Curso de Capacitação em Mediação

PÚBLICO ALVO 

  • Profissionais graduados e estudantes do último ano ou período universitário, com especial interesse no campo da resolução pacífica de controvérsias.
  • Pessoas que atuem como terceiro imparcial, auxiliando partes em conflito ou em litígio a negociar suas divergências, visando à prevenção ou resolução de controvérsias.
  • Profissionais de diferentes áreas de atuação e de distintos contextos de convivência que possam beneficiar-se dos procedimentos e das técnicas da Mediação, tais como: administradores, gestores, advogados, terapeutas, economistas, ouvidores, coordenadores de equipes, entre outros.

METODOLOGIA

De caráter participativo, a metodologia estimula a interação permanente e visa construir conhecimento junto com o aluno, utilizando aulas expositivas, exercícios em pequenos grupos, filmes exemplificativos e outras mídias audio visuais. Tendo como objetivo a consolidação do conhecimento, os participantes oferecem relatórios a cada final de semana de aulas e seu conteúdo é compartilhado em plenária com a totalidade dos alunos, na semana seguinte.

Módulo Teórico
(100 horas)

+

Módulo Prático Supervisionado
(100 horas)

=

Uma vez capacitado como Mediador Extrajudicial, o profissional mediador poderá integrar o Painel Multidisciplinar MEDIARE e participar da equipe do Banco de Horas, atuando em mediações de caráter social do Instituto MEDIARE ou em instituições conveniadas.

}

O TJRJ reconhece o Curso Teórico MEDIARE e as horas de prática realizadas no convênio interinstitucional. Para solicitar a certificação como Mediador Judicial será necessário complementar as horas de prática e de supervisão no programa do TJRJ. 

I. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO TEÓRICO

O processo de Mediação

A primeira fase do curso teórico apresenta a Mediação como método, diferenciando-o de outros meios de resolução de controvérsias, expondo sua estrutura, suas técnicas e procedimentos. Inclui o tema conflito, sua escalada e manejo construtivo, assim como transita pela multidisciplinaridade da Mediação.

 

Objetivos

  • Estudar o conflito, seu manejo construtivo e destrutivo, assim como trabalhar seu mapeamento.
  • Diferenciar a Mediação de outros instrumentos de resolução de controvérsias.
  • Apresentar a Mediação e seus princípios básicos, assim como seu percurso evolutivo, pressupostos teóricos e técnicas.
  • Conhecer o Instituto da Mediação na sua estrutura e procedimentos.
  • Definir o papel do Mediador e conhecer seu Código de Ética e Normas de Conduta.

 

Áreas de aplicabilidade

Este segmento do curso teórico oferece uma visão panorâmica da aplicabilidade do instituto em distintos campos da convivência. Aulas e palestras de curta duração se complementam na apresentação de distintos temas, recebendo profissionais que já articulam a mediação com essas práticas: familiar, empresarial, escolar, no judiciário, nas comunidades, no contexto socioambiental, nas práticas restaurativas, nas políticas públicas,  no campo das práticas colaborativas, da tecnologia da informação, da propriedade intelectual, da arte, cultura e entretenimento.

 

Objetivos

  • Conhecer algumas das áreas de prática da Mediação.
  • Fazer distinções entre aspectos práticos e procedimentais de cada área e identificar suas particularidades.
  • Conhecer instrumentos ligados às questões coletivas e sua articulação com a Mediação.
  • Visitar as contribuições multidisciplinares ao instituto.

 

Simulações

O módulo teórico finaliza com a dramatização de casos, articulando a teoria oferecida no primeiro segmento com a aplicabilidade visitada no segundo. Essa articulação teórico-prática, além de preparar para o atendimento de casos reais, oferece concretude ao percurso teórico e se mostra suficiente para alguns profissionais que desejam ampliar habilidades para o diálogo – pessoal e funcional – e não necessariamente atuar como mediadores.

O número de casos elencados para esse momento do curso possibilita que todos os alunos experimentem o lugar de mediadores, mediandos e observadores. Cada uma dessas posições proporciona uma natureza distinta de aprendizagem, destacada nas reflexões que acompanham as simulações.

 

Objetivos

  • Articular a prática com o aprendizado teórico do segmento anterior e com leituras teóricas relativas aos casos simulados.
  • Dramatizar as etapas do processo para apreender a estrutura e os objetivos de cada momento.
  • Permitir a particular construção do lugar de mediador com base em diferentes inserções – mediador, co-mediador e observador.
  • Vivenciar, por meio da dramatização de papéis, o lugar das partes envolvidas no conflito, suas angústias e discursos.
  • Auxiliar no aprendizado do manejo de eventuais impasses e impedimentos éticos.

 

Local, datas e valores

Sextas e Sábados

Horário: 08:30h às 18:00h

Dias: 16, 17, 30, 31/ago; 13, 14, 27, 28/set; 04, 05, 18, 19/out

Local: Auditório da sede do MEDIARE – Rua General Venâncio Flores, 305, 2º andar

Valor: R$7.300,00 – Pode ser parcelado em até 8 vezes, a depender da data de inscrição, sendo a 1ª parcela no ato da matrícula e a(s) restante(s) no(s) mês(es) subsequentes.

Conteúdo Programático – Abrange os temas e a carga horária sugeridos pelo CNJ – Conselho Nacional de Justiça (Resolução 125/2010) pela ENFAM – Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados e pelo CONIMA – Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem

Conteúdo Programático

Datas Horário Início Aula Professor Temas das Aulas Síntese do Conteúdo a Ser Desenvolvido
16/08/2019 (Sexta) 08:30 – 09:00 Aula Extra 01 (assistente de ensino) Distribuição do material didático Distribuição do material didático.
09:00 – 10:30 Aula 01 Tania Almeida Dinâmicas de apresentação Apresentações pessoais, do material didático e da dinâmica do curso.
Intervalo
11:00 – 12:30 Aula 02 Augusto Barros de Figueiredo Contextualização: Século XXI e ADRs; Sistema Multiportas (SMP); Métodos Híbridos Visão panorâmica dos Métodos Alternativos/Adequados de Solução de Conflitos – MASC, e sua consonância com o Século XXI.
Almoço
14:00 – 15:30 Aula 03 Tania Almeida O Processo de Mediação Princípios Norteadores. Mediação Judicial e Extrajudicial. Mediação Pré-processual e Incidental.
Intervalo
16:00 – 18:00 Aula 04 Fernanda Levy Questões controvertidas ligadas à regulamentação legal da Mediação; Mudanças culturais O novo projeto do CPC. A lei de Mediação.
17/08/2018 (Sábado) 08:30 – 09:00 Aula Extra 02 Tania Almeida Metodologia do curso Relatórios e construção coletiva de conhecimentos
09:00 – 10:30 Aula 05 Tania Almeida O processo de Mediação – passo a passo; a base no quadrante de negociação de Harvard Pré-Mediação e sua importância no curso da Mediação; material informativo; articulação com a postura do mediador e com as técnicas; Discurso de Abertura e a formalização da Mediação – documentação pertinente; articulação com a postura do mediador e com as técnicas.
Intervalo
11:00 – 12:30 Aula 06 Tania Almeida O processo de Mediação – passo a passo; articulação com a caixa de ferramentas utilizada na Mediação Relato das Histórias – os procedimentos e as técnicas de comunicação e sua articulação com a postura do mediador.
Almoço
14:00 – 15:30 Aula 07 Tania Almeida O processo de Mediação – passo a passo; articulação com a caixa de ferramentas utilizada na Mediação Construção da agenda, ampliação de alternativas e eleição de opções – os procedimentos e as técnicas de negociação e sua articulação com a postura do mediador; Negociação distributiva e Negociação retributiva.
Intervalo
16:00 – 18:00 Aula 08 Tania Almeida O processo de Mediação – passo a passo; finalização Encerramento da Mediação – formalidade e informalidade;  redação do acordo; encaminhamentos; Arquivamento de dados;  Apresentação de DVD – Mediação de Conflitos.
30/08/2019 (Sexta) 08:30 – 09:00 Aula Extra 03 DVD Tema correlato aos assuntos do dia, anunciado na semana que antecede a aula Filme: Mediação de Conflitos – Questão Societária em Empresa Familiar.
09:00 – 10:30 Aula 09 Tania Almeida Consolidação de conhecimentos Revisão de conteúdo; comentários aos relatórios e ampliação da caixa de ferramentas.
Intervalo
11:00 – 12:30 Aula 10  Olivia Furst Advogados e especialistas na Mediação. Práticas Colaborativas O papel do advogado na Mediação e a importância do conhecimento sobre SMP; Advocacia Colaborativa; A participação de outros especialistas na Mediação.
Almoço
14:00 – 16:00 Aula 11 Dominic Barter Comunicação Não-Violenta Articulação da comunicação não violenta com a proposta da Mediação de Conflitos.
Intervalo
16:30 – 18:00 Aula 12 Dominic Barter Comunicação Não-Violenta Articulação da comunicação não violenta com a proposta da Mediação de Conflitos.
31/08/2019 (Sábado) 08:30 – 09:00 Aula Extra 04 Tania Almeida Neurociência Algumas contribuições da Neurociência para a tomada de decisões.
09:00 – 10:30 Aula 13 Wanderley Jacob e Tania Almeida Conflito – generalidades; aspectos sociais e psicológicos Construção, mapeamento, manejo e escalada; Conflito como forma de vínculo  ou oportunidade de mudança.
Intervalo
11:00 – 12:30 Aula 14 Marcel Gottlieb Sensibilidade do Mediador O lugar de condutor na Mediação.
Almoço
14:00 – 15:30 Aula 15 Tania Almeida Apresentação de vídeo para reflexão e análise A Oficina – vídeo exemplificativo (UNB) do processo de Mediação; identificação dos procedimentos e técnicas; análise do processo de diálogo.
Intervalo
16:00 – 18:00 Aula 16  Tania Almeida Apresentação de vídeo para reflexão e análise A Oficina – vídeo exemplificativo (UNB) do processo de Mediação; identificação dos procedimentos e técnicas; análise do processo de diálogo.
13/09/2019 (Sexta) 08:30 – 09:00 Aula Extra 05 Tania Almeida Consolidação de conhecimentos Revisão de conteúdo – comentários aos relatórios.
09:00 – 10:30 Aula 17 Marcelo Girade O Mediador e seu Código de Ética Princípios éticos e atuação segundo CPC e Lei de Mediação. Dilemas Éticos
Intervalo
11:00 – 12:30 Aula 18 Tania Almeida Interdisciplinaridade e Mediação – Epistemologia e a caixa de ferramentas utilizada na Mediação; a contribuição de diferentes disciplinas – Comunicação, Sociologia, Filosofia, Psicologia; Negociação e Direito. Contextualização da transdisciplinaridade da Mediação; Novos paradigmas – visão sistêmica, linguagem e construcionismo social.
Almoço
14:00 – 15:30 Aula 19 Flavio Crocce Caetano Mediação na Administração Pública. Consensualidade e poder Público: advocacia Pública e Privada em colaboração Administração Pública Dialógica. Interesse Público revisitado. Novas possibilidades interacionais: Público + Privado
Intervalo
16:00 – 18:00 Aula 20 Ana Lucia Pereira Mediação e Arbitragem Trabalhista A utilização da arbitragem e mediação nos conflitos trabalhistas, após a vigência da Reforma Trabalhista
14/09/2019 (Sábado) 08:30 – 09:00 Aula Extra 06 DVD Práticas Restaurativas Burning Bridges – Mediação Penal.
09:00 – 10:30 Aula 21 Andrea Navarro Desenho de Sistema de Disputas O uso das diversas formas de resolução de conflitos dentro do ambiente corporativo.
Intervalo
11:00 – 12:30 Aula 22 Claudia Grosman Mediação Corporativa A Mediação nas empresas – diferentes possibilidades e alcances.
Almoço
14:00 – 15:30 Aula 23 Glaucia Foley Mediação Comunitária Experiências brasileiras com mediação comunitária.
Intervalo
16:00 – 18:00 Aula 24 Samantha Pelajo Mediação Familiar Divórcios, sucessões e empresas familiares; Guarda Compartilhada; Alienação Parental.
27/09/2019 (Sexta) 08:30- 09:00 Aula Extra 07 Monica Lobo Mediação Escolar Mediação Escolar – Disciplina retributiva e disciplina restaurativa.
09:00- 10:30 Aula 25 Tania Almeida Consolidação de conhecimentos Revisão de conteúdo; comentários aos relatórios e ampliação da caixa de ferramentas.
Intervalo
11:00- 12:30 Aula 26 Rafael Almeida Facilitação de Diálogos Coletivos para Construção de Consensos Processos inclusivos e colaborativos, estudo de caso.
Almoço
14:00 – 15:30 Aula 27 Andrea Maia Resolução de conflitos 4.0 ODR – Online Dispute Resolution
Intervalo
16:00- 18:00 Aula 28 Cristina Assumpção Justiça Restaurativa
Mediação Restaurativa
Histórico, Conceito, Princípios e Aplicabilidade;
Os formatos conversacionais de Círculo, Conferência e Mediação, com enfoque no diferencial entre a Justiça Restaurativa e a Mediação.
28/09/2019 (Sábado) 08:30- 09:00 Aula Extra 08 Gilberto Martins de Almeida Tecnologia da Informação e Propriedade Intelectual A Mediação nas áreas de TI e PI.
09:00-10:30 Aula 29 Wanderley Jacob
Tania Almeida
Diferentes modelos teórico-práticos em Mediação. Cabimento e adeqüabilidade. Mediação para Acordos; Mediação Transformativa; Modelo Circular-Narrativo; Mediação Narrativa; Mediação Facilitativa e Avaliativa.
Intervalo
11:00 – 12:30 Aula 30 Tania Almeida Exercícios visando à prática – em trio Exercícios
Almoço
14:00- 15:30 Aula 31 Tania Almeida Exercícios visando à prática – em trio Exercícios
Intervalo
16:00- 18:00 Aula 32 Tania Almeida Preparo para a Prática Simulada. Montagem das equipes e do cronograma de atendimento Identificação dos benefícios e dos custos da prática simulada; Norteadores de participação, para o período da prática simulada.                                                                                                  Distribuição dos mapas de acompanhamento da prática simulada.
04/10/2019 (Sexta) 08:30 – 09:00 Aula Extra 09 Gabriela Codorniz Mercado de Capitais Mediação e Mercado de Capitais
09:00 – 10:30 Aula 33 Tania Almeida Práticas Simuladas Principais Ferramentas
Intervalo
11:00 – 12:30 Aula 34 Tania Almeida Caso I Tema: Um caso de vizinhança (Inquilino e Proprietária)
Almoço
14:00 – 15:30 Aula 35 Tania Almeida Caso II Tema: Divórcio
Intervalo
16:00 – 18:00 Aula 36 Tania Almeida Consolidação de conhecimentos. Plenária Revisão de conteúdo; comentários aos relatórios e ampliação da caixa de ferramentas.
05/10/2019 (Sábado) 08:30 – 09:00 Aula Extra 10 Gilberto Martins de Almeida A Mediação nas áreas de Arte e Cultura Panorama de casos e possibilidades de aplicabilidade.
09:00 – 10:30 Aula 37 Tania Almeida Caso III Tema: Guarda Compartilhada
Intervalo
11:00 – 12:30 Aula 38 Tania Almeida Caso IV Tema: Sucessão em união homoafetiva
Almoço
14:00 – 15:30 Aula 39 Tania Almeida Caso V Tema: Questão condominial – avaria de veículo
Intervalo
16:00 – 18:00 Aula 40 Tania Almeida Plenária Compartilhamento do aprendizado entre os grupos das simulações.
18/10/2019 (Sexta) 08:30 – 09:00 Aula Extra 11 DVD Fórum: Constelação Familiar Constelação Familiar e Mediação
09:00 – 10:30 Aula 41 Tania Almeida Caso VI Tema: Divórcio envolvendo duas culturas
Intervalo
11:00 – 12:30 Aula 42 Tania Almeida Caso VII Tema: Duas mães em disputa de guarda
Almoço
14:00 – 15:30 Aula 43 Tania Almeida Caso VIII Tema: Conflito interno na empresa – gerente e funcionário
Intervalo
16:00 – 18:00 Aula 44 Tania Almeida Plenária Compartilhamento do aprendizado entre os grupos das simulações.
19/10/2019 (Sábado) 08:30 – 09:00 Aula Extra 12 DVD Programa brasileiro de Práticas Restaurativas Filme: Justiça para o Século XXI.
09:00 – 10:30 Aula 45 Tania Almeida Caso IX Tema: Mudança na administração societária (duas gerações)
Intervalo
11:00 – 12:30 Aula 46 Tania Almeida Caso X Tema: Franquia entre amigos
Almoço
14:00 – 15:30 Aula 47 Tania Almeida Caso XI Tema: Restabelecimento das relações comerciais entre cliente e fornecedor
Intervalo
16:00 – 18:00 Aula 48 Tania Almeida Encerramento Avaliações, apresentação dos programas institucionais e identificação de participação

COORDENAÇÃO DO CURSO

Tania Almeida – Diretora do MEDIARE e Coordenadora Pedagógica

http://lattes.cnpq.br/2031266502707890

Sócia fundadora e Diretora Presidente do MEDIARE. Idealizadora do Instituto MEDIARE.  Coordenadora pedagógica dos Programas de Docência e Supervisão do MEDIARE.  Diretora de Mediação e outros meios de solução de conflitos do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (CONIMA). Consultora do Banco Mundial (World Bank Group) no Setor de Mediação de Conflitos para América Latina. Accredited Mediator do Center for Effective Dispute Resolution – CEDR. Mediador Avançado do Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos – ICFML. Integrante do quadro de Mediadores do International Institute of Prevention & Resolution –  CPR e do International Mediation Institute – IMI. Mediadora Sênior do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.  Participante do Painel de Mediadores da CAM-CCBC, FIESP/CIESP, CAMARB e CBMA, dentre outras Câmaras Brasileiras. Mestre em Mediação de Conflitos. Pós-graduada em Neuropsiquiatria, Sociologia e Gestão Empresarial. Médica. Autora de “Caixa de Ferramentas em Mediação – aportes práticos e teóricos”; coordenadora e coautora de “Mediação de Conflitos: para iniciantes, praticantes e docentes”. Publica artigos em livros, periódicos e sites.

 

PROFESSORES CONVIDADOS

Alexandre Assed

Graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. Realizou sua pós-graduação em Direito Ambiental pela Universidade de São Paulo – USP. É sócio do escritório de advocacia Mariz & Assed Advogados, advogando nas áreas civil e ambiental. Integra o corpo docente da PUC-Rio, lecionando Direito Ambiental, Processo Civil, Métodos Extrajudiciais de Resolução de Conflitos e orientando as atividades do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), do qual é também coordenador-adjunto. É ainda Supervisor Técnico do Posto Avançado do PROCON da PUC-Rio. Completou o Módulo Teórico do curso de Mediação de Conflitos do MEDIARE – Cursos Técnicos e Gerenciais, sendo hoje Coordenador do setor de meio ambiente e membro dos Setores Empresarial e Civil dessa Instituição, assim como do Grupo Interdisciplinar de Mediação de Conflitos (GIMEC) da PUC-Rio.

 

Bárbara Musumeci Mourão

Mestre em Antropologia Social pelo PPGAS – UFRJ, doutora em Sociologia pelo IUPERJ, com pós doutorado em Ciências Sociais pela École de Hautes etudes en Sciences Sociales, é autora de diversos livros sobre violência e gênero, como Mulheres Invisíveis: violência conjugal e novas políticas de segurança (Civilização Brasileira, 1999) e Mulheres Policiais: presença feminina na Polícia Militar do Rio de Janeiro (com Leonarda Musumeci) (Civilização Brasileira, 2005), entre outros. É autora também de livros sobre mediação de conflitos, tais como Mediação de Conflitos nas UPPs: noticias de uma experiência (CESeC, 2016) e Entre quatro paredes: mediação de conflitos no Sistema de Justiça do Rio de Janeiro (CESeC/Instituto MEDIARE, 2017). Foi subsecretária adjunta de Segurança Pública, presidente do Conselho de Segurança da Mulher e subsecretária de Segurança da Mulher do Estado do Rio de Janeiro. Foi, ainda, pesquisadora da Fundação Ford junto ao Vera Institute of Justice, em Nova Iorque. Desde 2001, é uma das coordenadoras do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, da Universidade Candido Mendes e, desde 2014, atua como mediadora judicial no IV JECRIM – Leblon.

 

Claudia Frankel Grosman

Mediadora profissional e negociadora estratégica em gestão de conflitos. Certificada pelo ADR Group (Londres) e IMI International Mediation Institute e InstitutoFamiliae/Mediativa. Integra o painel de mediadores de várias instituições nacionais e do CPR International Institute for Conflict, Prevention & Resolution. Advogada com MBA no INSPER. Docente e Supervisora da Prática de Mediação no Instituto Mediativa e professora convidada do Mediare no RJ. Integrante do Comitê de Gestão de Métodos Extrajudiciais e Solução de Conflito do Sinduscon- SP, Cocoordenadora do grupo de estudos de Mediação empresarial privada do Comitê Brasileiro de Arbitragem, GEMEP | CBAR. Conselheira do Centro de Solução de Disputas, CSD-PI e Diretora da Câmara de Mediação, CMed-ABPI, da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual. Coautora e coorganizadora do Livro Mediação no Judiciário: Teoria na Prática, Prática na Teoria, Editora Primavera, 2011, coautora do Dicionário de Direito de Família, seção Métodos Alternativos de Solução de Conflitos, Editora Atlas 2015, coautora do Livro Conciliação e Mediação, ensino em construção, IPAM e ENFAM 2016, coautora do Livro Mediação de Conflitos para iniciantes, praticantes e docentes, Editora JusPODIVM, 2016.

 

Claudia Maria Ferreira Souza

Psicóloga, terapeuta de família, mediadora judicial sênior certificada pelo TJERJ, com especialização em mediação transformativa pelo Institut for the Study of Conflict Transformation. Mestranda em Mediação de Conflitos pelo Institut Universitaire Kurt Bosch – AR e pós-graduada em Didática do Ensino Superior. Membro do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJRJ – NUPEMEC do TJRJ e da Subcomissão de Coordenação Especializada de Métodos Autocompositivos (COEMA), como Coordenadora de Comunicação e Desenvolvimento de Projetos. Coordenadora do Centro de Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Fórum Central. Membro do corpo de supervisores de mediação do NUPEMEC. Organizadora e Instrutora dos cursos de Mediação, Conciliação e Negociação de Conflitos, dentre outros, da EMERJ e ESAJ. Organizadora e Instrutora dos cursos de Mediação Comunitária direcionado aos policiais lotados nas UPPs em convênio firmado entre o TJRJ e Governo do Estado. Organizadora e Instrutora do programa de Mediação Escolar destinado a professores e funcionários da rede pública estadual e privada de ensino.

 

Cristina Telles Assumpção

http:lattes.cnpq.br/0639399050711261

Fonoaudióloga graduada pela Escola Paulista de Medicina. Mestre em Distúrbios da Comunicação pela PUC-SP. Terapeuta familiar sistêmica e Mediadora de Conflitos formada pelo Instituto Familiae, com extensão em Justiça Restaurativa pela Escola Paulista da Magistratura. Integrante da Equipe de capacitação “Justiça em Círculo”, do grupo de Mediação Educacional e sócia fundadora do Mediativa – Instituto de Mediação Transformativa. Coordenadora de Projetos de implementação da Justiça Restaurativa junto à Secretarias de Educação, Secretaria de Reforma do Judiciário, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Fundações de Ensino. Atua como capacitadora de facilitadores de práticas restaurativas e mediadores transformativos. Autora de artigos na área.

 

Dominic Barter

Referência internacional em Justiça Restaurativa e em Comunicação Não-Violenta. Colaborador no design de tecnologias sociais de diálogo e parceria, com foco nos campos de educação, justiça, cultura e mudança social. Precursor dos Círculos Restaurativos no Brasil desde sua origem nos morros cariocas nos anos 90; desenvolveu a capacitação de dois dos três projetos pilotos em Justiça Restaurativa para a Secretaria da Reforma do Judiciário do Ministério de Justiça, o PNUD e as Secretarias de Educação de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Orienta grupos na construção de sistemas restaurativas em diversos estados brasileiros, como em mais 45 países, mais recentemente em sistemas educacionais nos Estados Unidos, zonas de guerra na África e Varas de Família da Coréia do Sul. Atuou como primeiro orientador do programa de mediação nas UPPs, para o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Dirigiu o programa Restauração de Diálogos para a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, implantando sistemas restaurativos e dinâmicas empáticas em escolas estaduais. Liderou a implementação de sistemas restaurativos no DEGASE. Atualmente colabora no desenvolvimento de novas formas de escola fundamentada no convívio e na inteligência relacional, como parceiro do Espaço Beta. Colega de longa data do Dr. Marshall Rosenberg, serviu como presidente do conselho diretor do Centro Internacional de Comunicação Não-Violenta, com sede nos Estados Unidos. Como pai de uma carioca de 17 anos, é lembrado diariamente quanto aos limites do seu entendimento sobre conflito e mediação.

 

Fernanda Levy

É mediadora privada, sócia-fundadora do Instituto D´accord de Mediação e Consultoria em gestão de conflitos. Possui formação em mediação pela “Maestría em Mediación y Negociación” do Institut Universitaire Kurt Bösch (Buenos Aires – Suíça) e é mediadora civil e comercial certificada por ADR Group (Londres) e pelo IMI International Mediation Institute. Desde 2002, atua como mediadora em diversos casos envolvendo questões familiares, sucessórias e em disputas comerciais e civis, especialmente em empresas familiares do setor de construção civil, têxtil e vestuário. Integra o painel de mediadores das principais instituições de mediação do país. Advogada colaborativa em São Paulo, possui quase trinta anos de experiência em gestão de conflitos. Doutora e Mestre em Direito pela Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP, Levy é autora dos livros “Guarda de filhos- os conflitos no exercício do poder familiar” (Atlas, 2008) e “Cláusulas escalonadas: A mediação comercial no contexto da arbitragem” (Saraiva, 2013) e de artigos sobre o tema. Levy leciona Direito Civil, Mediação e Arbitragem em várias universidades, com destaque para o curso de pós-graduação da PUC/SP. Secretária geral (2009-2015) e atual vice-presidente do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem-CONIMA (2015-17), Conselheira da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia e integra o Comitê de Mediação da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da Ciesp/Fiesp.

 

Gilberto Martins de Almeida

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4113895U9

Membro do Conselho Consultivo do MEDIARE. Co-Coordenador dos setores temáticos Empresarial e Sociedades Familiares, no MEDARE. Mestre em Direito Econômico pela USP. Consultor das Nações Unidas (UNCITRAL, UIT, OMPI, UNDESA, UNODC) e de outros organismos internacionais. Professor na PUC/RJ (desde 1996), e em outras universidades, no Brasil e no exterior. Fundador de Martins de Almeida – Advogados, escritório especializado em direito empresarial. Fundador do Instituto de Direito e Tecnologia. Colaborador na elaboração de leis no Brasil (Código do Consumidor, Lei do Software, Marco Civil da Internet) e em outros países. Ex- Executivo Jurídico da IBM, no Brasil e nos EUA. Autor de publicações no Brasil e no exterior. Instrutor de cursos sobre Compliance e sobre Código de Ética. Membro do Conselho Consultivo do Cybercrime Research Institute, em Colônia (Alemanha) e do Together against Cybercrime, em Estrasburgo (França). Co-Chairman do Comitê de Comércio Eletrônico da Câmara de Comércio Internacional (CCI) no Brasil. Mediador aceito pelo Ministério da Cultura. Árbitro aceito por diferentes entidades, no Brasil e no exterior.

 

Claudia Falsarella Foley

Graduada em Direito pela PUC-SP e Mestre em Direito pela Universidade de Brasília. Realizou pesquisasnaqualidadedeVisitingScholarjuntoaUniversidadedeWisconsin- Madison–EUA e a Universidade de Essex – UK. É Juíza titular do Juizado Especial Criminal de Taguatinga e Coordenadora do Programa Justiça Comunitária do TJDF. Recebeu a Medalha MárcioTomaz Bastos de Acesso à Justiça, Ministério da Justiça – 2014 e foi ganhadora do Prêmio Innovare pelo Programa Justiça Comunitária, Dezembro de 2005.

 

Laone Lago

Doutorando em Sociologia e Direito, com ênfase em conflitos socioambientais, na Universidade Federal Fluminense – UFF, mestre em Direito e Políticas Pública pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, especialista em Advocacia Pública pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, professor de Direito Público no Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM, e no MEDIARE – consensualidade e Poder Público -, autor de livros e artigos na área pública, advogado colaborativo e consultor jurídico.

 

Letícia Botelho

Advogada da União lotada na Câmara de Conciliação e Mediação – RJ. Mediadora – Res. 125 CNJ. Pós-graduada em Direitos Humanos e Direito Internacional. Autora da tese monográfica: “Uma Releitura do papel institucional da AGU frente à tutela dos Direitos Humanos”. Autora do Enunciado n. 31 do Conselho da Justiça Federal, sobre ADVOCACIA PUBLICA COLABORATIVA. Idealizadora do Projeto “Engenharia Pro- Consenso” inaugurado em 2016 em parceria com a PGE/RJ. Idealizadora do Projeto “Diálogo e Consenso sobre Mediação na Administração Pública” em parceria com a Escola da AGU. Idealizadora, em parceria com Dr. Laone Lago, do Projeto pedagógico “consensualidade e Poder Público” para Advogados públicos e privados no instituto MEDIARE.

 

Marcel Gottlieb

Engenheiro, formado pela PUC-RJ em 1979, MBA na FGV em 2001. Amante da música clássica dedica-se exclusivamente à formação de plateia para óperas e concertos nos últimos 17 anos. As suas atividades incluem cursos semanais de ópera e música clássica em geral, palestras em escolas e em cursos específicos (de psicologia, pintura, vinho) e palestras motivacionais em empresas. Entre os lugares onde trabalha com regularidade, encontram-se: Casa do Saber, Clube Caiçaras, Joquei Clube, Venâncio Flores e outros. Possui um dos maiores acervos privados de música clássica no RJ com mais de quatro mil DVDs, LDs e CDs. Isto lhe permite comparar a mesma peça musical com diferentes maestros e cantores. Possui forte relacionamento com maestros, músicos, cantores e diretores de teatro do RJ, tendo ministrado palestras em conjunto com vários deles tais como: Ricardo Rocha (maestro), Ricardo Prado (maestro), Eliana Caminada (bailarina), Marcelo Verzoni (pianista), CaiqueBotkai (compositore diretor de teatro), Moacir Chaves (diretor de teatro), Andre Heller (produtor de óperas), Nelson Portela (barítono), Peter Gottlieb (barítono professor do Conservatório de Paris), Juliana Rodrigues (professora da UERJ), Rafael Fonseca (pesquisador) e Monica Waitzfelder (produtora de óperas). Temas frequentemente apresentados nas palestras: História da Música, História da Ópera, Vida e Obra de Compositores que Marcaram a História da Música: Beethoven, Mozart, Mahler, Gershwin e outros.

 

Marcelo Girade

Sócio-Diretor da M9GC Conflict Resolution Training. Graduado em História. Especialista em Administração Judiciária e em Psicologia Social. Mediador Avançado certificado pelo ICFML. Coordenador Nacional das Competições Regionais de Mediação Empresarial da CAMARB. Co-autor do Manual de Mediação Judicial.

 

Mariana Freitas de Souza

Advogada e Mediadora. Formada em Direito pela UERJ e Mestre em Direito (LL.M) pela Tulane University, com especialização em ADRs. Sócia de PVS Advogados. Diretora de Mediação do CBMA. Professora de negociação, mediação e arbitragem da Universidade Candido Mendes, da EMERJ, da ESA e de cursos de pós-graduação. Coordenadora do Curso de Formação e Capacitação em Mediação Empresarial do CBMA. Vice-Presidente da Comissão de Mediação de Conflitos da OAB/RJ. Membro da Comissão de Arbitragem e da Comissão OAB Mulher da OAB/RJ. Membro da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem do IAB. Autora de artigos na área de ADRs. Vice-Presidente do ICFML. Mediadora Certificada ICFML. JAMS Weinstein International Fellow.

 

Mia Reis

Advogada. Especialista em Direito Processual Civil . Professora de Direito Processual Civil nos cursos de graduação e pós-graduação da PUC-Rio. Membro da Comissão de Mediação de Conflitos da OAB/RJ.

 

Monica Lobo

Psicóloga e pedagoga com especialização em Psicopedagogia e Terapia Familiar. Membro da equipe multidisciplinar de Práticas Colaborativas atuando como professora em cursos e seminários pelo Brasil. Coordenadora do Setor de Mediação Escolar do Mediare, realiza consultoria em escolas. Coautora dos livros “Psicopedagogia um enfoque sistêmico”, “História dramáticas–terapia breve para famílias e terapeutas”, “Além do paraíso” e “Minha família e meu dinheiro”.

 

Olivia Fürst

Advogada Colaborativa e Mediadora de Conflitos / Autora da prática vencedora do Prêmio Innovare 2013 na Categoria Advocacia com o texto “Práticas Colaborativas no Direito de Família” / Cofundadora e Diretora Executiva do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas/Supervisora de Mediação, Docente e Coordenadora do setor de Práticas Colaborativas do MEDIARE – Diálogos e Processos Decisórios / Presidente da Comissão Especial de Práticas Colaborativas da OAB-RJ / Associada a International Academy of Collaborative Professionals (IACP) / Foi mediadora e observadora do Programa de Indenização do Voo 447 (PI 447) – programa eletivo de negociação e mediação que proporcionou a indenização dos familiares das vítimas do acidente aéreo com o voo Air France 447 (2009-2011) / Associada ao Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM / Professora de Mediação e Práticas Colaborativas em diferentes instituições (PUC-Rio, FGV, Mediare, Instituto Brasiliense de Direito Público dentre outras) / Autora de diversos artigos em publicações especializadas / Capacitada em Mediação de Conflitos pelo MEDIARE e pelo TJ/RJ (2009) / Experiência em escritórios de contencioso civil e de família/ Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com ênfase em Relações Internacionais.

Rafael Alves de Almeida

Doutor em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, pelo Instituto de Economia da UFRJ. Coordenador da pós-graduação lato sensu da FGVDIREITORIO. LL.M em International Business Law pela London School of Economics and Political Science – LSE. Mestre em Regulação e Concorrência pela UCAM. Formado pela Escolada Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ. Bacharel em Direito pela UFRJ e em Economia pela UCAM. Advogado. Coordenador do MBA Executivo em Gestão e Business Law– FGV Online. Membro do Conselho Diretor do MEDIARE – Diálogos e Processos Decisórios. Membro do Corpo Permanente de Mediares e Árbitros da Câmara FGV de Mediação e Arbitragem. Membro da International Society for Ecological Economics. Membro da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica. Membro das Comissões de Mediação e de Relações Internacionais da OAB-RJ. Presidente honorário da LSE Brazilian Alumni Association.

 

Samantha Pelajo

http://lattes.cnpq.br/4800744002765511

Mediadora formada pelo MEDIARE, certificada pelo ICFML e pelo TJRJ (mediadora sênior). Advogada colaborativa nas áreas familiar e sucessória. Mestre em Mediação de Conflitos pelo IUKB e mestranda em Sociologia e Direito pela UFF. Conselheira da OABRJ. Presidente da Comissão e da Câmara de Mediação de Conflitos da OABRJ. Professora agregada do Departamento de Direito da PUC-Rio. Cofundadora e Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Mediação de Conflitos (GIMEC) da PUC-Rio. Conselheira Consultiva do Instituto MEDIARE. Cocoordenadora do Setor Família e Sucessões do Instituto MEDIARE. Participante do Painel de Mediadores da CAMARB, da CATERJ, do CBMA, da FGV e do MEDIARE. Coautora dos livros “Negociação, Mediação e Arbitragem: curso básico para programas de graduação em Direito”– GEN Método, “Arbitragem e Mediação: temas controvertidos” – GEN Forense e “Mediação de Conflitos: paradigmas contemporâneos e fundamentos para a prática” – Imprensa Livre. Coautora do “Manual de Mediação de Conflitos para Advogados: escrito por advogados” – Ministério da Justiça. Coordenadora e Coautora do livro “Mediação no Novo Código de Processo Civil” – GEN Forense e do livro “Mediação de Conflitos: para iniciantes, para praticantes e para docentes”. Ed. Juspodivm: São Paulo, 2016.

 

Vânia Izzo de Abreu

Psicóloga com especialização em psicologia clínica e jurídica pelo Conselho Regional de Psicologia/RJ. Terapeuta de Família e Casal. Mediadora, integra o Corpo de Mediadores do MEDIARE, sua equipe docente e de supervisores e a Coordenação do Setor de Mediação Comunitária. Participa de seus Setores de Práticas Colaborativas, Docência, Família, Escolar e de Políticas Públicas. Mediadora sênior pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e mediadora do Tribunal de Ética e da Comissão de Mediação da OAB/RJ. Capacitada em Práticas Colaborativas no Direito de Família pelo IACP. Facilitou o Grupo Temático de ONG’s do processo de Construção de Consenso da pesquisa sobre Resolução Alternativa de Disputas no Brasil, coordenada pela Escola de Direito da Universidade Saint Thomas–MN. Participou do Curso de Formação de Multiplicadores em Mediação e Arbitragem, Programa CACB/BID/SEBRAE. Pós-Graduada com especialização na Prevenção da Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo. Elaborou e implementou projetos na Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência– ABRAPIA e no Instituto Noos onde implantou e coordenou o Serviço 123Alô! – A voz da criança e do adolescente, versão childline brasileira.

 

Wanderley Jacob

Economista (UNICAMP). Capacitado e certificado em Mediação de Conflitos pelo MEDIARE. Coordenador adjunto do setor de Docência do MEDIARE. Cursos de extensão em Mediação Transformativa com Joseph Folger e Mediação Narrativa com Sara Cobb. Professor da disciplina Mediação: princípios norteadores das escolas linear, transformativa e circular narrativa do Curso de Extensão em Meios Consensuais de Solução de Conflitos: Mediação e Conciliação – PUC/ RJ, Edição2015. Atuou na área de Recursos Humanos em empresa multinacional do segmento Petrolífero por mais de 35 anos, responsável por recrutamento e seleção, departamento pessoal, comunicação e políticas internas, remuneração, treinamento, desenvolvimento e relações trabalhistas. Coautor do livro “Mediação de Conflitos: para iniciantes, para praticantes e para docentes”. Ed. Juspodivm: São Paulo, 2016.

II. PRÁTICA DE SITUAÇÕES REAIS COM SUPERVISÃO AO VIVO

É entendimento mundial que a prática de situações reais com supervisão ao vivo deva integrar os programas de capacitação de mediadores. O MEDIARE segue essa premissa e oferece, em modo contínuo, equipes de prática supervisionada.

A entrada neste segmento da capacitação somente pode se dar após a finalização do curso teórico, mas não necessariamente na sua sequência.

Os convênios com instituições públicas e órgãos não governamentais viabilizam a prática supervisionada dos alunos em capacitação, que ocorre com supervisão presencial. Cada supervisor trabalha um grupo limitado de alunos e lhes oferece atenção individualizada.

O MEDIARE não condiciona a certificação como mediador ao cumprimento exclusivo da carga horária na prática supervisionada (100h), mas, especialmente, ao aprimoramento e aquisição de competências, expressas em uma planilha distribuída para os alunos e avaliada por supervisor e supervisionando ao final do atendimento de cada caso.

De ocorrência quinzenal e com duração aproximada de um ano e meio a dois anos – 6h/mês (três horas para cada atendimento) – a prática supervisionada congrega norteadores próprios de atuação, compartilhados com cada profissional aluno antes de sua inscrição, com vistas a viabilizar adesão às premissas propostas. Caso haja interesse em realizar a prática supervisionada em um espaço mais curto de tempo, dois casos poderão ser atendidos, simultaneamente, segundo a disponibilidade das entidades conveniadas e das equipes, preferencialmente em instituições distintas e com diferentes supervisores, enriquecendo o aprendizado.

Objetivos

  • Aprimorar e adquirir habilidades para atuar como mediador ou como terceiro imparcial na facilitação de diálogos.
  • Identificar um estilo pessoal de atuação e aprimorá-lo.
  • Vivenciar, no espaço protegido da supervisão, as etapas do processo de Mediação, seus procedimentos e impasses.
  • Aprimorar habilidades para atuação em dupla (interdisciplinar) e em equipe.
  • Articular uma base teórica pertinente a cada tipo de caso atendido.
  • Promover estudo de casos e identificar a possibilidade de generalização do aprendizado.
  • Capacitar-se como mediador de conflitos.

Tania Almeida – Diretora do MEDIARE e Coordenadora Pedagógica

http://lattes.cnpq.br/2031266502707890

Sócia fundadora e Diretora Presidente do MEDIARE. Idealizadora do Instituto MEDIARE. Diretora de Mediação e outros meios de solução de conflitos do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (CONIMA). Consultora do Banco Mundial (World Bank Group) no Setor de Mediação de Conflitos para América Latina. Accredited Mediator do Center for Effective Dispute Resolution – CEDR. Mediador Avançado do Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos – ICFML. Integrante do quadro de Mediadores do International Institute of Prevention & Resolution –  CPR e do International Mediation Institute – IMI. Mediadora Sênior do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Mediação de Conflitos. Pós-graduada em Neuropsiquiatria, Sociologia e Gestão Empresarial. Médica. Autora de “Caixa de Ferramentas em Mediação – aportes práticos e teóricos”; coordenadora e coautora de “Mediação de Conflitos: para iniciantes, praticantes e docentes”. Publica artigos em livros, periódicos e sites.

Docente e Co-Organizadora do Curso de Mediação e Resolução Pacífica de Conflitos em Segurança Cidadã – Projeto Piloto RJ coordenado pelo PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e SENASP – Secretaria Nacional de Segurança Pública. Facilitadora nacional do processo de Construção de Consenso da pesquisa sobre Resolução Alternativa de Disputas no Brasil, coordenada pela Escola de Direito da Universidade Saint Thomas – MN. Coordenadora pedagógica da equipe MEDIARE que atua nos convênios que abrigam a prática real supervisionada. Bolsista do ICAR-OEA (Institut for Conflict Analisys and Resolution – Organizations of American States) para estudos e análise de resolução de conflitos na América Latina. Coordenadora dos Programas de Docência e Supervisão do MEDIARE. No CONIMA – Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem – participou da Comissão Redatora do Código de Ética e do Regulamento – Modelo para a prática da Mediação (1997). Membro da Comissão Redatora do Código de Ética do FONAME – Fórum Nacional de Mediação. Integrante da Comissão de Mediação da OAB-RJ. Participação em Congressos internacionais e nacionais, na qualidade de palestrante, com apresentação de trabalhos. Autora de artigos publicados em livros nacionais e estrangeiros, periódicos e sites. Autora do Livro “Caixa de Ferramentas em Mediação: aportes práticos e teóricos”. Participante do Painel de Mediadores da CAM-CCBC, FIESP/CIESP, CAMARB e CBMA

 

Eva Jonathan

http://lattes.cnpq.br/5498940188394729

Psicóloga. Mestre em Psicologia Social (PUC-Rio). Mediadora certificada pelo MEDIARE e pela ENAM/UnB, com curso de extensão em Práticas Colaborativas no Direito de Família. Mediadora e Supervisora do MEDIARE, Co-Coordenadora do Setor de Mediação Comunitária. Mediadora Sênior do TJ/RJ e junto à Defensoria Pública do Leblon. Como mediadora, atua principalmente com famílias, vizinhança e comunidades. Professora aposentada (PUC-Rio). Cofundadora do Grupo Interdisciplinar de Mediação de Conflitos (PUC-Rio). Atual docente no Curso de Especialização em Psicologia Jurídica (PUC-Rio). Co-Coordenadora e autora de artigos no Anuário do Instituto MEDIARE, 2018; Co-Coordenadora e autora de artigos no Anuário do Instituto MEDIARE, 2017; Co-Coordenadora e autora de capítulos na obra Mediação de conflitos para iniciantes, praticantes e docentes (JusPodivm, 2016).

 

Glória Mosquéra

Psicóloga, Psicoterapeuta Sistêmica de Família e Casal. Mediadora e Supervisora do Mediare. Mediadora, Docente e Supervisora da OAB-RJ. Coordenadora da Comissão de Mediação do TED OAB-RJ-Petrópolis. Ex-Coordenadora da Comissão de Mediação do TED-OAB-RJ. Mediadora Senior do TJRJ. Instrutora/Formadora de Mediadores e Supervisora do TJRJ até 2016. Professora nos Cursos de pós graduação em Mediação de Conflitos da AVM e do IUPERJ- Universidade Cândido Mendes. Professora na Pós em Direito de Família e Sucessões na PUC-Rio. Professora da Pós em Mediação de Conflitos da Universidade Católica de Petrópolis. Professora no Curso de Formação de Mediadores do Mediare em 2016 e 2017. Membro da equipe criadora e coordenadora das oficinas de parentalidade “Escola de Família” e “Bem me Quer” no TJRJ, até 2015. Palestrante em inúmeras instituições. Mãe e Avó.

 

Maria do Céu L. Battaglia

http://lattes.cnpq.br/8959678727288976

Graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1978) e Mestrado pela UFRJ (2002). Título de Especialista em Psicologia Clínica pelo CFP (2002). Formação em Mediação pelo Mediare (2000) e TJRJ. Atualmente, Mediadora Sênior e Colaboradora no TJRJ. Mediadora CNJ, Defensoria Pública RJ, Mediare e FGV/RJ Projetos. Mediadora, Perita, Psicoterapeuta e Supervisora em consultório privado presencial e online. Supervisora do Curso de Mediação de Conflitos do Mediare, da OAB/RJ e da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. Membro da Comissão e Câmara de Mediação OAB/RJ, Comissões de Justiça Restaurativa OAB/RJ e de Direito da Família OAB/RJ Barra da Tijuca. Atua como docente de terceiro grau desde 1989. Desde 1998 ministra palestras e aulas no Brasil e exterior, em cursos de pós-graduação e especialização nas academias e instituições. Diversos artigos publicados.

 

Renata Fonkert

Psicóloga, com especialização em Psicologia Clínica, Terapia de Família e de Casal. Psicóloga do Ministério da Saúde, atuando também em consultório particular. Mediadora de conflitos com formação e especialização em Mediação Familiar pela Fundación Interfas, Buenos Aires, e pelo Tribunal de Justiça do RJ. Integra a Câmara de Mediação do MEDIARE, sua equipe docente e é coordenadora do Setor Família e Sucessões. Integra ainda, os Setores de Empresas Familiares, Práticas Colaborativas e Docência. Mediadora Sênior pelo TJRJ, integrante da Comissão de Mediação da OAB/RJ e de sua Câmara de Mediação. Supervisiona a prática real em mediação de conflitos de alunos em formação pelo MEDIARE nos CEJUSCs do Centro e da Barra da Tijuca e na Coordenação de Mediação da Defensoria Pública. Capacitada em Práticas Colaborativas no Direito de Família pelo IACP. Desenvolve estudos e trabalhos nessa área integrando equipes interdisciplinares como profissional de Saúde. Capacitada em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo Interfaci, Houston Galveston Institute e Taos Institute. Autora e Coautora de artigos nessas temáticas. Compõe a equipe de formação do Blog Mediando Por Aí.

 

Samantha Pelajo

http://lattes.cnpq.br/4800744002765511

Advogada com formação em práticas colaborativas; Mediadora formada pelo MEDIARE e certificada pelo ICFML (avançado) e pelo TJRJ (sênior); doutoranda pelo PPGDIN/UFF; mestre pelo PPGSD/UFF e pelo IUKB; conselheira efetiva da OABRJ, cofundadora e presidente de suas Comissão e Câmara de Mediação; conselheira consultiva da Comissão de Mediação da OABCF; professora do Departamento de Direito da PUC-Rio, cofundadora e coordenadora de seu Grupo Interdisciplinar de Mediação de Conflitos; vice presidente do Instituto MEDIARE e cocoordenadora de seu setor Famílias e Sucessões; docente e supervisora do MEDIARE; coautora de diversos livros; coordenadora e coautora dos livros “Mediação no Novo Código de Processo Civil” e “Mediação de Conflitos: para iniciantes, praticantes e docentes”.

 

Vânia Izzo de Abreu

Psicóloga, com especialização em psicologia clínica e jurídica pelo CRP/RJ. Terapeuta de Família e Casal. Mediadora com formação pelo MEDIARE. Integra sua Câmara de Mediação, sua equipe docente e a Coord. Adjunta dos Setores de Mediação Comunitária e Escolar. Integra, ainda, os Setores de Práticas Colaborativas, Docência e o Setor Família e Sucessões. Mediadora Sênior pelo TJRJ, integrante da Comissão de Mediação da OAB/RJ e de sua Câmara de Mediação e da FGV/RJ Projetos. Supervisiona a prática real em mediação de conflitos de alunos em formação pelo MEDIARE nos CEJUSCs do Centro e da Barra da Tijuca (casos advindos dos JECrins, Varas de Família, Cível, Empresarial e Pré-Processuais) e na Coord. de Mediação da D. Pública do Est. do RJ. Leciona sobre o tema da Mediação de Conflitos e Facilitação de Diálogos em cursos do MEDIARE, da OABRJ, PUCRJ, MP e DP do Estado do RJ. Capacitada em Práticas Colaborativas no Direito de Família pelo IACP. Desenvolve estudos e trabalhos nessa área integrando equipes interdisciplinares como profissional de Saúde. Realiza mediações privadas. Palestrante em eventos na área de Mediação de Conflitos e Facilitação de Diálogo. Autora e Coautora de artigos nessas temáticas. Compõe a equipe de formação do Blog Mediando Por Aí.

Parceiros: