Curso de Capacitação em Mediação

PÚBLICO ALVO 

  • Profissionais graduados e estudantes do último ano ou período universitário, com especial interesse no campo da resolução pacífica de controvérsias.
  • Pessoas que atuem como terceiro imparcial, auxiliando partes em conflito ou em litígio a negociar suas divergências, visando à prevenção ou resolução de controvérsias.
  • Profissionais de diferentes áreas de atuação e de distintos contextos de convivência que possam beneficiar-se dos procedimentos e das técnicas da Mediação, tais como: administradores, gestores, advogados, terapeutas, economistas, ouvidores, coordenadores de equipes, entre outros.

METODOLOGIA

De caráter participativo, a metodologia estimula a interação permanente e visa construir conhecimento junto com o aluno, utilizando aulas expositivas, exercícios em pequenos grupos, filmes exemplificativos e outras mídias audio visuais. Tendo como objetivo a consolidação do conhecimento, os participantes oferecem relatórios a cada final de semana de aulas e seu conteúdo é compartilhado em plenária com a totalidade dos alunos, na semana seguinte.

Módulo Teórico
(100 horas)

+

Módulo Prático Supervisionado
(100 horas)

=

Uma vez capacitado como Mediador Extrajudicial, o profissional mediador poderá integrar o Painel Multidisciplinar MEDIARE e participar da equipe do Banco de Horas, atuando em mediações de caráter social do Instituto MEDIARE ou em instituições conveniadas.

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O TJRJ reconhece o Curso Teórico MEDIARE e as horas de prática realizadas no convênio interinstitucional. Para solicitar a certificação como Mediador Judicial será necessário complementar as horas de prática e de supervisão no programa do TJRJ. 

I. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO TEÓRICO

O processo de Mediação

A primeira fase do curso teórico apresenta a Mediação como método, diferenciando-o de outros meios de resolução de controvérsias, expondo sua estrutura, suas técnicas e procedimentos. Inclui o tema conflito, sua escalada e manejo construtivo, assim como transita pela multidisciplinaridade da Mediação.

Objetivos

  • Estudar o conflito, seu manejo construtivo e destrutivo, assim como trabalhar seu mapeamento.
  • Diferenciar a Mediação de outros instrumentos de resolução de controvérsias.
  • Apresentar a Mediação e seus princípios básicos, assim como seu percurso evolutivo, pressupostos teóricos e técnicas.
  • Conhecer o Instituto da Mediação na sua estrutura e procedimentos.
  • Definir o papel do Mediador e conhecer seu Código de Ética e Normas de Conduta.

Áreas de aplicabilidade

Este segmento do curso teórico oferece uma visão panorâmica da aplicabilidade do instituto em distintos campos da convivência: familiar, empresarial, escolar, no judiciário, nas comunidades, no contexto socioambiental, nas práticas restaurativas, nas políticas públicas.

Objetivos

  • Conhecer algumas das áreas de prática da Mediação.
  • Fazer distinções entre aspectos práticos e procedimentais de cada área e identificar suas particularidades.
  • Conhecer instrumentos ligados às questões coletivas e sua articulação com a Mediação.
  • Visitar as contribuições multidisciplinares ao instituto.

Simulações

O módulo teórico finaliza com a dramatização de casos, articulando a teoria oferecida no primeiro segmento com a aplicabilidade visitada no segundo. Essa articulação teórico-prática, além de preparar para o atendimento de casos reais, oferece concretude ao percurso teórico e se mostra suficiente para alguns profissionais que desejam ampliar habilidades para o diálogo – pessoal e funcional – e não necessariamente atuar como mediadores.

O número de casos elencados para esse momento do curso possibilita que todos os alunos experimentem o lugar de mediadores, mediandos e observadores. Cada uma dessas posições proporciona uma natureza distinta de aprendizagem, destacada nas reflexões que acompanham as simulações.

Objetivos

  • Articular a prática com o aprendizado teórico do segmento anterior e com leituras teóricas relativas aos casos simulados.
  • Dramatizar as etapas do processo para apreender a estrutura e os objetivos de cada momento.
  • Permitir a particular construção do lugar de mediador com base em diferentes inserções – mediador, co-mediador e observador.
  • Vivenciar, por meio da dramatização de papéis, o lugar das partes envolvidas no conflito, suas angústias e discursos.
  • Auxiliar no aprendizado do manejo de eventuais impasses e impedimentos éticos.

Conteúdo Programático

DATAS HORÁRIO TEMAS DE AULA PROFESSORES SÍNTESE DO CONTEÚDO A SER DESENVOLVIDO

17.08.18 sexta

 

Aula extra 8:30 – 9:00 Distribuição do material didático Assistente de ensino Distribuição do material didático. 
Aula 1
9:00 – 10:30
Dinâmicas de apresentação Tania Almeida Apresentações pessoais, do material didático e da dinâmica do curso.
10:30 – 11:00 Intervalo    
Aula 2
11:00 – 12:30
Contextualização: Século XXI e ADRs; Sistema Multiportas (SMP); Métodos Híbridos Augusto Barros de Figueiredo Visão panorâmica dos Métodos Alternativos/Adequados de Solução de Conflitos – MASC, e sua consonância com o Século XXI.
12:30 – 14:00 Intervalo    
Aula 3
14:00 – 15:30
O Processo de Mediação Samantha Pelajo

Mia Reis

Princípios Norteadores. Mediação Judicial e Extrajudicial. Mediação Pré-processual e Incidental.
15:30 – 16:00 Intervalo    
Aula 4
16:00 – 18:00
Questões controvertidas ligadas à regulamentação legal da Mediação; Mudanças culturais Fernanda Levy O novo projeto do CPC. A lei de Mediação.
18.08.18 sábado Aula extra 8:30 – 9:00 Neurociência Tania Almeida Algumas contribuições da Neurociência para a tomada de decisões. 
Aula 5
9:00 – 10:30
processo de Mediação – passo a passo; a base no quadrante de negociação de Harvard Tania Almeida Pré-Mediação e sua importância no curso da Mediação; material informativo; articulação com a postura do mediador e com as técnicas; Discurso de Abertura e a formalização da Mediação – documentação pertinente; articulação com a postura do mediador e com as técnicas.
10:30 – 11:00 Intervalo    
Aula 6
11:00 – 12:30
processo de Mediação – passo a passo; articulação com a caixa de ferramentas utilizada na Mediação Tania Almeida Relato das Histórias – os procedimentos e as técnicas de comunicação e sua articulação com a postura do mediador.
12:30 – 14:00 Intervalo    
Aula 7
14:00 – 15:30
processo de Mediação – passo a passo; articulação com a caixa de ferramentas utilizada na Mediação Tania Almeida Construção da agenda, ampliação de alternativas e eleição de opções – os procedimentos e as técnicas de negociação e sua articulação com a postura do mediador; Negociação distributiva e Negociação retributiva.
15:30 – 16:00 Intervalo    
Aula 8
16:00 – 18:00
processo de Mediação – passo a passo; finalização Tania Almeida Encerramento da Mediação – formalidade e informalidade; redação do acordo; encaminhamentos; Arquivamento de dados; Apresentação de DVD – Mediação de Conflitos.
DATAS HORÁRIO TEMAS DE AULA PROFESSORES SÍNTESE DO CONTEÚDO A SER DESENVOLVIDO
31.08.18 sexta Aula extra 8:30 – 9:00 Tema correlato aos assuntos do dia, anunciado na semana que antecede a aula DVD Filme: Mediação de Conflitos – Questão Societária em Empresa Familiar. 
Aula 9
9:00 – 10:30
Consolidação de conhecimentos Tania Almeida Revisão de conteúdo; comentários aos relatórios e ampliação da caixa de ferramentas.
10:30 – 11:00 Intervalo    
Aula 10
11:00 – 12:30
Interdisciplinaridade e Mediação – Epistemologia e a caixa de ferramentas utilizada na Mediação; a contribuição de diferentes disciplinas – Comunicação, Sociologia, Filosofia, Psicologia; Negociação e Direito. Tania Almeida Contextualização da transdisciplinaridade da Mediação; Novos paradigmas – visão sistêmica, linguagem e construcionismo social.
12:30 – 14:00 Intervalo    
Aula 11
14:00 – 15:30
O Mediador e o seu Código de Ética Marcelo Girade Princípios éticos e atuação segundo CPC e lei de Mediação. Dilemas éticos.
15:30 – 16:00 Intervalo    
Aula 12
16:00 – 18:00
Apresentação de vídeo para reflexão e análise Tania Almeida A Oficina – vídeo exemplificativo (UNB) do processo de Mediação; identificação dos procedimentos e técnicas; análise do processo de diálogo.
01.09.18 sexta Aula extra 8:30 – 9:00 Tema correlato aos assuntos do dia, anunciado na semana que antecede a aula DVD Filme: A Guerra dos Roses. Mapeamento do Conflito. 
Aula 13
9:00 – 10:30
Conflito – generalidades; aspectos sociais e psicológicos Wanderley Jacob Construção, mapeamento, manejo e escalada; Conflito como forma de vínculo ou oportunidade de mudança.
10:30 – 11:00 Intervalo    
Aula 14
11:00 – 12:30
Sensibilidade do Mediador Marcel Gottlieb O lugar de condutor na Mediação.
12:30 – 14:00 Intervalo    
Aula 15
14:00 – 15:30
Mediação Comunitária Glaucia Foley Experiências brasileiras com mediação comunitária
15:30 – 16:00 Intervalo    
Aula 16
16:00 – 18:00
Advogados e especialistas na Mediação. Práticas Colaborativas Olivia Fürst O papel do advogado na Mediação e a importância do conhecimento sobre SMP; Advocacia Colaborativa; A participação de outros especialistas na Mediação.
DATAS HORÁRIO TEMAS DE AULA PROFESSORES SÍNTESE DO CONTEÚDO A SER DESENVOLVIDO
14.09.18 sexta Aula extra 8:30 – 9:00 Pesquisa Piloto em Mediação Barbara Musumeci Dados estatísticos da prática judiciária. 
Aula 17
9:00 – 10:30
Consolidação de conhecimentos Tania Almeida Revisão de conteúdo – comentários aos relatórios.
10:30 – 11:00 Intervalo    
Aula 18
11:00 – 12:30
Mediação no Judiciário Claudia Ferreira A Mediação no Sistema Jurídico Brasileiro
12:30 – 14:00 Intervalo    
Aula 19
14:00 – 15:30
Mediação na Administração Pública. Consensualidade e poder Público: advocacia Pública e Privada em colaboração Letícia Botelho Laone Lago Administração Pública Dialógica. Interesse Público revisitado. Novas possibilidades interacionais: Público + Privado
15:30 – 16:00 Intervalo    
Aula 20
16:00 – 18:00
Mediação Socioambiental Alexandre Assed Tania Almeida Questões legislativas. Dinâmica de Condução – Casos nacionais
15.09.18 sábado Aula extra 8:30 – 9:00 Práticas Restaurativas DVD Burning Bridges – Mediação Penal. 
Aula 21
9:00 – 10:30
Mediação Corporativa Claudia Grosman A Mediação nas empresas – diferentes possibilidades e alcances.
10:30 – 11:00 Intervalo    
Aula 22
11:00 – 12:30
Desenho de Sistemas de Disputas Mariana Freitas de Souza O uso das diversas formas de resolução de conflitos dentro do ambiente corporativo.
12:30 – 14:00 Intervalo    
Aula 23
14:00 – 15:30
Mediação Familiar Samantha Pelajo Tania Almeida Divórcios, sucessões e empresas familiares; Guarda Compartilhada; Alienação Parental.
15:30 – 16:00 Intervalo    
Aula 24
16:00 – 18:00
Justiça Restaurativa
Mediação Restaurativa
Cristina Assumpção Histórico, Conceito, Princípios e Aplicabilidade;
Os formatos conversacionais de Círculo, Conferência e Mediação, com enfoque no diferencial entre a Justiça Restaurativa e a Mediação.
DATAS HORÁRIO TEMAS DE AULA PROFESSORES SÍNTESE DO CONTEÚDO A SER DESENVOLVIDO
28.08.18 sexta Aula extra 8:30 – 9:00 Mediação Escolar Monica Lobo Mediação Escolar – Disciplina retributiva e disciplina restaurativa. 
Aula 25
9:00 – 10:30
Consolidação de conhecimentos Tania Almeida Revisão de conteúdo; comentários aos relatórios e ampliação da caixa de ferramentas.
10:30 – 11:00 Intervalo    
Aula 26
11:00 – 12:30
Facilitação de diálogos para a construção de consenso em questões ambientais e em políticas públicas Rafael Almeida Processos inclusivos e colaborativos, estudo de caso.
12:30 – 14:00 Intervalo    
Aula 27
14:00 – 15:30
Comunicação Não-Violenta Dominic Barter Articulação da comunicação não violenta com a proposta da Mediação de Conflitos.
15:30 – 16:00 Intervalo    
Aula 28
16:00 – 18:00
Comunicação Não-Violenta Dominic Barter Articulação da comunicação não violenta com a proposta da Mediação de Conflitos.
29.09.18 sábado Aula extra 8:30 – 9:00 Tecnologia da Informação e Propriedade Intelectual Gilberto Martins de Almeida A Mediação nas áreas de TI e PI. 
Aula 29
9:00 – 10:30
Exercícios visando à prática – em dupla Tania Almeida Exercícios.
10:30 – 11:00 Intervalo    
Aula 30
11:00 – 12:30
Exercícios visando à prática – em trio Tania Almeida Exercícios
12:30 – 14:00 Intervalo    
Aula 31
14:00 – 15:30
Exercícios visando à prática – em trio Tania Almeida Exercícios
15:30 – 16:00 Intervalo    
Aula 32
16:00 – 18:00
Preparo para a Prática Simulada Montagem das equipes e do cronograma de atendimento Tania Almeida Identificação dos benefícios e dos custos da prática simulada; Norteadores de participação, para o período da prática simulada. Distribuição dos mapas de acompanhamento da prática simulada.
DATAS HORÁRIO TEMAS DE AULA PROFESSORES SÍNTESE DO CONTEÚDO A SER DESENVOLVIDO
05.10.18 sexta Aula extra 8:30 – 9:00 Mediação Comunitária Vânia Izzo  Projeto MEDIARE – Núcleo de Mediação Comunitária do Vidigal.
Aula 33
9:00 – 10:30
Diferentes modelos teórico-práticos em Mediação. Cabimento e adeqüabilidade. Wanderley Jacob Mediação para Acordos; Mediação Transformativa; Modelo Circular-Narrativo; Mediação Narrativa; Mediação Facilitativa e Avaliativa.
10:30 – 11:00 Intervalo    
Aula 34
11:00 – 12:30
Caso I Tania Almeida Tema: Um caso de vizinhança (Inquilino e Proprietária)
12:30 – 14:00 Intervalo    
Aula 35
14:00 – 15:30
Caso II Tania Almeida Tema: Divórcio
15:30 – 16:00 Intervalo    
Aula 36
16:00 – 18:00
Consolidação de conhecimentos Plenária Tania Almeida Revisão de conteúdo; comentários aos relatórios e ampliação da caixa de ferramentas.
06.10.18 sábado Aula extra 8:30 – 9:00 A Mediação nas áreas de Arte e Cultura Gilberto Martins de Almeida  Panorama de casos e possibilidades de aplicabilidade.
Aula 37
9:00 – 10:30
Caso III Tania Almeida Tema: Guarda Compartilhada
10:30 – 11:00 Intervalo Tania Almeida   
Aula 38
11:00 – 12:30
Caso IV Tania Almeida Tema: Sucessão em união homoafetiva
12:30 – 14:00 Intervalo Tania Almeida   
Aula 39
14:00 – 15:30
Caso V Tania Almeida Tema: Questão condominial – avaria de veículo
15:30 – 16:00 Intervalo Tania Almeida   
Aula 40
16:00 – 18:00
Plenária Tania Almeida Compartilhamento do aprendizado entre os grupos das simulações.
DATAS HORÁRIO TEMAS DE AULA PROFESSORES SÍNTESE DO CONTEÚDO A SER DESENVOLVIDO
19.10.18 sexta Aula extra 8:30 – 9:00 Fórum: Constelação Familiar DVD Constelação Familiar e Mediação 
Aula 41
9:00 – 10:30
Caso VI Tania Almeida Olivia Fürst Tema: Divórcio envolvendo duas culturas
10:30 – 11:00 Intervalo  
Aula 42
11:00 – 12:30
Caso VII Tania Almeida Tema: Duas mães em disputa de guarda
12:30 – 14:00 Intervalo    
Aula 43
14:00 – 15:30
Caso VIII Tania Almeida Tema: Conflito interno na empresa – gerente e funcionário
15:30 – 16:00 Intervalo    
Aula 44
16:00 – 18:00
Plenária Tania Almeida Compartilhamento do aprendizado entre os grupos das simulações.
20.10.18 sábado Aula extra 8:30 – 9:00 Programa brasileiro de Práticas Restaurativas DVD Filme: Justiça para o Século XXI.  
Aula 45
9:00 – 10:30
Caso IX Tania Almeida Tema: Mudança na administração societária (duas gerações)
10:30 – 11:00 Intervalo    
Aula 46
11:00 – 12:30
Caso X Tania Almeida Tema: Franquia entre amigos
12:30 – 14:00 Intervalo    
Aula 47
14:00 – 15:30
Caso XI Tania Almeida Tema: Restabelecimento das relações comerciais entre cliente e fornecedor
15:30 – 16:00 Intervalo    
Aula 48
16:00 – 18:00
Encerramento Tania Almeida Avaliações, apresentação dos programas institucionais e identificação de participação

COORDENAÇÃO DO CURSO

Tania Almeida – Diretora do MEDIARE

http://lattes.cnpq.br/2031266502707890

Médica. Mestre em Mediação de Conflitos. Pós-graduada em Sociologia e Gestão Empresarial. Accredited Mediator do CEDR e do ICFML-IMI. Diretora Presidente do MEDIARE. Short Term Consultant da equipe de Mediação do Internal Just System do Banco Mundial – Latin American Pilot Program. Mediadora Judicial Sênior do TJRJ.

Em Mediação, fez cursos de extensão nas seguintes áreas: Teoria e Ferramentas do Harvard Negotiation Project; Empresas e Família; Escolas, Comunidades e Saúde; Comércio Internacional e Propriedade Intelectual; Dispute Boards e Práticas Restaurativas; Construção de Consenso e Meio Ambiente; Práticas Colaborativas e Mediação Transformativa. Especialização em Terapia de Família, Neuropsiquiatria e Psicanálise.. Docente e Co-Organizadora do Curso de Mediação e Resolução Pacífica de Conflitos em Segurança Cidadã – PNUD e Secretaria Nacional de Segurança Pública. Facilitadora nacional do processo de Construção de Consenso da pesquisa sobre Resolução Alternativa de Disputas no Brasil, coordenada pela Escola de Direito da Universidade Saint Thomas – MN. Coordenadora da equipe MEDIARE no Projeto Piloto em Mediação de Conflitos da DPGE RJ e do TJRJ – JECrim e da I e II Varas de Família da Barra da Tijuca. Coordenadora dos Programas de Docência e Supervisão do MEDIARE. No CONIMA participou da Comissão Redatora do Código de Ética e do Regulamento Modelo para a prática da Mediação. Membro da Comissão Redatora do Código de Ética do FONAME. Integrante da Comissão de Mediação da OAB-RJ. Participação em Congressos internacionais e nacionais, na qualidade de palestrante, com apresentação de trabalhos. Publicações recentes: Mediação de Conflitos: para iniciantes, praticantes e docentes. Co- coordenação da obra. Ed. Juspodivm. São Paulo: 2016. Caixa de Ferramentas em Mediação: aportes práticos e teóricos. São Paulo: Editora Dash, 2014. A Mediação de Conflitos em Casos Concretos. In Negociação, Mediação e Arbitragem. Coautoria com Samantha Pelajo. São Paulo: Editora Método, 2013. Tribunal Multiportas – investindo no capital social para maximizar o sistema de solução de conflitos no Brasil. Org. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012. Construção de Consenso: um instrumento contemporâneo e democrático para formatação de políticas públicas. Coautoria com Rafael Almeida. In Aspectos atuais sobre a Mediação e outros métodos extrajudiciais de resolução de conflitos. Rio de Janeiro: GZ Editora, 2012.

PROFESSORES CONVIDADOS

Alexandre Assed

Graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. Realizou sua pós-graduação em Direito Ambiental pela Universidade de São Paulo – USP. É sócio do escritório de advocacia Mariz & Assed Advogados, advogando nas áreas civil e ambiental. Integra o corpo docente da PUC-Rio, lecionando Direito Ambiental, Processo Civil, Métodos Extrajudiciais de Resolução de Conflitos e orientando as atividades do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), do qual é também coordenador-adjunto. É ainda Supervisor Técnico do Posto Avançado do PROCON da PUC-Rio. Completou o Módulo Teórico do curso de Mediação de Conflitos do MEDIARE – Cursos Técnicos e Gerenciais, sendo hoje Coordenador do setor de meio ambiente e membro dos Setores Empresarial e Civil dessa Instituição, assim como do Grupo Interdisciplinar de Mediação de Conflitos (GIMEC) da PUC-Rio.

Bárbara Musumeci Mourão

Mestre em Antropologia Social pelo PPGAS – UFRJ, doutora em Sociologia pelo IUPERJ, com pós doutorado em Ciências Sociais pela École de Hautes etudes en Sciences Sociales, é autora de diversos livros sobre violência e gênero, como Mulheres Invisíveis: violência conjugal e novas políticas de segurança (Civilização Brasileira, 1999) e Mulheres Policiais: presença feminina na Polícia Militar do Rio de Janeiro (com Leonarda Musumeci) (Civilização Brasileira, 2005), entre outros. É autora também de livros sobre mediação de conflitos, tais como Mediação de Conflitos nas UPPs: noticias de uma experiência (CESeC, 2016) e Entre quatro paredes: mediação de conflitos no Sistema de Justiça do Rio de Janeiro (CESeC/Instituto MEDIARE, 2017). Foi subsecretária adjunta de Segurança Pública, presidente do Conselho de Segurança da Mulher e subsecretária de Segurança da Mulher do Estado do Rio de Janeiro. Foi, ainda, pesquisadora da Fundação Ford junto ao Vera Institute of Justice, em Nova Iorque. Desde 2001, é uma das coordenadoras do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, da Universidade Candido Mendes e, desde 2014, atua como mediadora judicial no IV JECRIM – Leblon.

Claudia Frankel Grosman

Mediadora profissional e negociadora estratégica em gestão de conflitos. Certificada pelo ADR Group (Londres) e IMI International Mediation Institute e InstitutoFamiliae/Mediativa. Integra o painel de mediadores de várias instituições nacionais e do CPR International Institute for Conflict, Prevention & Resolution. Advogada com MBA no INSPER. Docente e Supervisora da Prática de Mediação no Instituto Mediativa e professora convidada do Mediare no RJ. Integrante do Comitê de Gestão de Métodos Extrajudiciais e Solução de Conflito do Sinduscon- SP, Cocoordenadora do grupo de estudos de Mediação empresarial privada do Comitê Brasileiro de Arbitragem, GEMEP | CBAR. Conselheira do Centro de Solução de Disputas, CSD-PI e Diretora da Câmara de Mediação, CMed-ABPI, da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual. Coautora e coorganizadora do Livro Mediação no Judiciário: Teoria na Prática, Prática na Teoria, Editora Primavera, 2011, coautora do Dicionário de Direito de Família, seção Métodos Alternativos de Solução de Conflitos, Editora Atlas 2015, coautora do Livro Conciliação e Mediação, ensino em construção, IPAM e ENFAM 2016, coautora do Livro Mediação de Conflitos para iniciantes, praticantes e docentes, Editora JusPODIVM, 2016.

Claudia Maria Ferreira Souza

Psicóloga, terapeuta de família, mediadora judicial sênior certificada pelo TJERJ, com especialização em mediação transformativa pelo Institut for the Study of Conflict Transformation. Mestranda em Mediação de Conflitos pelo Institut Universitaire Kurt Bosch – AR e pós-graduada em Didática do Ensino Superior. Membro do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJRJ – NUPEMEC do TJRJ e da Subcomissão de Coordenação Especializada de Métodos Autocompositivos (COEMA), como Coordenadora de Comunicação e Desenvolvimento de Projetos. Coordenadora do Centro de Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Fórum Central. Membro do corpo de supervisores de mediação do NUPEMEC. Organizadora e Instrutora dos cursos de Mediação, Conciliação e Negociação de Conflitos, dentre outros, da EMERJ e ESAJ. Organizadora e Instrutora dos cursos de Mediação Comunitária direcionado aos policiais lotados nas UPPs em convênio firmado entre o TJRJ e Governo do Estado. Organizadora e Instrutora do programa de Mediação Escolar destinado a professores e funcionários da rede pública estadual e privada de ensino.

Cristina Telles Assumpção

Lates: http:lattes.cnpq.br/0639399050711261

Fonoaudióloga graduada pela Escola Paulista de Medicina. Mestre em Distúrbios da Comunicação pela PUC-SP. Terapeuta familiar sistêmica e Mediadora de Conflitos formada pelo Instituto Familiae, com extensão em Justiça Restaurativa pela Escola Paulista da Magistratura. Integrante da Equipe de capacitação “Justiça em Círculo”, do grupo de Mediação Educacional e sócia fundadora do Mediativa – Instituto de Mediação Transformativa. Coordenadora de Projetos de implementação da Justiça Restaurativa junto à Secretarias de Educação, Secretaria de Reforma do Judiciário, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Fundações de Ensino. Atua como capacitadora de facilitadores de práticas restaurativas e mediadores transformativos. Autora de artigos na área.

Dominic Barter

Referência internacional em Justiça Restaurativa e em Comunicação Não-Violenta. Colaborador no design de tecnologias sociais de diálogo e parceria, com foco nos campos de educação, justiça, cultura e mudança social. Precursor dos Círculos Restaurativos no Brasil desde sua origem nos morros cariocas nos anos 90; desenvolveu a capacitação de dois dos três projetos pilotos em Justiça Restaurativa para a Secretaria da Reforma do Judiciário do Ministério de Justiça, o PNUD e as Secretarias de Educação de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Orienta grupos na construção de sistemas restaurativas em diversos estados brasileiros, como em mais 45 países, mais recentemente em sistemas educacionais nos Estados Unidos, zonas de guerra na África e Varas de Família da Coréia do Sul. Atuou como primeiro orientador do programa de mediação nas UPPs, para o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Dirigiu o programa Restauração de Diálogos para a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, implantando sistemas restaurativos e dinâmicas empáticas em escolas estaduais. Liderou a implementação de sistemas restaurativos no DEGASE. Atualmente colabora no desenvolvimento de novas formas de escola fundamentada no convívio e na inteligência relacional, como parceiro do Espaço Beta. Colega de longa data do Dr. Marshall Rosenberg, serviu como presidente do conselho diretor do Centro Internacional de Comunicação Não-Violenta, com sede nos Estados Unidos. Como pai de uma carioca de 17 anos, é lembrado diariamente quanto aos limites do seu entendimento sobre conflito e mediação.

Fernanda Levy

É mediadora privada, sócia-fundadora do Instituto D´accord de Mediação e Consultoria em gestão de conflitos. Possui formação em mediação pela “Maestría em Mediación y Negociación” do Institut Universitaire Kurt Bösch (Buenos Aires – Suíça) e é mediadora civil e comercial certificada por ADR Group (Londres) e pelo IMI International Mediation Institute. Desde 2002, atua como mediadora em diversos casos envolvendo questões familiares, sucessórias e em disputas comerciais e civis, especialmente em empresas familiares do setor de construção civil, têxtil e vestuário. Integra o painel de mediadores das principais instituições de mediação do país. Advogada colaborativa em São Paulo, possui quase trinta anos de experiência em gestão de conflitos. Doutora e Mestre em Direito pela Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP, Levy é autora dos livros “Guarda de filhos- os conflitos no exercício do poder familiar” (Atlas, 2008) e “Cláusulas escalonadas: A mediação comercial no contexto da arbitragem” (Saraiva, 2013) e de artigos sobre o tema. Levy leciona Direito Civil, Mediação e Arbitragem em várias universidades, com destaque para o curso de pós-graduação da PUC/SP. Secretária geral (2009-2015) e atual vice-presidente do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem-CONIMA (2015-17), Conselheira da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia e integra o Comitê de Mediação da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da Ciesp/Fiesp.

Gilberto Martins de Almeida

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4113895U9

Membro do Conselho Consultivo do MEDIARE. Co-Coordenador dos setores temáticos Empresarial e Sociedades Familiares, no MEDARE. Mestre em Direito Econômico pela USP. Consultor das Nações Unidas (UNCITRAL, UIT, OMPI, UNDESA, UNODC) e de outros organismos internacionais. Professor na PUC/RJ (desde 1996), e em outras universidades, no Brasil e no exterior. Fundador de Martins de Almeida – Advogados, escritório especializado em direito empresarial. Fundador do Instituto de Direito e Tecnologia. Colaborador na elaboração de leis no Brasil (Código do Consumidor, Lei do Software, Marco Civil da Internet) e em outros países. Ex- Executivo Jurídico da IBM, no Brasil e nos EUA. Autor de publicações no Brasil e no exterior. Instrutor de cursos sobre Compliance e sobre Código de Ética. Membro do Conselho Consultivo do Cybercrime Research Institute, em Colônia (Alemanha) e do Together against Cybercrime, em Estrasburgo (França). Co-Chairman do Comitê de Comércio Eletrônico da Câmara de Comércio Internacional (CCI) no Brasil. Mediador aceito pelo Ministério da Cultura. Árbitro aceito por diferentes entidades, no Brasil e no exterior.

Claudia Falsarella Foley

Graduada em Direito pela PUC-SP e Mestre em Direito pela Universidade de Brasília. Realizou pesquisasnaqualidadedeVisitingScholarjuntoaUniversidadedeWisconsin- Madison–EUA e a Universidade de Essex – UK. É Juíza titular do Juizado Especial Criminal de Taguatinga e Coordenadora do Programa Justiça Comunitária do TJDF. Recebeu a Medalha MárcioTomaz Bastos de Acesso à Justiça, Ministério da Justiça – 2014 e foi ganhadora do Prêmio Innovare pelo Programa Justiça Comunitária, Dezembro de 2005.

Laone Lago

Doutorando em Sociologia e Direito, com ênfase em conflitos socioambientais, na Universidade Federal Fluminense – UFF, mestre em Direito e Políticas Pública pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, especialista em Advocacia Pública pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, professor de Direito Público no Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM, e no MEDIARE – consensualidade e Poder Público -, autor de livros e artigos na área pública, advogado colaborativo e consultor jurídico.

Letícia Botelho

Advogada da União lotada na Câmara de Conciliação e Mediação – RJ. Mediadora – Res. 125 CNJ. Pós-graduada em Direitos Humanos e Direito Internacional. Autora da tese monográfica: “Uma Releitura do papel institucional da AGU frente à tutela dos Direitos Humanos”. Autora do Enunciado n. 31 do Conselho da Justiça Federal, sobre ADVOCACIA PUBLICA COLABORATIVA. Idealizadora do Projeto “Engenharia Pro- Consenso” inaugurado em 2016 em parceria com a PGE/RJ. Idealizadora do Projeto “Diálogo e Consenso sobre Mediação na Administração Pública” em parceria com a Escola da AGU. Idealizadora, em parceria com Dr. Laone Lago, do Projeto pedagógico “consensualidade e Poder Público” para Advogados públicos e privados no instituto MEDIARE.

Marcel Gottlieb

Engenheiro, formado pela PUC-RJ em 1979, MBA na FGV em 2001. Amante da música clássica dedica-se exclusivamente à formação de plateia para óperas e concertos nos últimos 17 anos. As suas atividades incluem cursos semanais de ópera e música clássica em geral, palestras em escolas e em cursos específicos (de psicologia, pintura, vinho) e palestras motivacionais em empresas. Entre os lugares onde trabalha com regularidade, encontram-se: Casa do Saber, Clube Caiçaras, Joquei Clube, Venâncio Flores e outros. Possui um dos maiores acervos privados de música clássica no RJ com mais de quatro mil DVDs, LDs e CDs. Isto lhe permite comparar a mesma peça musical com diferentes maestros e cantores. Possui forte relacionamento com maestros, músicos, cantores e diretores de teatro do RJ, tendo ministrado palestras em conjunto com vários deles tais como: Ricardo Rocha (maestro), Ricardo Prado (maestro), Eliana Caminada (bailarina), Marcelo Verzoni (pianista), CaiqueBotkai (compositore diretor de teatro), Moacir Chaves (diretor de teatro), Andre Heller (produtor de óperas), Nelson Portela (barítono), Peter Gottlieb (barítono professor do Conservatório de Paris), Juliana Rodrigues (professora da UERJ), Rafael Fonseca (pesquisador) e Monica Waitzfelder (produtora de óperas). Temas frequentemente apresentados nas palestras: História da Música, História da Ópera, Vida e Obra de Compositores que Marcaram a História da Música: Beethoven, Mozart, Mahler, Gershwin e outros.

Marcelo Girade

Sócio-Diretor da M9GC Conflict Resolution Training. Graduado em História. Especialista em Administração Judiciária e em Psicologia Social. Mediador Avançado certificado pelo ICFML. Coordenador Nacional das Competições Regionais de Mediação Empresarial da CAMARB. Co-autor do Manual de Mediação Judicial.

Mariana Freitas de Souza

Advogada e Mediadora. Formada em Direito pela UERJ e Mestre em Direito (LL.M) pela Tulane University, com especialização em ADRs. Sócia de PVS Advogados. Diretora de Mediação do CBMA. Professora de negociação, mediação e arbitragem da Universidade Candido Mendes, da EMERJ, da ESA e de cursos de pós-graduação. Coordenadora do Curso de Formação e Capacitação em Mediação Empresarial do CBMA. Vice-Presidente da Comissão de Mediação de Conflitos da OAB/RJ. Membro da Comissão de Arbitragem e da Comissão OAB Mulher da OAB/RJ. Membro da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem do IAB. Autora de artigos na área de ADRs. Vice-Presidente do ICFML. Mediadora Certificada ICFML. JAMS Weinstein International Fellow.

Mia Reis

Advogada. Especialista em Direito Processual Civil . Professora de Direito Processual Civil nos cursos de graduação e pós-graduação da PUC-Rio. Membro da Comissão de Mediação de Conflitos da OAB/RJ.

Monica Lobo

Psicóloga e pedagoga com especialização em Psicopedagogia e Terapia Familiar. Membro da equipe multidisciplinar de Práticas Colaborativas atuando como professora em cursos e seminários pelo Brasil. Coordenadora do Setor de Mediação Escolar do Mediare, realiza consultoria em escolas. Coautora dos livros “Psicopedagogia um enfoque sistêmico”, “História dramáticas–terapia breve para famílias e terapeutas”, “Além do paraíso” e “Minha família e meu dinheiro”.

Olivia Fürst

Advogada Colaborativa e Mediadora de Conflitos / Autora da prática vencedora do Prêmio Innovare 2013 na Categoria Advocacia com o texto “Práticas Colaborativas no Direito de Família” / Cofundadora e Diretora Executiva do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas/Supervisora de Mediação, Docente e Coordenadora do setor de Práticas Colaborativas do MEDIARE – Diálogos e Processos Decisórios / Presidente da Comissão Especial de Práticas Colaborativas da OAB-RJ / Associada a International Academy of Collaborative Professionals (IACP) / Foi mediadora e observadora do Programa de Indenização do Voo 447 (PI 447) – programa eletivo de negociação e mediação que proporcionou a indenização dos familiares das vítimas do acidente aéreo com o voo Air France 447 (2009-2011) / Associada ao Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM / Professora de Mediação e Práticas Colaborativas em diferentes instituições (PUC-Rio, FGV, Mediare, Instituto Brasiliense de Direito Público dentre outras) / Autora de diversos artigos em publicações especializadas / Capacitada em Mediação de Conflitos pelo MEDIARE e pelo TJ/RJ (2009) / Experiência em escritórios de contencioso civil e de família/ Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com ênfase em Relações Internacionais.

iro (PUC-Rio), com ênfase em Relações Internacionais.

Rafael Alves de Almeida

Doutor em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, pelo Instituto de Economia da UFRJ. Coordenador da pós-graduação lato sensu da FGVDIREITORIO. LL.M em International Business Law pela London School of Economics and Political Science – LSE. Mestre em Regulação e Concorrência pela UCAM. Formado pela Escolada Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ. Bacharel em Direito pela UFRJ e em Economia pela UCAM. Advogado. Coordenador do MBA Executivo em Gestão e Business Law– FGV Online. Membro do Conselho Diretor do MEDIARE – Diálogos e Processos Decisórios. Membro do Corpo Permanente de Mediares e Árbitros da Câmara FGV de Mediação e Arbitragem. Membro da International Society for Ecological Economics. Membro da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica. Membro das Comissões de Mediação e de Relações Internacionais da OAB-RJ. Presidente honorário da LSE Brazilian Alumni Association.

Samantha Pelajo

http://lattes.cnpq.br/4800744002765511

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Mediadora formada pelo MEDIARE, certificada pelo ICFML e pelo TJRJ (mediadora sênior). Advogada colaborativa nas áreas familiar e sucessória. Mestre em Mediação de Conflitos pelo IUKB e mestranda em Sociologia e Direito pela UFF. Conselheira da OABRJ. Presidente da Comissão e da Câmara de Mediação de Conflitos da OABRJ. Professora agregada do Departamento de Direito da PUC-Rio. Cofundadora e Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Mediação de Conflitos (GIMEC) da PUC-Rio. Conselheira Consultiva do Instituto MEDIARE. Cocoordenadora do Setor Família e Sucessões do Instituto MEDIARE. Participante do Painel de Mediadores da CAMARB, da CATERJ, do CBMA, da FGV e do MEDIARE. Coautora dos livros “Negociação, Mediação e Arbitragem: curso básico para programas de graduação em Direito”– GEN Método, “Arbitragem e Mediação: temas controvertidos” – GEN Forense e “Mediação de Conflitos: paradigmas contemporâneos e fundamentos para a prática” – Imprensa Livre. Coautora do “Manual de Mediação de Conflitos para Advogados: escrito por advogados” – Ministério da Justiça. Coordenadora e Coautora do livro “Mediação no Novo Código de Processo Civil” – GEN Forense e do livro “Mediação de Conflitos: para iniciantes, para praticantes e para docentes”. Ed. Juspodivm: São Paulo, 2016.

Vânia Izzo de Abreu

Psicóloga com especialização em psicologia clínica e jurídica pelo Conselho Regional de Psicologia/RJ. Terapeuta de Família e Casal. Mediadora, integra o Corpo de Mediadores do MEDIARE, sua equipe docente e de supervisores e a Coordenação do Setor de Mediação Comunitária. Participa de seus Setores de Práticas Colaborativas, Docência, Família, Escolar e de Políticas Públicas. Mediadora sênior pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e mediadora do Tribunal de Ética e da Comissão de Mediação da OAB/RJ. Capacitada em Práticas Colaborativas no Direito de Família pelo IACP. Facilitou o Grupo Temático de ONG’s do processo de Construção de Consenso da pesquisa sobre Resolução Alternativa de Disputas no Brasil, coordenada pela Escola de Direito da Universidade Saint Thomas–MN. Participou do Curso de Formação de Multiplicadores em Mediação e Arbitragem, Programa CACB/BID/SEBRAE. Pós-Graduada com especialização na Prevenção da Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo. Elaborou e implementou projetos na Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência– ABRAPIA e no Instituto Noos onde implantou e coordenou o Serviço 123Alô! – A voz da criança e do adolescente, versão childline brasileira.

Wanderley Jacob

Economista (UNICAMP). Capacitado e certificado em Mediação de Conflitos pelo MEDIARE. Coordenador adjunto do setor de Docência do MEDIARE. Cursos de extensão em Mediação Transformativa com Joseph Folger e Mediação Narrativa com Sara Cobb. Professor da disciplina Mediação: princípios norteadores das escolas linear, transformativa e circular narrativa do Curso de Extensão em Meios Consensuais de Solução de Conflitos: Mediação e Conciliação – PUC/ RJ, Edição2015. Atuou na área de Recursos Humanos em empresa multinacional do segmento Petrolífero por mais de 35 anos, responsável por recrutamento e seleção, departamento pessoal, comunicação e políticas internas, remuneração, treinamento, desenvolvimento e relações trabalhistas. Coautor do livro “Mediação de Conflitos: para iniciantes, para praticantes e para docentes”. Ed. Juspodivm: São Paulo, 2016.

II. PRÁTICA DE SITUAÇÕES REAIS COM SUPERVISÃO AO VIVO

É entendimento mundial que a prática de situações reais com supervisão ao vivo deva integrar os programas de capacitação de mediadores. O MEDIARE segue essa premissa e oferece, em modo contínuo, equipes de prática supervisionada.

A entrada neste segmento da capacitação somente pode se dar após a finalização do curso teórico, mas não necessariamente na sua sequência.

Os convênios com instituições públicas e órgãos não governamentais viabilizam a prática supervisionada dos alunos em capacitação, que ocorre com supervisão presencial. Cada supervisor trabalha um grupo limitado de alunos e lhes oferece atenção individualizada.

O MEDIARE não condiciona a certificação como mediador ao cumprimento exclusivo da carga horária na prática supervisionada (100h), mas, especialmente, ao aprimoramento e aquisição de competências, expressas em uma planilha distribuída para os alunos e avaliada por supervisor e supervisionando ao final do atendimento de cada caso.

De ocorrência quinzenal e com duração aproximada de um ano e meio a dois anos – 6h/mês (três horas para cada atendimento) – a prática supervisionada congrega norteadores próprios de ocorrência, compartilhados com cada profissional aluno antes de sua inscrição, com vistas a viabilizar adesão às premissas propostas.

Objetivos

  • Aprimorar e adquirir habilidades para atuar como mediador ou como terceiro imparcial na facilitação de diálogos.
  • Identificar um estilo pessoal de atuação e aprimorá-lo.
  • Vivenciar, no espaço protegido da supervisão, as etapas do processo de Mediação, seus procedimentos e impasses.
  • Aprimorar habilidades para atuação em dupla (interdisciplinar) e em equipe.
  • Articular uma base teórica pertinente a cada tipo de caso atendido.
  • Promover estudo de casos e identificar a possibilidade de generalização do aprendizado.
  • Capacitar-se como mediador de conflitos.

Tania Almeida – Diretora do MEDIARE

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Docente, Consultora e Pesquisadora em Mediação de Conflitos e em Facilitação de Diálogos. Fundadora do Sistema MEDIARE – MEDIARE Diálogos e Processos Decisórios, MEDIARE Cursos Técnicos e Gerenciais e Instituto MEDIARE. Médica. Mestre em Mediação de Conflitos. Pós Graduada em Neuropsiquiatria, Sociologia e Gestão Empresarial. Especialização em Terapia de Família e Psicanálise infanto-juvenil. Em mediação, fez cursos de extensão nas seguintes áreas: Teoria e Ferramentas do Havard Negotiation Project; Empresas e Família; Escolas, Comunidades e Saúde; Comércio Internacional e Propriedade Intelectual; Dispute Boards e Práticas Restaurativas; Construção de Consenso e Socioambiental; Práticas Colaborativas e Mediação Transformativa. Short Term Consultant da equipe de Mediação do Internal Just System do Banco Mundial – Latin American Pilot Program. Docente e Co-Organizadora do Curso de Mediação e Resolução Pacífica de Conflitos em Segurança Cidadã – Projeto Piloto RJ coordenado pelo PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e SENASP – Secretaria Nacional de Segurança Pública. Facilitadora nacional do processo de Construção de Consenso da pesquisa sobre Resolução Alternativa de Disputas no Brasil, coordenada pela Escola de Direito da Universidade Saint Thomas – MN. Coordenadora da equipe MEDIARE no Projeto Piloto em Mediação de Conflitos desenvolvido pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro e pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJERJ) – Juizado Especial Criminal (JECrim) e I e II Varas de Família da Barra da Tijuca. Bolsista do ICAR-OEA (Institut for Conflict Analisys and Resolution – Organizations of American States) para estudos e análise de resolução de conflitos na América Latina. Coordenadora dos Programas de Docência e Supervisão do MEDIARE. No CONIMA – Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem – participou da Comissão Redatora do Código de Ética e do Regulamento – Modelo para a prática da Mediação (1997). Membro da Comissão Redatora do Código de Ética do FONAME – Fórum Nacional de Mediação. Integrante da Comissão de Mediação da OAB-RJ. Participação em Congressos internacionais e nacionais, na qualidade de palestrante, com apresentação de trabalhos. Autora de artigos publicados em livros nacionais e estrangeiros, periódicos e sites. Autora do Livro “Caixa de Ferramentas em Mediação: aportes práticos e teóricos”. Participante do Painel de Mediadores da CAM-CCBC, FIESP, CAMARB e CBMA.

Eva Jonathan

Psicóloga. Licenciada em Psicologia. Mestre em Psicologia Social (PUC-Rio). Realizou estudos de Doutorado na University of Kent at Caterbury. Capacitada e certificada em mediação de conflitos pelo MEDIARE e pela ENAM/UnB. Fez curso de extensão em Práticas Colaborativas no Direito de Família. Mediadora e Supervisora do MEDIARE, exerce a função de coordenadora adjunta em seu Setor de Mediação Comunitária; Mediadora Sênior do TJ/RJ e da OAB/RJ, Cofundadora e Mediadora do Grupo Interdisciplinar de Mediação de Conflitos da PUC-Rio. Como mediadora, atua principalmente com famílias, vizinhança e comunidades. Teve vasta experiência como pesquisadora (empreendedorismo e mediação de conflitos) e docente do Departamento de Psicologia da PUC-Rio Exerce atualmente a docência no Curso de Pós-Graduação (latu sensu) – Especialização em Psicologia Jurídica (PUC-Rio). Como convidada, leciona sobre o tema da mediação de conflitos em diversos cursos. Publicações: Reinventando minha história: adolescência em instituição de acolhimento. In: FERES-CARNEIRO, Terezinha (Org.), Família e casal: parentalidade e filiação em diferentes contextos. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Prospectiva, 2015, p. 205-220. (Coautora Lidia Levy); Mediação em comunidade carioca: uma parceria MEDIARE e Núcleo de Mediação Comunitária do Vidigal. Fórum Internacional Global Mediation Rio, Rio de Janeiro, 24-28 de novembro de 2014. (Coautoras Tania Almeida e Vania Izzo).; Mulheres empreendedoras: o desafio da escolha do empreendedorismo e o exercício do poder. Psicologia Clínica, vol. 23, n.1, 2011, p. 65-85.; Mal-estar contemporâneo e conflitos entre vizinhos. Revista Mal-estar e Subjetividade, Universidade de Fortaleza. Vol. XI, no 3, p. 1109-1126, set/2011(Coautores Lídia Levy, Luis Gustavo Grandinetti Castanho de Carvalho e Humberto Dalla Bernardina de Pinho).; Minha família é legal? A família no imaginário infantil. Revista Estudos de Psicologia, Campinas, vol. 27, n. 1, p. 49-56, jan./mar. 2010 (Coautora Lidia Levy).; Empreendedorismo feminino: tecendo a trama de demandas conflitantes.; Psicologia & Sociedade, v. 19, n. 1, p. 77-84, jan./abr. 2007. (seis últimas). Fluente em inglês, fala alemão.

Maria do Céu L. Battaglia

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Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – 2002. Terapia de Família Sistêmica pelo Instituto de Terapia de Família – 1998. Psicoterapia na Abordagem Centrada na Pessoa – CPP – 1987. Graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula – 1978. Certificação da primeira turma de mediadores do TJ – 2012. Formação MEDIARE em Mediação – 2000. Formação em Supervisão de Psicoterapia – Centro de Psicologia da Pessoa (CPP) –1989. Facilitação de Grupos – CPP- 1989. Supervisora MEDIARE. Mediação Defensoria Pública do Leblon. Mediação JECrim e Vara de Família do TJRJ Barra da Tijuca. Mediação Privada. Perita Assistente Técnica em Processos de Vara de Família. Professora convidada do Espaço Viver, SC e ARETÉ Instituto Brasileiro de Psicologia Centrada na Pessoa, ES. Psicoterapeuta Individual, Família e Casal. Publicações: Figueiredo, M. R. S. et al. Considerações prático-teóricas da atuação dos assessores jurídicos na mediação. In: Mediação no Novo Coddigo de Processo Civil, Rio de Janeiro, GEN Forense,2015; Battaglia, M. C. L. O que é família? Quem decide? In: Ladvocat, C., Diuana S. (Org). Guia de Adoção: no jurídico, no social, no psicológico e na família, São Paulo: Roca, 2014; Battaglia, M. C. L. Abordagem Centrada na Pessoa. In: Ladvocat C. (Org). Psicologia: Campo de Atuação, Teoria e Prática. Rio de Janeiro, Booklink, 2010; Battaglia, M. C. L. Carl Rogers e a Mediação de Conflitos. A Psicologia Humanista na Prática. Santa Catarina, Unisul, 2009; Battaglia, M. C. L. Roda de Conversa sobre Mediação de Conflitos. SAP/IPUSP. Serviço de Aconselhamento Psicológico 40 Anos de História. São Paulo, 2009; Battaglia, M. C. L. Roda de Conversa sobre Síndrome de Alienação Parental. SAP/IPUSP. Serviço de Aconselhamento Psicológico 40 Anos de História. São Paulo, 2009; Battaglia, M. C. L. Cartilha Passo a Passo na Mediação de Conflitos. Série Convivência Comunitária. NECVU, Rio de Janeiro, Booklink Publicações Ltda., 2007; Battaglia, M. C. L (2006). Mediação Escolar: Uma metodologia de aprendizado em administração de conflito. Disponível em http://www.encontroacp.psc.br/; http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=550. Acesso em 28 jan. 2016; Battaglia, M. C. L. Mediação de Casal e Família: uma intervenção em momentos de crise. IX Foro Internacional del Enfoque Centrado em la Persona, Argentina, Ed. Suarez, ISBN 987-9494-47-4, 2004.

Olivia Fürst

Advogada Colaborativa e Mediadora de Conflitos / Autora da prática vencedora do Prêmio Innovare 2013 na Categoria Advocacia com o texto “Práticas Colaborativas no Direito de Família” / Cofundadora e Diretora Executiva do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas / Coordenadora do setor de Práticas Colaborativas do MEDIARE – Diálogos e Processos Decisórios / Presidente da Comissão Especial de Práticas Colaborativas da OAB-RJ / Associada a International Academy of Collaborative Professionals (IACP) / Mediadora associada ao escritório Faleck & Associados – negociação estratégica, mediação de conflitos e demais métodos alternativos de resolução de disputas / Foi mediadora e observadora do Programa de Indenização do Voo 447 (PI 447) – programa eletivo de negociação e mediação que proporcionou a indenização dos familiares das vítimas do acidente aéreo com o voo Air France 447 (2009-2011) / Mediadora do Núcleo de Mediação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJERJ) / Associada ao Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM / Membro da Comissão de Mediação de Conflitos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio de Janeiro (OAB/RJ) / Professora de Mediação em diferentes instituições (FGV, Mediare, Instituto Brasiliense de Direito Público dentre outras) / Autora de diversos artigos em publicações especializadas / Capacitada em Mediação de Conflitos pelo MEDIARE e pelo TJ/RJ (2009) / Experiência em escritórios de contencioso civil e de família / Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com ênfase em Relações Internacionais.

Renata Fonkert

Psicóloga do Ministério da Saúde e consultório particular; especialista em terapia de família e casal; mediadora de conflitos familiares com formação e especialização em Mediação Familiar pela Fundación Interfas, Buenos Aires, e pelo Tribunal de Justiça do RJ; capacitada em Práticas Colaborativas no Direito de Família pelo IACP; capacitada em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo Interfaci, Houston Galveston Institute e Taos Institute; mediadora, docente e supervisora do MEDIARE; mediadora do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro; mediadora do Tribunal de Ética e da Comissão de Mediação da OAB/RJ; mediadora do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem; artigo publicado: “A Mediação Familiar: Recurso Alternativo a Terapia Familiar na Resolução de Conflitos em Famílias com Adolescentes”, 1999, em Schnitmann, D.F. e Littlejohn, S., em Novos Paradigmas em Mediação, Editora Artes Médicas.

Samantha Pelajo

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Mediadora. Advogada nas áreas de Direito de Família e Direito das Sucessões. Mestre em Mediação de Conflitos (Master Latino-americano Europeo en Mediación) pelo Institut Universitaire Kurt Bosch (Suíça) em convênio com a Universidad Católica de Salta (Argentina). Especialista em Direito Civil Constitucional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Formada em Mediação de Conflitos pelo MEDIARE. Graduada pela PUC-Rio. Docente em Mediação de Conflitos na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Membro fundador do Grupo Interdisciplinar de Mediação de Conflitos (GIMEC) da PUC-Rio e membro da equipe organizadora do I Seminário Interdisciplinar de Mediação de Conflitos do Departamento de Direito da PUC-Rio. Membro fundador e atual Presidente da Comissão e Câmara de Mediação de Conflitos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio de Janeiro (OAB/RJ). Conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio de Janeiro (OAB/RJ). Membro da Equipe Docente e membro do setor de Mediação Familiar do MEDIARE. Coautora do livro “Negociação, Mediação e Arbitram: curso básico para programas de graduação em Direito” (Gen / Método, 2012), Coautora do livro “Arbitragem e Mediação: temas controvertidos” (Gen / Forense, 2014) e Coautora do “Manual de Mediação de Conflitos para Advogados: escrito por advogados” (Ministério da Justiça, 2014). Membro integrante do projeto piloto em Mediação de Conflitos, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJERJ), por meio do Juizado Especial Criminal (JECrim) da Barra da Tijuca, em convênio com o MEDIARE. Membro integrante do projeto piloto em Mediação de Conflitos, desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPGERJ), por meio de seu Núcleo de Mediação de Conflitos (SEMPRE) do Leblon, em convênio com o MEDIARE.

Vânia Izzo de Abreu

Psicóloga com especialização em psicologia clínica e psicologia jurídica pelo Conselho Regional de Psicologia/RJ. Terapeuta de Família e Casal e Terapeuta Comunitária. Mediadora, integra o Corpo de Mediadores do MEDIARE, sua equipe docente e de supervisores em mediação de conflitos e a Coordenação do Setor de Mediação Comunitária. Integra, ainda, o Projeto Piloto em Mediação de Conflitos, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJERJ), através dos Juizados Especiais Criminais (III, IV e IX), das Varas de Família da Barra da Tijuca e da Capital. Foi Facilitadora do Grupo Temático de ONG’s do processo de Construção de Consenso da pesquisa sobre Resolução Alternativa de Disputas no Brasil, coordenada pela Escola de Direito da Universidade Saint Thomas – MN. Participou do Curso de Formação de Multiplicadores em Mediação e Arbitragem, Programa CACB/BID/SEBRAE. Pós-Graduada com especialização na Prevenção da Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo. Elaborou e implementou projetos na Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência – ABRAPIA, onde coordenou o Programa “Sistema Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto – Juvenil” em parceria com o Ministério da Justiça, hoje, “Disque Direitos Humanos – Disque 100”, Política Pública Nacional na Área dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente. Integra o Conselho Executivo do Instituto de Pesquisas Sistêmicas e Desenvolvimento de Redes Sociais – Instituto Noos que se dedica à promoção da saúde das relações familiares e comunitárias e onde coordena o Serviço 123Alô! – A voz da criança e do adolescente, versão childline brasileira.

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