O MEDIARE

Apresentação

Mediação de Conflitos, Facilitação de Diálogos, Construção de Consenso e Processos Decisórios

Nossa especialidade é a prática e o ensino de processos de diálogo. A administração, prevenção, avaliação, gestão de conflitos e a docência pautadas em métodos não adversariais e na construção de soluções customizadas baseadas no consenso e no benefício mútuo são nossa expertise. O Sistema MEDIARE congrega um quadro multidisciplinar de especialistas em resolução de controvérsias, dedicados a diferentes temas, envolvendo pessoas físicas e jurídicas, nos cenários privado, público e social.

Missão

Atuar na condução de diálogos, processos decisórios e métodos não adversariais de resolução de controvérsias com expertise técnica, ética e diligência, atendendo pessoas e organizações, no âmbito privado, público e social.

Visão

Ser reconhecida, ao longo do tempo, como uma organização de excelência na condução de processos dialógicos e consensuais de gestão de controvérsias e na docência desses processos, apta a atuar em diferentes temas, com um quadro multidisciplinar de especialistas de indiscutível competência, qualificados pela própria organização, comprometidos com a educação continuada e dedicados a avaliar e customizar soluções, assim como identificar e implementar o método de diálogo adequado a cada situação.

Valores

Após alguns anos de existência, fizemos um levantamento entre nossos alunos, professores e parceiros de atuação sobre os valores que identificavam serem praticados pelo MEDIARE – na prestação de serviços, na docência e na convivência. Qualidade, responsabilidade, presteza, diálogo, compromisso, comprometimento, benefício mútuo, escuta, interação ética e cuidado com o outro foram valores mencionados, sem primazia e com entusiasmo.

 

A Instituição

Prevenção, Avaliação, Gestão e Resolução de Controvérsias

Fundada em 1997 é organização pioneira na capacitação de mediadores, o que possibilitou a formação de uma equipe multidisciplinar para atuação em diversas áreas. Possui um quadro de mediadores e de especialistas oriundo de distintos segmentos profissionais e atuantes em diferentes naturezas de conflito e de processos decisórios.

A experiência com a prática da Mediação e a dedicação ao estudo e à pesquisa de métodos baseados em diálogo e processos decisórios pautados no consenso, possibilitaram a ampliação do leque de recursos oferecidos. O MEDIARE utiliza hoje o Sistema Multiportas de métodos não adversariais de solução de controvérsias e de processos de diálogo que, além da Mediação, inclui a Facilitação de Diálogos, a Consultoria Técnica Avaliativa, a Construção de Consenso, a Assessoria em Situações de Negociação e Processos de Diálogos desenhados caso a caso.

É um centro de referência na área da resolução de controvérsias e da docência de instrumentos pautados no diálogo, integrando redes de instituições – nacionais e internacionais – de Mediação e de outros Instrumentos de resolução de disputas, com elas estabelecendo parcerias e intercâmbio.

Compõe o quadro de fundadores do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem – CONIMA, tendo participado da elaboração do seu Código de Ética e do Regulamento Modelo para o exercício da Mediação no Brasil.

Realiza palestras, seminários, cursos, workshops, consultorias, supervisões e treinamentos na área de resolução de disputas, em contextos de natureza privada e social, em diferentes temas e em distintos estados do Brasil. Seu quadro de mediadores atua nos setores: Cível, Comunidades, Docência, Empresarial, Escolar, Empresas Familiares, Família e Sucessões, Práticas Colaborativas, Políticas Públicas, Propriedade Intelectual, Socioambiental e Tecnologia da Informação.

Convênios de Cooperação com Instituições Públicas e Organizações não governamentais, possibilitados pela atuação do Banco de Horas (prestação voluntária de serviços do seu painel de especialistas), viabilizam o atendimento social, expressão de seu exercício empresarial consciente e socialmente responsável.

 

Diretora Presidente e Fundadora – Tania Almeida

http://lattes.cnpq.br/2031266502707890

Mestre em Mediação de Conflitos. Médica. Pós graduada em Neuropsiquiatria, Sociologia e Gestão Empresarial. Consultora do Setor de Mediação de Conflitos do Banco Mundial para a América Latina. Cursos de extensão em Mediação: Empresarial, Familiar, Comunitária, Socioambiental, Escolar, de Políticas Públicas, Penal e Dispute Boards; Mediação Transformativa, Práticas Colaborativas e Práticas Restaurativas. Participante do Painel de Mediadores do CAM-CCBC, CIESP/FIESP, FGV, CAMARB e CBMA. Integrante da Comissão de Mediação da OAB-RJ. Mediadora Judicial Sênior do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJRJ. Autora do livro Caixa de Ferramentas em Mediação – aportes práticos e teóricos. Cocoordenadora do Livro Mediação de Conflitos: Para Iniciantes, Praticantes e Docentes.