A Mediação

A Mediação vem apresentando-se como recurso primeiro para resolução de conflitos nas situações que envolvam relações continuadas no tempo e a necessidade de negociar diferentes interesses com base no consenso. É processo confidencial e voluntário no qual a responsabilidade pela construção das decisões cabe aos envolvidos. Diferentemente da Arbitragem e da Resolução Judicial – situações que transferem a decisão a um terceiro – a Mediação mantém o poder decisório com os mediandos.

Os recursos técnicos da Mediação (que são amplamente utilizados na prevenção, negociação e resolução de controvérsias) possibilitam, que relações continuadas no tempo – comerciais, familiares, comunitárias, de trabalho, contratuais – incluam a colaboração e a negociação produtiva das diferenças, mesmo após o término do procedimento.

O mediador é um terceiro imparcial que facilita a comunicação entre as pessoas sem intervir ativamente nas decisões; as partes envolvidas permanecem autoras da solução de seus desacordos o que contribui para a sustentabilidade do consenso. Mediadores atuam com o objetivo de auxiliar na identificação de interesses comuns, complementares e divergentes, assim como na ampliação de alternativas de benefício mútuo para a resolução dos impasses. Suas intervenções contribuem para a transformação positiva das relações, possibilitando reduzir ou dirimir o conflito e construir acordos sustentáveis no tempo.

Dentre os principais benefícios da Mediação, destacam-se: celeridade e eficácia de resultados; redução do desgaste emocional e do custo financeiro; garantia de privacidade e sigilo; redução da duração e da reincidência de litígios; melhoria da comunicação e da convivência.

Sua aplicabilidade abrange todo e qualquer contexto de convivência capaz de produzir desavenças: impasses políticos e étnicos (nacionais e internacionais); questões ambientais, trabalhistas e comerciais (locais ou dos mercados comuns); empresas, famílias, comunidades e instituições. Isto é, todas as relações podem beneficiar-se da Mediação.

 

Parceiros: