inscreva-se

Marcela Figueiredo – Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais. Mediadora de conflitos e coordenadora do CEMA – Ibmec Rio.

Samantha Pelajo – Mestre pela UFF e IUKB; presidente da CMC OABRJ; coordenadora do GIMEC PUC-Rio; conselheira consultiva do Instituto MEDIARE; coautora de diversos artigos.

Em breve informaremos novas datas!

De 09h às 18h

Famílias Plurais. Casamento e União Estável. Regime de Bens. Filiação. Guarda, moradia e convivência. Alienação parental. Alimentos. Dissolução do casamento e da união estável. Partilha de bens. Formas de sucessão: Mediação no contexto sucessório e nas ações de família. Advogado na mediação familiar.

Mediadores capacitados e em etapa de prática supervisionada de casos reais, ou ainda que tenham finalizado a etapa teórica da capacitação em Mediação.

Mediação nas Escolas – abordagens restaurativas
Inscreva-se

Cristina Assumpção – Mestre em Distúrbios da Comunicação. Terapeuta familiar sistêmica e Mediadora de Conflitos. Integrante da Equipe de capacitação “Justiça em Círculo”. Coordenadora de Projetos de implementação da Justiça Restaurativa nas escolas junto à Secretarias de Educação.

Em breve informaremos novas datas!

De 09h às 18h

Conhecimentos e práticas promotoras de boa convivência, bem como de solução de conflitos já instalados, que atendam à diversidade de necessidades e demandas do contexto educacional.

Educadores ou integrantes do staff do universo escolar. Mediadores capacitados ou em capacitação que tenham interesse no tema Mediação Escolar.

Mapeamento Negocial aplicado à Mediação
Inscreva-se

Marcelo Girade – Sócio-Diretor da M9GC Conflict Resolution Training. Especialista em Administração Judiciária e em Psicologia Social. Co-autor do Manual de Mediação Judicial.

19/05/2018

De 09h às 18h

Compreensão e estudo de 10 pontos fundamentais que estruturam o processo de planejamento de uma negociação. Uma referência prática de análise e auxílio no processo negocial dos mediandos. Aspectos técnicos do planejamento de uma negociação.

Mediadores capacitados ou em etapa de prática supervisionada de casos reais, ou ainda que tenham finalizado a etapa teórica da capacitação em Mediação.

Coaching na Mediação
Inscreva-se

Ana Motta – Consultora e Coach diplomada pela Pro-Fit e pela SBC®. Executiva de RH com mais de 20 anos de experiência dedicados à gestão estratégica de pessoas, em empresas nacionais, multinacionais e familiares.

08 e 09/06/2018

De 09h às 18h

Competências e técnicas essenciais do coaching como uma forma de relacionamento, que acolhe a visão de mundo e forma de aprendizado dos envolvidos, para gerar novos pontos de vista. Realizar intervenções pontuais de coaching dentro do processo de Mediação.

Mediadores capacitados ou em etapa de prática supervisionada de casos reais, ou ainda que tenham finalizado a etapa teórica da capacitação em Mediação.

Neurociência na Mediação
Inscreva-se

Newton Rodrigues-Lima – Pós-doutor e Ph.D. em Business Administration e Mestre em Engenharia de Produção, com especialização em Negociação pela Harvard Law School. Professor de cursos de MBA e Post-MBA da FGV. Autor do livro “Negociação de Alto impacto com técnicas de Neuromarketing”.

29 e 30/06/2018

De 09h às 18h

Conceitos de Neurociência e Neuromarketing. Os componentes mais relevantes do cérebro – os neurotransmissores e hormônios – e seus papeis e impactos sobre a decisão. Técnicas e descobertas da Neurociência e do Neuromarketing eficazes para contribuir para a obtenção de melhores resultados na negociação e na Mediação.

Mediadores capacitados e em etapa de prática supervisionada de casos reais, ou ainda que tenham finalizado a etapa teórica da capacitação em Mediação.

CNV avançado em Mediação
Inscreva-se

Dominic Barter – Precursor dos Círculos Restaurativos no Brasil. Dirigiu o programa Restauração de Diálogos para a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, implantando sistemas restaurativas e dinâmicas empáticas em escolas estaduais. Considerado referência de projetos e propostas pedagógicas de Comunicação Não-Violenta.

13, 14 e 20/07/2018

De 09h às 18h

Aportes da Comunicação Não Violenta que convidam à reflexão sobre nossa comunicação do dia a dia e ampliam habilidades para atuar na Facilitação de Diálogos entre pessoas e como mediador de conflitos.

Mediadores capacitados ou em etapa de prática supervisionada de casos reais, ou ainda que tenham finalizado a etapa teórica da capacitação em Mediação.

Práticas Narrativas como ferramentas na Mediação
Inscreva-se

Marilene Grandesso – Doutora em Psicologia Clínica, Docente e Psicoterapeuta de famílias. Coordenadora do Certificado Internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo INTERFACI. Facilitadora de Grupos em Práticas Narrativas.

27 e 28/07/2018

De 09h às 18h

Temas pilares das práticas narrativas que podem oferecer subsídios, inclusive, para a prática da Mediação:

• Fundamentos das práticas narrativas;

• Conversações externalizadoras;

• Conversações de reautoria;

• O ausente, mas implícito e a dupla escuta;

• Entrevista relacional.

Mediadores capacitados ou em etapa de prática supervisionada de casos reais, ou ainda que tenham finalizado a etapa teórica da capacitação em Mediação.

Design Thinking e Tomada de Decisão – aportes para Mediação
Inscreva-se

Andre Bello – Professor do MBKM (Master on Business and Knowledge Management) e do WIDA (Web Intelligence & Digital Ambience), ambos do CRIE – Centro de Referência em Inteligência Empresarial (COPPE UFRJ). Especialista em Design Thinking e metodologias colaborativas.

25/08/2018

De 09h às 18h

Conceitos e princípios que definem o Design Thinking como uma metodologia de resolução de problemas que usa as habilidades dos designers para gerar abordagens centradas no ser humano, apoiadas em recursos disponíveis e orientadas à geração de valor compartilhado.

Profissionais de todas as áreas líderes e decisões, com interesse em ampliar a capacidade de percepção contextual em ambientes complexos, mapear e aproveitar oportunidades visando a resolução de problemas e a tomada de decisões.

A Pauta Objetiva da Mediação – aportes da teoria dos Jogos
Inscreva-se

Julio Alqueres – Mestre em matemática aplicada pela FGV e Mestre em Ciências Políticas pela New York University – pesquisa focada em teoria dos jogos com aplicações em arbitragem internacional. Diretor de risco de uma empresa de Asset Management e Private Equity.

21 e 22/09/2018

De 09h às 18h

Principais conceitos e resultados da teoria dos jogos voltados ao processo de Mediação e Facilitação de Diálogo. Com foco no mediador como designer do diálogo, utiliza a teoria dos jogos como ferramenta para identificação de estratégias e extração de informação para obter uma resolução que beneficia ambos os participantes.

Mediadores capacitados ou em etapa de prática supervisionada de casos reais, ainda ou que tenham finalizado a etapa teórica da capacitação em Mediação.

Recuperação Judicial de Empresas e Mediação
Inscreva-se

Juliana Loss – Coordenadora da iniciativa FGV Mediação. Presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/ES. Mestre em Direito e Especialista em Mediação pela Universidade Carlos III de Madrid.

26 e 27/10/2018

De 09h às 18h

Aspectos legais da Recuperação de Empresas e dos processos de solução consensual judiciais e extrajudiciais. Elementos conceituais e modalidades de Recuperação de Empresas. Oportunidades e momentos propícios às soluções negociadas.

Profissionais interessados em articular o tema da Recuperação Judicial ao da Mediação de Conflitos. Mediadores capacitados ou em etapa de prática supervisionada de casos reais, ou ainda que tenham finalizado a etapa teórica da capacitação em Mediação.

O que ainda não falamos sobre advocacia na Mediação
Inscreva-se

Equipe de Docência MEDIARE

23 e 24/11/2018

De 09h às 18h

Incluir os advogados, de maneira produtiva como parte da equipe de resolução de controvérsias é o principal objetivo desse breve curso. Mantendo intacta a missão de defender seu cliente, advogados e mediadores podem e devem atuar em sinergia, visando ajudar os clientes de ambos na resolução de suas controvérsias.

Advogados que desejem otimizar sua participação em processos de autocomposição. Mediadores capacitados e em capacitação que objetivem ampliar habilidades e potencializar sua prática, atuando de forma sinérgica e inclusiva com os advogados.

Parceiros: